Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia Clínica AOL2

User badge image
SCAV

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os cocos Gram-positivos, conhecidos como CGP, estão disseminados na natureza e podem ser isolados do ambiente como habitantes comensais da pele, das mucosas e de outras partes do corpo de seres humanos e animais, o que dificulta, em parte, a interpretação e o isolamento de amostras de pacientes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-positivos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Streptococcus spp.. 2) Enterococcus spp.. 3) Staphylococcus spp.. 4) MRSA. 5) VRE. ( ) Sigla utilizada para cepas de Staphylococcus resistente à meticilina. ( ) Cocos Gram positivos agrupados em “cachos”, catalase-positivos. ( ) Sigla utilizada para cepas de Enterococos resistente à vancomicina. ( ) Coco Gram-positivo, catalase-negativo, podendo ser β, α ou γ-hemolítico. ( ) Patógenos oportunistas, normalmente possuem antígeno D de Lancefield. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 3, 2, 5.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 3, 1, 5, 2, 4.
4. 4, 2, 1, 5, 3.
5. Correta: 4, 3, 5, 1, 2.

Staphylococcus aureus é um patógeno oportunista que normalmente coloniza o nariz e a pele, mas também é uma das principais causas de infecções da corrente sanguínea com risco de vida, como sepse e endocardite.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os estafilococos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Foliculite, impetigo, celulite e meningite são doenças causadas por Staphylococcus aureus. II. ( ) Staphylococcus aureus é um bacilo Gram-negativo, responsável por causar infecções com formação de pus. III. ( ) Staphylococcus aureus resistente ao antibiótico vancomicina e é popularmente denominado pela sigla MRSA. IV. ( ) É uma bactéria coagulase-positiva, produtora de toxinas que causam síndromes toxigênicas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, V, V.
2. Correta: V, F, F, V.
3. V, V, F, F.
4. F, F, F, V.
5. F, V, V, F.

Os testes automatizados são frequentes, dentro dos laboratórios de microbiologia. Os testes de sensibilidade podem ser realizados manualmente ou de forma automatizada, que irão fornecer resultados qualitativos (sensível ou resistente) ou quantitativos (quando conseguem detectar o valor da concentração inibitória mínima).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testes de sensibilidade aos antimicrobianos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Concentração inibitória mínima se refere ao menor valor do agente antimicrobiano capaz de inibir o crescimento da bactéria. II. ( ) O teste de difusão em discos consiste em preparar placa com ágar contendo antimicrobiano e depositar discos embebidos com solução bacteriana. III. ( ) No E-teste, uma fita contendo concentrações crescente do antimicrobiano é depositada sob uma placa inoculada com a bactéria. IV. ( ) O método de microdiluição em caldo é o teste recomendado, quando se deseja um resultado qualitativo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, F, V.
2. V, V, F, F.
3. F, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. Correta: V, F, V, F.

Em um laboratório de microbiologia, a manipulação dos microrganismos deve ser realizada cuidadosamente, sempre levando em consideração o risco que este oferece ao homem, ao meio ambiente e à comunidade. Os cuidados necessários incluem a manipulação dentro de cabines de contenção, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como a adequação do local o qual se vai trabalhar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os níveis de biossegurança, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 2) Nível de segurança NB-1. 1) Nível de segurança NB-2. 3) Nível de segurança NB-3. 4) Nível de segurança NB-4. ( ) Mycobacterium tuberculosis ( ) Lactobacillus (microrganismos não patogênicos) ( ) Staphylococcus aureus ( ) Agentes altamente infecciosos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 3, 4.
2. 2, 1, 4, 3.
3. Correta: 3, 1, 2, 4.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “As provas bioquímicas estão fundamentadas, principalmente: a) na pesquisa de enzimas estruturais, importantes no metabolismo do microrganismo (fenilalanina desaminase, catalase, descarboxilases, citocromo C oxidase); b) na pesquisa de produtos metabólicos e catabólicos (acetoína, indol, ácidos orgânicos); c) na sensibilidade a diferentes compostos (bacitracina, optoquina, novobiocina).” Fonte: TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. p. 123.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre provas bioquímicas, analise as afirmativas a seguir: I. O meio de cultura preparado com ágar sangue permite a visualização dos diferentes tipos de hemólise. II. A prova da coagulase é utilizada para a diferenciação de estafilococos e enterococos, onde Staphylococcus aureus é coagulase-negativo. III. A prova VP é realizada em tubos de cultura, utilizando um reativo que modifica a cor do meio devido à alteração de pH. IV. Na prova da catalase, deposita-se uma gota de H2O2 sob a amostra na lâmina e é observada a formação ou não de bolhas. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III.
2. Correta: I e IV.
3. II e IV.
4. III e IV.
5. II e III.

