Buscar

6 - Níveis de Estratégia

Prévia do material em texto

Níveis de Estratégia: Corporativo e Competitivo
A análise SWOT consiste em identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, de seu ambiente operacional, de seu público interno, de suas capacidades e competências e as oportunidades e ameaças do ambiente externo e variáveis incontroláveis ambientais
· Pontos fortes: fomentam vantagens estruturais competitivas de uma empresa, como a qualidade de seus colaboradores internos.
· Pontos fracos: As deficiências são estruturais e identificadas em relação às empresas concorrentes. A falta de uma infraestrutura adequada pode ser alterada a partir de ações de investimentos de curto, médio e longo prazo. Oportunidades: referem-se às forças ambientais externas e incontroláveis que favorecem as ações de uma empresa. Ameaças: podem comprometer a vantagem competitiva da empresa, pois re- presentam obstáculos se não forem reconhecidas em tempo hábil.
· Oportunidades: Referem-se às forças ambientais externas e incontroláveis que favorecem as ações de uma empresa. Ameaças: podem comprometer a vantagem competitiva da empresa, pois re- presentam obstáculos se não forem reconhecidas em tempo hábil.
· Ameaças: Podem comprometer a vantagem competitiva da empresa, pois representam obstáculos se não forem reconhecidas em tempo hábil.
Portanto, compreender os conceitos de visão, a missão e o propósito nas organizações é fundamental para o planejamento estratégico.
· Visão: é a imagem viva de um futuro ambicioso e desejável, relacionado com a máxima satisfação dos clientes internos e externos.
· Missão: orienta e delimita a ação da empresa, definindo aquilo a que ela se propõe. Exprime a razão de sua existência. É a sua identidade, razão de ser da organização. Missão engloba o negócio em que a organização atua e abrange a contribuição que pretende dar à comunidade e aos outros stakeholders envolvidos no processo: acionistas, clientes, colaboradores.
· Propósitos: levam as organizações além do simples lucro. É a manifestação da expectativa e do desejo do empresário para a sua organização. Não são os objetivos. São parte da vida pessoal do dono da empresa. Os objetivos estão ligados diretamente ao produto, têm origem no diagnóstico estratégico (ameaças, oportunidades, fraquezas e forças). 
Fases da construção estratégia
1. Análise externa.
2. Estabelecimento de missão e de visão.
3. Formulação de estratégia.
4. Implementação de estratégia.
5. Controle estratégico.
6. Análise Interna.
Representação de um quadro a seguir que mostra as alternativas que os gestores podem adotar no processo de desenvolvimento de estratégias no nível corporativo.
	Concentração
	A corporação foca seus esforços e recursos em um negócio ou em um grupo mínimo de negócios.
	Diversificação concêntrica
	A corporação decide diversificar com produtos relacionados aos produtos já existentes, adotando métodos de marketing e professores de produção similares.
	Diversificação conglomerada
	A corporação diversifica por meio de produtos não relacionados aos produtos atuais da corporação.
	Integração para trás
	Decisões de comprar um ou mais de seus fornecedores, passando a competir com os mesmos.
	Integração para frente
	Decisão de comprar empresas que são seus clientes.
	Joint venture
	Duas ou mais empresas juntam seu patrimônio para criar uma companhia em um novo negócio.
	Desinvestimento
	Uma companhia vende ou partilha de várias formas uma determinada unidade de negócios.
	Reestruturação
	Estratégia de caráter defensivo, usada em uma ou mais unidades de negócio que necessitam de melhorias imediatas. Também conhecida no jargão corporativo por turnaround.
	Recuperação judicial
	Suspensão temporária das obrigações com os credores. Usada por empresas saudáveis tanto quanto pelas que necessitam se reorganizar para conseguir ingestão de capital adicional.
	Liquidação
	A companhia vende os seus ativos e sai do negócio.
Compreensão dos negócios e a cadeia de valor nas empresas considerando os ensinamentos de Porter.

Continue navegando