Buscar

Gestão Empresarial e Desenvolvimento Sustentável AVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil,o Projeto Socioambiental ReTornar atua desde 2011 vem transformando para os resíduos automotivos em novos produtos e mudando a vida de costureiras que fazem parte dessa iniciativa. Esse projeto usa a sustentabilidade e o empoderamento feminino para mudar o conceito de lixo na natureza, realizando o reaproveitamento em ciclos inteligentes e naturais.
Diversos resíduos produzidos pela Toyota do Brasil, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, são doados como matéria-prima para equipes de costureiras das cidades de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e de Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor - ASCA), para produção de roupinhas para pet, capas para notebook, mochilas, dentre outros produtos. Com isso é gerado trabalho e renda para diversas famílias, além de toda ajuda socioambiental, que segundo dados fornecidos pela Toyota, já foram reutilizados cerca de 17,5 toneladas de resíduos e impactou mais de 1500 pessoas diretamente.
Os principais pilares e impactos positivos do projeto visam a economia circular, utilizando resíduos como novas matérias-primas; o gerenciamento de resíduos, dando um destino inteligente dos resíduos para reuso; empoderamento feminino, gerando trabalho, renda para grupos comunitários de mulheres; ecologia industrial, participação direta de fornecedores Toyota no projeto para aumentar e compartilhar o impacto positivo; consumo consciente, onde os produtos são reinventados a partir dos resíduos e são feitos com mão de obra social.
Referência
PROJETO RETORNAR. Projeto ReTornar. Página inicial. Disponível em: <https://www.projetoretornar.com.br/index.html>. Acesso em: 05 de set. de 2023.

Outros materiais