Na identificação de enterobactérias, o primeiro passo a ser realizado é o Gram das colônias isoladas, seguido de teste da oxidase e fermentação da glicose. Depois, são realizados testes bioquímicos para identificação da espécie. O meio TSI (Triplo açúcar ferro) contém glicose, lactose e sacarose e é utilizado para determinar a habilidade de um microrganismo em utilizar estes açucares.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre identificação bioquímica de enterobactérias, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Tubo com o fundo amarelo e com a superfície do meio vermelha. 2) Tubo com o fundo e superfície amarelos. 3) Presença de rachaduras visíveis no meio de cultura. 4) Enegrecimento do meio. 5) Tubo sem alterações de cor do meio. ( ) Microrganismos não fermentadores de glicose. ( ) Microrganismos que produzem H2S. ( ) Microrganismos que produzem gás. ( ) Microrganismos que fermentam glicose + lactose e/ou sacarose. ( ) Microrganismos que só fermentam glicose (lactose e sacarose negativas). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4, 5.
2. 5, 1, 3, 2, 4.
3. 4, 5, 3, 1, 2.
4. 4, 2, 3, 5, 1.
5. Correta: 5, 4, 3, 2, 1.

A microbiologia tem sofrido crescentes avanços, incluindo os que envolvem novas ferramentas para diagnóstico molecular ou sistemas automatizados para identificação de microrganismos e determinação do seu perfil de susceptibilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre automação em microbiologia, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) MALDI-TOF. 2) Phoenix. 3) Bactec MGIT. 4) Gene Xpert. ( ) Instrumento para diagnóstico in vitro, utilizado para a detecção rápida de micobactérias em amostras clínicas por meio da utilização, pelos microrganismos, de oxigênio e nutrientes presentes nos tubos. ( ) Metodologia que consiste em depositar a amostra em uma placa com matriz, irradiando com laser e vaporizando as moléculas que são ionizadas e, em um tubo, são levadas a detectores que registram os tempos de voo. ( ) Sistema baseado na utilização e degradação de substratos específicos pelos microrganismos, que consiste em um teste de microdiluição em caldo, utilizando painéis com agentes antimicrobianos em quantidades distintas. ( ) Teste molecular para a detecção de Mycobacterium tuberculosis e identificação de isolados clínicos sensíveis e resistentes à rifampicina, por meio de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Correta: 3, 1, 2, 4.
2. 3, 2, 1, 4.
3. 4, 2, 3, 1.
4. 1, 3, 2, 4.
5. 4, 3, 1, 2.

