Buscar

Tipos Radiografias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Radiografias periapicais
Esse exame mostra toda a estrutura dentária, desde a coroa até a raiz (envolvendo a região do ápice radicular). Além disso, engloba todos os tecidos ao redor do periápice. Desse modo, serve para avaliarmos todos os tecidos dentais, esmalte, dentina, polpa, ligamento periodontal, cemento, lâmina dura, osso alveolar e as cristas ósseas alveolares. Cada região do dente, desde a coroa até o ápice será identificada por uma imagem de densidade radiográfica específica, permitindo sua correta identificação e avaliação visual bem como a interpretação diagnóstica.
Por proporcionar uma visualização mais detalhada da anatomia dental, tem como objetivo identificar patologias que podem estar acometendo o interior do dente. Este tipo de radiografia é a mais comum no que diz respeito a exames intraorais na clínica odontológica.
Radiografias interproximais
Já a radiografia interproximal, também chamada de “bitewing”, que significa “asa de mordida” em inglês. Essa radiografia é indicada para o estudo das faces proximais (faces mesial e distal) da coroa dos dentes, a fim de se avaliar:
· Presença de lesões cariosas;
· Avaliação das restaurações (sub ou sobre contorno) bem como recidivas de lesões cariosas abaixo das restaurações;
· Avaliação da crista óssea alveolar na região.
Desse modo, o principal cuidado nesse exame é evitar a sobreposição das faces proximais, deixando-as livres para que a correta avaliação e diagnóstico. Atrelado ao exame clínico, com a radiografia interproximal, o profissional será capaz de realizar um diagnóstico preciso e propor o melhor tratamento para o paciente.
Radiografias oclusais.
As radiografias oclusais, que podem ser tanto da região da maxila quanto da mandíbula, avaliam os dentes inclusos e impactados, dentes supranumerários, raízes residuais, processos patológicos e ainda auxilia na análise da região anatômica para procedimentos cirúrgicos. Além disso, é realizado para avaliação de tratamento ortodôntico, análise do crescimento ósseo em crianças e verificação da existência de cálculos nas glândulas salivares.
Em muitos casos, são realizados antes, durante e após o tratamento do paciente. Tudo é uma questão de bom senso do profissional quanto a necessidade da realização do exame. Por fim, devo ressaltar a importância da indicação correta para o exame radiográfico. Sabemos que este tipo de procedimento é delicado por se tratar de radiação ionizante em sua composição. Após a correta indicação e realização eficiente da técnica, é possível usufruir dos benefícios do exame radiológico como o diagnóstico certeiro e tratamento correto.
Radiografia panorâmica odontológica
Também chamada de ortopantomografia, a radiografia panorâmica odontológica é a técnica radiográfica que permite a captura da mandíbula e do maxilar no mesmo quadro. 
Assim, em uma única imagem, é possível observar todas as estruturas do complexo maxilomandibular, o que a torna útil em todas as especialidades odontológicas.
Ela é a escolha ideal para a identificação de patologias nos dentes e ossos da face. No entanto, a articulação temporomandibular precisa de um exame tomográfico para verificação dos seus tecidos móveis.
Telerradiografia lateral
É uma técnica que serve para avaliar o crescimento e o desenvolvimento da mandíbula em relação à base do crânio.
Para fazer esse exame, o paciente precisa ficar posicionado lateralmente ao aparelho de cefalostato.
Telerradiografia PA
A telerradiografia ou radiografia à distância é aquela que  se propõem, sem  deformação e  sem aumento  apreciável, fornecer  uma  imagem  radiográfica  dos ossos  do  crânio,  da face e das partes moles.
1 - Avaliar presença de anormalidades de crescimento ou assimetria da maxila ou mandíbula. Também usada em cefalometria;
2 - Localizar e determinar direção, extensão e complexidade das fraturas;
3 - Pesquisar e localizar  corpos estranhos, delimitação de áreas patológicas e controle pós-operatório;
4 - Visualizar os seio maxilares e frontal, as células etmoidais e as paredes da órbita.
