Buscar

Cap 23 - Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Capital - Fichamento Capítulo XXIII
Aluno: Alisson Rampazo Amadeu RA: 106804
O capítulo trata da influência exercida pelo capital sobre a classe trabalhadora, sua composição e sua modificação conforme o processo de acumulação. O capital é composto em duas partes, Composição-Valor/Variável que é a força de trabalho, soma global dos salários e a Composição Técnica do Capital podendo ser resumido a meios de produção e insumos. Além dessas há também a composição orgânica cujo pode ser expressa por cujo quando consideramos que a CO não se altera a condição será favorável ao trabalhador.
“O crescimento do capital implica crescimento de sua parcela variável ou convertida em força de trabalho. Uma parcela da mais-valia transformada em capital adicional precisa ser sempre retransformada em capital variável ou fundo adicional de trabalho(...) A acumulação do capital é, portanto, multiplicação do proletariado”
A valorização do capital depende da produção de produtos que contenham uma parcela do valor que pouco custa ao dono dos MP e que é realizada pela venda de mercadorias. A diminuição do capital torna excessivo o preço da FT explorável. Toda essa relação pode ser resumida como o trabalho não pago que é transformado em capital e o trabalho necessário para a produção transformado em capital adicional.
O aumento do MP implica na redução da massa da FT já que esse aumento leva a uma maior produtividade, com novas tecnologias, esse aumento também acarreta a um menor preço dos produtos devido ao maior volume produzido.
O W condiciona o T n pago. O aumento de W se dá pelo aumento contínuo da acumulação e a velocidade desse crescimento.
Esquema do ciclo de acumulação do capital:
D: Dinheiro; M: Mercadoria; P: Produção; D’: Dinheiro Valorizado; M’: Capital/Mercadoria
Sistema de crédito: “Com a produção capitalista, constitui-se uma potência inteiramente nova, o sistema de crédito, que em seus primórdios, se insinua furtivamente como modelo auxiliar da acumulação, levando por fios invisíveis recursos monetários, dispersos em massas maiores ou menores pela superfície da sociedade, às mãos de capitalistas individuais ou associados, mas logo se torna uma nova e temível arma na luta da concorrência e finalmente se transforma em enorme mecanismo social para acentralização dos capitais” (Página 196) 
Centralização: A centralização acentua os efeitos da acumulação e os acelera, e acarretam a diminuição da demanda de trabalho relativa. Um capitalista com uma maior acumulação “engole” os outros menores capitalistas.
Exército industrial de reserva: Uma vez que a população trabalhadora é excedente, produto do desenvolvimento do capitalismo, ela serve como alavanca para a acumulação capitalista e para sua existência. Sendo essa mesma chamada de exército industrial de reserva.
Tal exército ajuda a manter o nível de salários baixos já que caso os trabalhadores cujo estão empregados optem por uma melhor condição ou remuneração eles podem ser facilmente trocados por outros operários cujo estão desempregados, mantendo ou diminuindo a qualidade de vida dos trabalhadores.
“ Toda a forma de movimento da indústria moderna decorre, portanto, da constante transformação de parte da população trabalhadora em braços desempregados ou semi-desempregados” (Página 201)

Continue navegando