Leia o trecho a seguir: “A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a identificação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente destes. Tal análise será orientada por vários critérios que dizem respeito não só ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.” Fonte: BRASIL.Classificação de risco dos agentes biológicos. 1ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biossegurança e a montagem de um laboratório de microbiologia, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Classe de risco I. 2) Classe de risco II. 3) Classe de risco III. 4) Classe de risco IV. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e elevado risco para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem baixo risco individual e baixo risco para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e risco limitado para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem risco individual moderado e risco limitado para a comunidade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 3, 4.
2. 3, 4, 1, 2.
3. 2, 1, 4, 3.
4. Correta: 4, 1, 3, 2.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram no mundo, aproximadamente, 1,2 milhões de casos e 135 mil mortes por meningite a cada ano. Dentre todas as meningites infecciosas, de relevância para a saúde pública, estão as bacterianas causadas pela N. meningitidis (meningococo), S. pneumoniae (pneumococo) e H. influenzae.” Fonte: Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação Em Saúde – SEVIR. Boletim Epidemiológico. Ceará, Londres, n. 1, p. 2, 5, jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-negativos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Gênero Neisseria. 2) Neisseria meningitidis. 3) Neisseria gonorrhoeae. 4) Haemophilus influenzae. ( ) Conhecida como meningococo, é transmitida por via aérea causando doença meningogócica. ( ) Conhecida como gonococo, é uma espécie exclusivamente patogênica, transmitida via sexual ou pelo parto. ( ) A maioria delas se apresenta como diplococos Gram-negativos com formato de “feijão”. ( ) Gram-negativo, podendo ser capsulado ou não e que requer hemina e nicotinamida adenina dinocleotídeo para crescer. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 4, 2, 3, 1.
2. 4, 3, 1, 2.
3. Correta: 2, 3, 1, 4.
4. 1, 4, 3, 2.
5. 3, 2, 1, 4.

Sabemos que os microrganismos realizam diferentes atividades bioquímicas, catalisadas por enzimas. Nesse sentido, foram desenvolvidas provas em que é possível demonstrar algumas dessas atividades bioquímicas, observando a capacidade de o agente usar enzimas para degradar moléculas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre enterobactérias, podemos afirmar que as provas bioquímicas para Escherichia coli indicam:
1. H2S(-), indol(+), citrato(-), motilidade(+) e lisina(+).
2. H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(-).
3. H2S(+), indol(-), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+).
4. H2S(+), indol(+), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+).
5. H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(+).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os cocos Gram-positivos, conhecidos como CGP, estão disseminados na natureza e podem ser isolados do ambiente como habitantes comensais da pele, das mucosas e de outras partes do corpo de seres humanos e animais, o que dificulta, em parte, a interpretação e o isolamento de amostras de pacientes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-positivos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Streptococcus spp.. 2) Enterococcus spp.. 3) Staphylococcus spp.. 4) MRSA. 5) VRE. ( ) Sigla utilizada para cepas de Staphylococcus resistente à meticilina. ( ) Cocos Gram positivos agrupados em “cachos”, catalase-positivos. ( ) Sigla utilizada para cepas de Enterococos resistente à vancomicina. ( ) Coco Gram-positivo, catalase-negativo, podendo ser β, α ou γ-hemolítico. ( ) Patógenos oportunistas, normalmente possuem antígeno D de Lancefield. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 1, 4, 3, 2, 5.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 3, 1, 5, 2, 4.
4. 4, 2, 1, 5, 3.
5. Correta: 4, 3, 5, 1, 2.

Staphylococcus aureus é um patógeno oportunista que normalmente coloniza o nariz e a pele, mas também é uma das principais causas de infecções da corrente sanguínea com risco de vida, como sepse e endocardite.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os estafilococos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Foliculite, impetigo, celulite e meningite são doenças causadas por Staphylococcus aureus. II. ( ) Staphylococcus aureus é um bacilo Gram-negativo, responsável por causar infecções com formação de pus. III. ( ) Staphylococcus aureus resistente ao antibiótico vancomicina e é popularmente denominado pela sigla MRSA. IV. ( ) É uma bactéria coagulase-positiva, produtora de toxinas que causam síndromes toxigênicas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, V, V.
2. Correta: V, F, F, V.
3. V, V, F, F.
4. F, F, F, V.
5. F, V, V, F.

