Buscar

Prova entomologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS / INSTITUTO DE BIOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
DISCIPLINA DE Parasitologia / MEDICINA (Artrópodes de Importância Médica)
Nome: Lauren Ferreira Coelho Pereira Data: 28/09/2022
01) Quanto aos carrapatos marque V (verdadeiro) ou F (falso):
(V) Ciclo biológico pode ocorrer em três hospedeiro, onde realizam a hematofagia e após caem ao solo para fazer a muda. 
(V) São importantes veiculadores de patógenos, entre os quais, Rickettsia rickettsii, agente da febre maculosa.
(F) As fêmeas colocam os ovos sobre o hospedeiros causando graves alergias. 
(F) Amblyomma, carrapato que tem geotropismo negativo, atingem muros e pode ser encontrado dentro das residências.
(V) Hematofagia e a transmissão transovariana, favorecem a dispersão de patógenos pelos carrapatos.	
02) Dípteros, cujas larvas são biontófagas e causam miíase furunculosa e cutânea, respectivamente.
(F) Lucilia sericata; Chrysomya megacephala
(F) Aedes aegypti; Stomoxys calcitrans
(V) Dermatobia hominis; Coclhiomyia hominivorax
(F) Musca domestica; Oestrus ovis
(F) Lucilia sericata; Oestrus ovis
03)Relacione as colunas:
A Demodex folliculorum		(B)Fêmeas em túneis na epiderme 					 (A) Normalmente assintomática			 
B Sarcoptes scabiei (B) Diagnóstico raspado profundo da lesão
(A) Associado ao cravo cutâneo
 (A) Altamente contagiosa, dissemina em locais coletivos 
			 (A) Corpo vermiforme, adulto com 4 pares de pernas
			 (B) Localiza-se principalmente no rosto 	
			 (B) Áreas mais úmidas do corpo onde encontram-se ácaros
			 (B) Corpo globoso, com presença de espinhos
			 (B)Prurido intenso, lesões eritematosas, formação de crosta
04)Quais as consequenciais das infestações por carrapatos à saúde humana? 
O carrapato pode provocar doenças que levam a esplenomegalia, hepatomegalia, linfonodomegalia e até problemas neurológicos como fraqueza e paralisia dos membros. A doença do carrapato em humanos pode se apresentar de duas formas: erliquiose (bactéria) e babesiose (protozoário)
05)Esquematize o ciclo biológico de Dermatobia hominis e qual a estratégia utilizada das fêmeas para infectar o hospedeiro?
Possui duas fases: parasitária (larvas no animal) e a fase de vida livre (mosca adulta e pupa).
As fêmeas, se fecundadas ficam em lugares protegidos, onde também se abrigam vários insetos hematófagos, depois da fecundação capturam insetos (principalmente hematófagos) para transportarem seus ovos.
Parasitismo -> LARVA (sai do ovo e penetra no animal, fica por até 31 dias) -> Fêmea vetora (ovipõe) sobre o animal -> A larva abandona o animal a noite/madrugada -> Pulpa se desenvolve o solo, de 32 a 41 dias) -> mosca vira adulta de 3 a 6 dias -> mosca adulta cúpula de 2 a 3 dias nas moscas hospedeiras).
06) Sabe-se que as pulgas (Siphonaptera) ainda são consideradas um problema em determinadas regiões, especialmente naquelas com carência de saneamento e presença de animais domésticos não tratados. Pergunta-se: 
a) Duas dicas importantes no combate a estes ectoparasitos? O tratamento preventivo é o melhor jeito de combater estes parasitas, uma maneira é remédios que previnem que os animais não desenvolvam estes ectoparasitos, e outra, é cuidar do local onde ele se insere (cuidar sair para rua e contato com outros animais infectados). Caso aconteça, uma outra forma de combater a disseminação desses parasitas, é utilizar shampoos e medicamentos nos animais acometidos.
b) O nome da principal moléstia transmitida por uma espécie de pulga, doença pandêmica que foi responsável por milhões de óbitos no passado? Peste bubônica e peste negra.
c) Qual a espécie (nome científico) de pulga pode ocasionar uma infecção dérmica mais duradoura, a partir da penetração das fêmeas através da pele, adquiridas, principalmente, em locais não pavimentados? Tunga penetrans, popularmente conhecido como “bicho de pé”.