QUESTÕES DE CONCURSO – RADIOLOGIA
1. Imediatamente ao término da realização de um tratamento endodôntico, é realizada uma nova tomada radiográfica que tem como finalidade:
Alternativas
Arevelar patologias oriundas de tecido mole
Bavaliar tridimensionalmente o dente tratado
Cavaliar o sucesso ou insucesso do tratamento 
Dlocalizar a quantidade de canais que o dente tem
2. Na prática clínica, o dentista frequentemente deduz da radiografia informações tridimensionais relativas aos pacientes. O dentista pode usar a radiografia, por exemplo, para determinar a localização de um corpo estranho ou de um dente impactado. Um dos métodos mais utilizados para identificar a posição espacial de um objeto é a “técnica do tubo modificado”. Nesta, as posições relativas das imagens radiográficas de dois objetos distintos mudam quando o ângulo de projeção no qual as imagens são feitas é alterado. Se o tubo é deslocado e direcionado para o objeto de referência numa angulação mais mesial e o objeto em questão também se mover mesialmente em relação ao objeto de referência, o objeto se localiza lingual ao objeto de referência. De outra forma, se o tubo é deslocado mesialmente e o objeto em questão parece se mover distalmente, ele se localiza na região vestibular do objeto de referência. Tal técnica é conhecida popularmente como: 
Alternativas
AMétodo de Clark.
BMétodo de Le Master.
CMétodo de Parma.
DMétodo de Donovan.
EMetodo de Miller & Winter.
3. O uso de diferentes técnicas radiográficas no dia a dia do cirurgião-dentista facilita no diagnóstico, no plano de tratamento e nos procedimentos. Nas radiografias intraorais, o filme é posicionado dentro da cavidade oral do paciente, e a técnica pode ser realizada no próprio consultório.
Assinale a alternativa em que há apenas exemplos de radiografias intraorais. 
Alternativas
APeriapical, panorâmica.
BInterproximal e periapical. 
CTelerradiografia e interproximal.
DPanorâmica e oclusal.
4. Uma paciente do sexo feminino, de 35 anos, comparece ao consultório com queixa de tumefação palpável no lado esquerdo da mandíbula, na região do ramo, sem queixa de dor. O exame clínico dentário não evidenciou lesões de cárie, restaurações insatisfatórias ou abcessos, porém havia expansão vestibular da tábula óssea da mandíbula no local afetado. A radiografia panorâmica evidenciou uma lesão radiolúcida multilocular com aspecto de “bolhas de sabão” e o elemento 38 apresentava-se incluso, associado à lesão.
A provável hipótese diagnóstica está relacionada a um: 
Alternativas
Aosteoblastoma;
Bameloblastoma;
Ccementoblastoma;
Dosteoma;
Econdroma.
5. As radiografias odontológicas têm por finalidade proporcionar informações complementares sobre estruturas anatômicas, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta quanto às estruturas que podem ser observadas na radiografia bitewing e à indicação dessa radiografia. 
Alternativas
AÉ uma radiografia intraoral que registra todo o dente de um arco dentário e seu osso adjacente, sendo útil na avaliação da doença cárie, da doença periodontal e de patologias periapicais. 
BÉ uma radiografia intraoral que inclui, simultaneamente, as coroas dos dentes superiores e inferiores e a crista alveolar em um mesmo filme. É particularmente valiosa para a avaliação de cáries interproximais e da altura da crista óssea alveolar. 
CÉ uma radiografia intraoral utilizada para observar um segmento amplo de um arco dentário. É útil para pacientes que têm dificuldade de abrir a boca e para localizar raízes, dentes supranumerários e dentes não erupcionados e impactados. 
DÉ uma radiografia que fornece uma visão geral dos maxilares, dos dentes, dos seios maxilares, da fossa nasal e da articulação temporomandibular. É indicada quando a área de abrangência é grande, porém há menos necessidade de resolução, sendo utilizada para demonstrar a presença ou a ausência de dentes, a presença ou a ausência de anomalias dentárias, lesõestraumáticas e lesões ósseas patológicas. 
EÉ uma radiografia frontal ou lateral da face. Trata-se de um exame utilizado na ortodontia, na ortopedia facial e também na cirurgia ortognática, tendo como finalidade a avaliação da relação entre os ossos da face e os dentes.
6. As radiografias odontológicas têm por finalidade proporcionar informações complementares sobre estruturas anatômicas, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta quanto às estruturas que podem ser observadas na radiografia bitewing e à indicação dessa radiografia. 