Os testes automatizados são frequentes, dentro dos laboratórios de microbiologia. Os testes de sensibilidade podem ser realizados manualmente ou de forma automatizada, que irão fornecer resultados qualitativos (sensível ou resistente) ou quantitativos (quando conseguem detectar o valor da concentração inibitória mínima).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testes de sensibilidade aos antimicrobianos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Concentração inibitória mínima se refere ao menor valor do agente antimicrobiano capaz de inibir o crescimento da bactéria. II. ( ) O teste de difusão em discos consiste em preparar placa com ágar contendo antimicrobiano e depositar discos embebidos com solução bacteriana. III. ( ) No E-teste, uma fita contendo concentrações crescente do antimicrobiano é depositada sob uma placa inoculada com a bactéria. IV. ( ) O método de microdiluição em caldo é o teste recomendado, quando se deseja um resultado qualitativo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, F, F, V.
2. V, V, F, F.
3. F, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. Correta: V, F, V, F.

Em um laboratório de microbiologia, a manipulação dos microrganismos deve ser realizada cuidadosamente, sempre levando em consideração o risco que este oferece ao homem, ao meio ambiente e à comunidade. Os cuidados necessários incluem a manipulação dentro de cabines de contenção, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como a adequação do local o qual se vai trabalhar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os níveis de biossegurança, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 2) Nível de segurança NB-1. 1) Nível de segurança NB-2. 3) Nível de segurança NB-3. 4) Nível de segurança NB-4. ( ) Mycobacterium tuberculosis ( ) Lactobacillus (microrganismos não patogênicos) ( ) Staphylococcus aureus ( ) Agentes altamente infecciosos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 3, 4.
2. 2, 1, 4, 3.
3. Correta: 3, 1, 2, 4.
4. 3, 4, 1, 2.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “As provas bioquímicas estão fundamentadas, principalmente: a) na pesquisa de enzimas estruturais, importantes no metabolismo do microrganismo (fenilalanina desaminase, catalase, descarboxilases, citocromo C oxidase); b) na pesquisa de produtos metabólicos e catabólicos (acetoína, indol, ácidos orgânicos); c) na sensibilidade a diferentes compostos (bacitracina, optoquina, novobiocina).” Fonte: TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. p. 123.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre provas bioquímicas, analise as afirmativas a seguir: I. O meio de cultura preparado com ágar sangue permite a visualização dos diferentes tipos de hemólise. II. A prova da coagulase é utilizada para a diferenciação de estafilococos e enterococos, onde Staphylococcus aureus é coagulase-negativo. III. A prova VP é realizada em tubos de cultura, utilizando um reativo que modifica a cor do meio devido à alteração de pH. IV. Na prova da catalase, deposita-se uma gota de H2O2 sob a amostra na lâmina e é observada a formação ou não de bolhas. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III.
2. Correta: I e IV.
3. II e IV.
4. III e IV.
5. II e III.

Na identificação de enterobactérias, o primeiro passo a ser realizado é o Gram das colônias isoladas, seguido de teste da oxidase e fermentação da glicose. Depois, são realizados testes bioquímicos para identificação da espécie. O meio TSI (Triplo açúcar ferro) contém glicose, lactose e sacarose e é utilizado para determinar a habilidade de um microrganismo em utilizar estes açucares.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre identificação bioquímica de enterobactérias, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Tubo com o fundo amarelo e com a superfície do meio vermelha. 2) Tubo com o fundo e superfície amarelos. 3) Presença de rachaduras visíveis no meio de cultura. 4) Enegrecimento do meio. 5) Tubo sem alterações de cor do meio. ( ) Microrganismos não fermentadores de glicose. ( ) Microrganismos que produzem H2S. ( ) Microrganismos que produzem gás. ( ) Microrganismos que fermentam glicose + lactose e/ou sacarose. ( ) Microrganismos que só fermentam glicose (lactose e sacarose negativas). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4, 5.
2. 5, 1, 3, 2, 4.
3. 4, 5, 3, 1, 2.
4. 4, 2, 3, 5, 1.
5. Correta: 5, 4, 3, 2, 1.