07) Um estudo conduzido na UNESP, concluiu que a infestação por piolhos prejudica o aprendizado e afeta a autoestima das crianças em idade escolar. A partir da importância desta afecção (pediculose), assinale V ou F.
(F) As infestações são provocadas apenas pelos insetos fêmeas, as quais são hematófagas.
(F) A utilização de pente fino mostra-se de pouca importância, sendo plenamente ineficaz.
(V) Os piolhos, sobretudo os do corpo (Pediculus humanus corporis), podem transmitir, por exemplo, a Febre das Trincheiras.
(V) Tratam-se de ectoparasitos de ciclo hemimetábolo, passando pelos estágios de ovo, ninfa e adulto.
(F) O piolho da cabeça, trata-se da mesma espécie que acomete a região pubiana. O piolho da cabeça (pediculus humanus capitis) acomete o couro cabeludo, o “muquirana” (Pediculus Humanus corporis) o corpo, e o piolho “chato” (phthirus púbis) acomete a região pubiana.
08) Assinale a resposta correta. Díptero cuja superpopulação em áreas urbanas deve-se a alta disponibilidade de água estagnada rica em matéria orgânica, como, por exemplo, em esgotos a céu aberto, e seus ovos são depositados aglutinados, formando uma pequena jangada sobre coleções de água.
a) Culex quinquefasciatus
b) Anopheles darlingi
c) Aedes albopictus
d) Lutzomyia longipalpis
e) Aedes aegypti
09) Sabe-se que a espécie Aedes aegypti é vetora de viroses relevantes em saúde pública, como dengue e chikungunya. Em 2015, a transmissão do Zika vírus por A. aegypti e a possibilidade deste agente ocasionar microcefalia em fetos, elevou sobremaneira a importância do controle deste vetor. Já em 2022, o número de casos de dengue, no Brasil, aumentou em mais de 180%! A partir de seus conhecimentos em parasitologia, responda:
a) Como se dá o ciclo biológico deste inseto? 
O Aedes aegypti passa por quatro fases até chegar a forma de mosquito: ovo (4 dias), larva (21 dias), pupa (5 dias) e forma adulta (de 20 a 35 dias). Os mosquitos fêmeas são hematófogas e depositam seus ovos em recipientes com água (parada e preferencialmente limpa), em temperaturas mais quentes a reprodução do mosquito é intensificada.
b) Quis são as principais medidas que os indivíduos podem adotar para evitar/combater a presença deste díptero nematócero no ambiente urbano? 
Não deixar agua parada de jeito algum, deixar recipientes propícios fechados ou sem espaço para água (lixeiras, pratinhos de plantas, garrafas e etc)
c) Em qual período (diurno ou noturno) ocorre, preferencialmente, a hematofagia deste mosquito? Período diurno/de manhã.
10) Você, como estudante de medicina, é convidada(o) a falar com as crianças e pais de uma escola de ensino fundamental sobre pediculose, mosquitos e pulgas. Para ampliar os conhecimentos e o envolvimento da comunidade, escreva abaixo uma atividade educativa que você solicitaria aos alunos e pais para que eles ampliem seus conhecimentos sobre os temas abordados. Dicas: a atividade pode ser relativa a um tema específico ou a vários artrópodes; o trabalho pode ser individual ou em grupo; a atividade pode ser desenvolvida no local da palestra ou em casa.
Na palestra, falaria sobre modos de prevenção da pediculose (não compartilhar acessórios de cabelo, toalhas, e outros objetos de uso pessoal), mosquitos (usar repelentes, não deixar água parada) e pulgas (tratamento para prevenção de pulga nos animais). E após passaria um trabalho em grupo, pedindo que façam posts e cartazes informativos sobre os parasitas, contando o local que eles gostam de ficar, prevenção, tratamento e como eles se reproduzem.
Assim, além de eles aprenderem, também é uma forma de divulgar as doenças causadas por esses parasitas, evitando a disseminação deles.

Continue navegando