Alternativas
AÉ uma radiografia intraoral que registra todo o dente de um arco dentário e seu osso adjacente, sendo útil na avaliação da doença cárie, da doença periodontal e de patologias periapicais. 
BÉ uma radiografia intraoral que inclui, simultaneamente, as coroas dos dentes superiores e inferiores e a crista alveolar em um mesmo filme. É particularmente valiosa para a avaliação de cáries interproximais e da altura da crista óssea alveolar. 
CÉ uma radiografia intraoral utilizada para observar um segmento amplo de um arco dentário. É útil para pacientes que têm dificuldade de abrir a boca e para localizar raízes, dentes supranumerários e dentes não erupcionados e impactados. 
DÉ uma radiografia que fornece uma visão geral dos maxilares, dos dentes, dos seios maxilares, da fossa nasal e da articulação temporomandibular. É indicada quando a área de abrangência é grande, porém há menos necessidade de resolução, sendo utilizada para demonstrar a presença ou a ausência de dentes, a presença ou a ausência de anomalias dentárias, lesões traumáticas e lesões ósseas patológicas. 
EÉ uma radiografia frontal ou lateral da face. Trata-se de um exame utilizado na ortodontia, na ortopedia facial e também na cirurgia ortognática, tendo como finalidade a avaliação da relação entre os ossos da face e os dentes.
7. Paciente do sexo masculino, 25 anos, compareceu a clínica de Odontologia reportando febre, edema na região ínferoposterior (próximo ao segundo molar), pequeno trismo, assimetria facial, com edema infraorbitário. Relatou ter dor espontânea lancinante ao deitar, sem que regrida com uso de analgésicos periféricos. Exame radiográfico reporta envolvimento do dente 37 em lesão periapical, porém compatível com possibilidade de conservação do dente, e provável via de drenagem extra-bucal. Em relação ao tratamento do paciente, assinale a alternativa que apresenta a indicação adequada.
Alternativas
AHospitalização, uso de antibióticos sistêmicos, drenagem de abscesso correspondente ao dente 37, prosseguimento em antibioticoterapia até regressão do quadro
BNão há necessidade de antibioticoterapia uma vez que a remoção do foco infeccioso proporcionará a completa regressão do quadro apresentado
CAtendimento ambulatorial (na clínica odontológica), com uso de analgésicos e antiinflamatórios
DUso de compressas quentes no local do edema
EBochecho com Fluoretos
8. Qual é a técnica radiográfica utilizada nas dissociações dos condutos radiculares, quando houver sobreposição das imagens?
Alternativas
ATécnica de Hirtz.
BTécnica de Alexander, ou “desfile do maxilar”.
CTécnica de Clark.
DTécnica modificada de Djian.
9. A respeito dos exames radiográficos utilizados na prática odontológica, julgue o item subsecutivo.
A radiografia interproximal, por apresentar alta sensibilidade, é a mais indicada para exame radiográfico na detecção de lesão de cárie dentinária.
Alternativas
A) Certo
B) Errado
10. Observe a imagem.
Qual é o tipo de radiografia apresentada?
Alternativas
AOclusal.
BPeriapical.
CPanorâmica.
DInterproximal.
ETelerradiografia.
11. A utilização de técnica radiográfica bite-wing ou asa de mordida é um meio auxiliar para diagnóstico de:
Alternativas
Acárie proximal
Bgengivite papilar
Clesões no ápice
Dpulpite aguda
12. Saber indicar corretamente a técnica radiográfica é fundamental para uma boa prática clínica, além de reduzir a necessidade de novos exames. A técnica mais apropriada para visualizar a região do periápice de um molar permanente é
Alternativas
Ainterproximal.
Bperiapical.
Cpanorâmica.
Dbite wing.
O Processamento radiográfico manual consiste em cinco etapas que devem ser realizadas com cautela e padronizada para assegurar a qualidade das radiografias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta destas etapas.
Alternativas
A1.Revelador, 2.Lavagem, 3.Fixador, 4.Lavagem, 5.Secagem
B1.Revelador, 2.Lavagem, 3.Secagem, 4.Fixador, 5.Lavagem
C1.Fixador, 2.Lavagem, 3.Secagem, 4.Revelador, 5.Lavagem
D1.Revelador, 2.Lavagem, 3.Secagem, 4.Fixador, 5.Lavagem.

Continue navegando