A microbiologia tem sofrido crescentes avanços, incluindo os que envolvem novas ferramentas para diagnóstico molecular ou sistemas automatizados para identificação de microrganismos e determinação do seu perfil de susceptibilidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre automação em microbiologia, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) MALDI-TOF. 2) Phoenix. 3) Bactec MGIT. 4) Gene Xpert. ( ) Instrumento para diagnóstico in vitro, utilizado para a detecção rápida de micobactérias em amostras clínicas por meio da utilização, pelos microrganismos, de oxigênio e nutrientes presentes nos tubos. ( ) Metodologia que consiste em depositar a amostra em uma placa com matriz, irradiando com laser e vaporizando as moléculas que são ionizadas e, em um tubo, são levadas a detectores que registram os tempos de voo. ( ) Sistema baseado na utilização e degradação de substratos específicos pelos microrganismos, que consiste em um teste de microdiluição em caldo, utilizando painéis com agentes antimicrobianos em quantidades distintas. ( ) Teste molecular para a detecção de Mycobacterium tuberculosis e identificação de isolados clínicos sensíveis e resistentes à rifampicina, por meio de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Correta: 3, 1, 2, 4.
2. 3, 2, 1, 4.
3. 4, 2, 3, 1.
4. 1, 3, 2, 4.
5. 4, 3, 1, 2.

Leia o trecho a seguir: “A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a identificação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente destes. Tal análise será orientada por vários critérios que dizem respeito não só ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.” Fonte: BRASIL.Classificação de risco dos agentes biológicos. 1ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biossegurança e a montagem de um laboratório de microbiologia, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Classe de risco I. 2) Classe de risco II. 3) Classe de risco III. 4) Classe de risco IV. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e elevado risco para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem baixo risco individual e baixo risco para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e risco limitado para a comunidade. ( ) Compreende os microrganismos que oferecem risco individual moderado e risco limitado para a comunidade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 2, 1, 3, 4.
2. 3, 4, 1, 2.
3. 2, 1, 4, 3.
4. Correta: 4, 1, 3, 2.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram no mundo, aproximadamente, 1,2 milhões de casos e 135 mil mortes por meningite a cada ano. Dentre todas as meningites infecciosas, de relevância para a saúde pública, estão as bacterianas causadas pela N. meningitidis (meningococo), S. pneumoniae (pneumococo) e H. influenzae.” Fonte: Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação Em Saúde – SEVIR. Boletim Epidemiológico. Ceará, Londres, n. 1, p. 2, 5, jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-negativos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características: 1) Gênero Neisseria. 2) Neisseria meningitidis. 3) Neisseria gonorrhoeae. 4) Haemophilus influenzae. ( ) Conhecida como meningococo, é transmitida por via aérea causando doença meningogócica. ( ) Conhecida como gonococo, é uma espécie exclusivamente patogênica, transmitida via sexual ou pelo parto. ( ) A maioria delas se apresenta como diplococos Gram-negativos com formato de “feijão”. ( ) Gram-negativo, podendo ser capsulado ou não e que requer hemina e nicotinamida adenina dinocleotídeo para crescer. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 4, 2, 3, 1.
2. 4, 3, 1, 2.
3. Correta: 2, 3, 1, 4.
4. 1, 4, 3, 2.
5. 3, 2, 1, 4.

Sabemos que os microrganismos realizam diferentes atividades bioquímicas, catalisadas por enzimas. Nesse sentido, foram desenvolvidas provas em que é possível demonstrar algumas dessas atividades bioquímicas, observando a capacidade de o agente usar enzimas para degradar moléculas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre enterobactérias, podemos afirmar que as provas bioquímicas para Escherichia coli indicam:
1. H2S(-), indol(+), citrato(-), motilidade(+) e lisina(+).
2. H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(-).
3. H2S(+), indol(-), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+).
4. H2S(+), indol(+), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+).
5. H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(+).

Prévia do material em texto

Módulo B - 183727 . 7 - Microbiologia Clínica - T.20232.B 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
Nota final 
10/10 
1. Pergunta 1 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Os cocos Gram-positivos, conhecidos como CGP, estão disseminados na 
natureza e podem ser isolados do ambiente como habitantes comensais da pele, 
das mucosas e de outras partes do corpo de seres humanos e animais, o que 
dificulta, em parte, a interpretação e o isolamento de amostras de pacientes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-
positivos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas 
características: 
1) Streptococcus spp.. 
2) Enterococcus spp.. 
3) Staphylococcus spp.. 
4) MRSA. 
5) VRE. 
( ) Sigla utilizada para cepas de Staphylococcus resistente à meticilina. 
( ) Cocos Gram positivos agrupados em “cachos”, catalase-positivos. 
( ) Sigla utilizada para cepas de Enterococos resistente à vancomicina. 
( ) Coco Gram-positivo, catalase-negativo, podendo ser β, α ou γ-hemolítico. 
( ) Patógenos oportunistas, normalmente possuem antígeno D de Lancefield. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 3, 2, 5. 
2. 
4, 1, 2, 5, 3. 
3. 
3, 1, 5, 2, 4. 
4. 
4, 2, 1, 5, 3. 
5. 
Correta: 
4, 3, 5, 1, 2. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Staphylococcus aureus é um patógeno oportunista que normalmente coloniza o 
nariz e a pele, mas também é uma das principais causas de infecções da 
corrente sanguínea com risco de vida, como sepse e endocardite. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os estafilococos, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) Foliculite, impetigo, celulite e meningite são doenças causadas por 
Staphylococcus aureus. 
II. ( ) Staphylococcus aureus é um bacilo Gram-negativo, responsável por causar 
infecções com formação de pus. 
III. ( ) Staphylococcus aureus resistente ao antibiótico vancomicina e é 
popularmente denominado pela sigla MRSA. 
IV. ( ) É uma bactéria coagulase-positiva, produtora de toxinas que causam 
síndromes toxigênicas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
Correta: 
V, F, F, V. 
Resposta correta 
3. 
V, V, F, F. 
4. 
F, F, F, V. 
5. 
F, V, V, F. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Os testes automatizados são frequentes, dentro dos laboratórios de 
microbiologia. Os testes de sensibilidade podem ser realizados manualmente ou 
de forma automatizada, que irão fornecer resultados qualitativos (sensível ou 
resistente) ou quantitativos (quando conseguem detectar o valor da 
concentração inibitória mínima). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testes de 
sensibilidade aos antimicrobianos, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Concentração inibitória mínima se refere ao menor valor do agente 
antimicrobiano capaz de inibir o crescimento da bactéria. 
II. ( ) O teste de difusão em discos consiste em preparar placa com ágar contendo 
antimicrobiano e depositar discos embebidos com solução bacteriana. 
III. ( ) No E-teste, uma fita contendo concentrações crescente do antimicrobiano 
é depositada sob uma placa inoculada com a bactéria. 
IV. ( ) O método de microdiluição em caldo é o teste recomendado, quando se 
deseja um resultado qualitativo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, F, V. 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
Correta: 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Em um laboratório de microbiologia, a manipulação dos microrganismos deve 
ser realizada cuidadosamente, sempre levando em consideração o risco que 
este oferece ao homem, ao meio ambiente e à comunidade. Os cuidados 
necessários incluem a manipulação dentro de cabines de contenção, uso de 
equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como a adequação do local 
o qual se vai trabalhar. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os níveis de 
biossegurança, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas 
características: 
2) Nível de segurança NB-1. 
1) Nível de segurança NB-2. 
3) Nível de segurança NB-3. 
4) Nível de segurança NB-4. 
( ) Mycobacterium tuberculosis 
( ) Lactobacillus (microrganismos não patogênicos) 
( ) Staphylococcus aureus 
( ) Agentes altamente infecciosos 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 3, 4. 
2. 
2, 1, 4, 3. 
3. 
Correta: 
3, 1, 2, 4. 
Resposta correta 
4. 
3, 4, 1, 2. 
5. 
1, 3, 4, 2. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“As provas bioquímicas estão fundamentadas, principalmente: a) na pesquisa de 
enzimas estruturais, importantes no metabolismo do microrganismo (fenilalanina 
desaminase, catalase, descarboxilases, citocromo C oxidase); b) na pesquisa de 
produtos metabólicos e catabólicos (acetoína, indol, ácidos orgânicos); c) na 
sensibilidade a diferentes compostos (bacitracina, optoquina, novobiocina).” 
Fonte: TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: 
Atheneu, 2015. p. 123. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre provas 
bioquímicas, analise as afirmativas a seguir: 
I. O meio de cultura preparado com ágar sangue permite a visualização dos 
diferentes tipos de hemólise. 
II. A prova da coagulase é utilizada para a diferenciação de estafilococos e 
enterococos, onde Staphylococcus aureus é coagulase-negativo. 
III. A prova VP é realizada em tubos de cultura, utilizando um reativo que modifica 
a cor do meio devido à alteração de pH. 
IV. Na prova da catalase, deposita-se uma gota de H2O2 sob a amostra na 
lâmina e é observada a formação ou não de bolhas. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
Correta: 
I e IV. 
Resposta correta 
3. 
II e IV. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Na identificação de enterobactérias, o primeiro passo a ser realizado é o Gram 
das colônias isoladas, seguido de teste da oxidase e fermentação da glicose. 
Depois, são realizados testes bioquímicos para identificação da espécie. O meio 
TSI (Triplo açúcar ferro) contém glicose, lactose e sacarose e é utilizado para 
determinar a habilidade de um microrganismo em utilizar estes açucares. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre identificação 
bioquímica de enterobactérias, analise as ferramentas a seguir e as associe a 
suas respectivas características: 
1) Tubo com o fundo amarelo e com a superfície do meio vermelha. 
2) Tubo com o fundo e superfície amarelos. 
3) Presença de rachaduras visíveis no meio de cultura. 
4) Enegrecimento do meio. 
5) Tubo sem alterações de cor do meio. 
( ) Microrganismos não fermentadores de glicose. 
( ) Microrganismos que produzem H2S. 
( ) Microrganismos que produzem gás. 
( ) Microrganismos que fermentam glicose + lactose e/ou sacarose. 
( ) Microrganismos que só fermentam glicose (lactose e sacarose negativas). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 1, 4, 5. 
2. 
5, 1, 3, 2, 4. 
3. 
4, 5, 3, 1, 2. 
4. 
4, 2, 3, 5, 1. 
5. 
Correta: 
5, 4, 3, 2, 1. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
A microbiologia tem sofrido crescentes avanços, incluindo os que envolvem 
novas ferramentas para diagnóstico molecular ou sistemas automatizados para 
identificação de microrganismos e determinação do seu perfil de 
susceptibilidade.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre automação em 
microbiologia, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas 
características: 
1) MALDI-TOF. 
2) Phoenix. 
3) Bactec MGIT. 
4) Gene Xpert. 
( ) Instrumento para diagnóstico in vitro, utilizado para a detecção rápida de 
micobactérias em amostras clínicas por meio da utilização, pelos 
microrganismos, de oxigênio e nutrientes presentes nos tubos. 
( ) Metodologia que consiste em depositar a amostra em uma placa com matriz, 
irradiando com laser e vaporizando as moléculas que são ionizadas e, em um 
tubo, são levadas a detectores que registram os tempos de voo. 
( ) Sistema baseado na utilização e degradação de substratos específicos pelos 
microrganismos, que consiste em um teste de microdiluição em caldo, utilizando 
painéis com agentes antimicrobianos em quantidades distintas. 
( ) Teste molecular para a detecção de Mycobacterium tuberculosis e 
identificação de isolados clínicos sensíveis e resistentes à rifampicina, por meio 
de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correta: 
3, 1, 2, 4. 
Resposta correta 
2. 
3, 2, 1, 4. 
3. 
4, 2, 3, 1. 
4. 
1, 3, 2, 4. 
5. 
4, 3, 1, 2. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
“A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a 
identificação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente 
destes. Tal análise será orientada por vários critérios que dizem respeito não só 
ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao 
próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.” 
Fonte: BRASIL.Classificação de risco dos agentes biológicos. 1ª ed. Brasília: 
Editora do Ministério da Saúde, 2006. p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biossegurança e 
a montagem de um laboratório de microbiologia, analise as ferramentas a seguir 
e as associe a suas respectivas características: 
1) Classe de risco I. 
2) Classe de risco II. 
3) Classe de risco III. 
4) Classe de risco IV. 
( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e 
elevado risco para a comunidade. 
( ) Compreende os microrganismos que oferecem baixo risco individual e baixo 
risco para a comunidade. 
( ) Compreende os microrganismos que oferecem elevado risco individual e risco 
limitado para a comunidade. 
( ) Compreende os microrganismos que oferecem risco individual moderado e 
risco limitado para a comunidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 3, 4. 
2. 
3, 4, 1, 2. 
3. 
2, 1, 4, 3. 
4. 
Correta: 
4, 1, 3, 2. 
Resposta correta 
5. 
1, 3, 4, 2. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 
ocorram no mundo, aproximadamente, 1,2 milhões de casos e 135 mil mortes 
por meningite a cada ano. Dentre todas as meningites infecciosas, de relevância 
para a saúde pública, estão as bacterianas causadas pela N. meningitidis 
(meningococo), S. pneumoniae (pneumococo) e H. influenzae.” 
Fonte: Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação Em Saúde – SEVIR. 
Boletim Epidemiológico. Ceará, Londres, n. 1, p. 2, 5, jul. 2020. Disponível em: 
<https://www.saude.ce.gov.br/wp-
content/uploads/sites/9/2018/06/BOLETIM_MENINGITE_03_07_2020.pdf>. 
Acesso em: 04 fev. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os cocos Gram-
negativos, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas 
características: 
1) Gênero Neisseria. 
2) Neisseria meningitidis. 
3) Neisseria gonorrhoeae. 
4) Haemophilus influenzae. 
( ) Conhecida como meningococo, é transmitida por via aérea causando doença 
meningogócica. 
https://www.saude.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/9/2018/06/BOLETIM_MENINGITE_03_07_2020.pdf
https://www.saude.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/9/2018/06/BOLETIM_MENINGITE_03_07_2020.pdf
( ) Conhecida como gonococo, é uma espécie exclusivamente patogênica, 
transmitida via sexual ou pelo parto. 
( ) A maioria delas se apresenta como diplococos Gram-negativos com formato 
de “feijão”. 
( ) Gram-negativo, podendo ser capsulado ou não e que requer hemina e 
nicotinamida adenina dinocleotídeo para crescer. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 2, 3, 1. 
2. 
4, 3, 1, 2. 
3. 
Correta: 
2, 3, 1, 4. 
Resposta correta 
4. 
1, 4, 3, 2. 
5. 
3, 2, 1, 4. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Nota final: 1 ponto de 1 ponto possível(eis) 
Sabemos que os microrganismos realizam diferentes atividades bioquímicas, 
catalisadas por enzimas. Nesse sentido, foram desenvolvidas provas em que é 
possível demonstrar algumas dessas atividades bioquímicas, observando a 
capacidade de o agente usar enzimas para degradar moléculas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre enterobactérias, 
podemos afirmar que as provas bioquímicas para Escherichia coli indicam: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
H2S(+), indol(+), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+). 
2. 
H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(-). 
3. 
H2S(-), indol(-), citrato(-), motilidade(-) e lisina(+). 
4. 
H2S(+), indol(-), citrato(+), motilidade(+) e lisina(+). 
5. 
Correta: 
H2S(-), indol(+), citrato(-), motilidade(+) e lisina(+). 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina