Buscar

Vias de Administração de Medicamentos (1)

Prévia do material em texto

Vias de Administração de Medicamentos 
Via oral: toda administração de medicamentos acontece através da deglutição ou da sua colocação diretamente no estômago, por meio de sondas. Caracterizada pela ingestão pela boca. 
Objetivo: preparar e administrar medicamentos pela via oral utilizando o trato gastrointestinal para absorção desses.
Materiais: bandeja, medicamento prescrito, copo descartável, copo com água, luva de procedimento, seringa de 10 ml ou de 20 ml, cálice graduado, conta-gotas, dosador próprio, triturador de comprimidos, espátula, canudo e etiqueta ou fita adesiva.
Preparo: leia com atenção a prescrição e verifique os medicamentos que devem ser administrados, veja se há informações sobre alguma alergia do paciente aos medicamentos prescritos, faça a etiqueta de identificação que deve conter as informações do medicamento como: nome, dosagem, horário, e via de administração, e do paciente que contém seu nome completo e o leito. Faça desinfecção da bandeja com álcool 70%, higienize as mãos, separe os medicamentos e confira o nome, a apresentação, a dose e o prazo de validade. Cole a etiqueta de identificação no copo descartável, devendo ser um copo para cada medicamento, reunindo todo material em uma bandeja. Coloque o medicamento no respectivo copo, seja comprimido drágea ou cápsula, retirando-o da embalagem e colocando-o no copo sem tocá-lo, e se for necessário triture e dilua o comprimido. Ademais, se for em gotas goteje a dose prescrita no copo e dilua com água, se for uma solução utilize o dosador (cálice graduado, seringa, dosador próprio), coloque o copo com o medicamento preparado na bandeja e leve-a para o quarto do paciente, colocando-a na mesa auxiliar previamente limpa.
Administração: Realizar a higiene adequada das mãos, conferir o nome do paciente ,a prescrição médica, a etiqueta de identificação do medicamento e a pulseira de identificação do paciente. Após isso, deve apresentar-se ao paciente, perguntando o seu nome completo, bem como orientá-lo a cerca do medicamento que será administrado, o nome do medicamento e a via. Deve-se verificar sobre alergias e pedir ao paciente para sentar-se ou elevar o decúbito do leito entre 45º e 90º. Fazer a higienização das mãos antes de colocar as luvas de procedimento, entregar o copo com o medicamento e o copo com água ao paciente e se for necessário auxilie-o, além disso, deve-se aguardar e certificar-se de que o paciente deglutiu todos os medicamentos, deixando o paciente sempre confortável de acordo com sua necessidade. Recolha o material e coloque em uma bandeja, antes analise o horário da administração do medicamento na prescrição, após feita a administração, encaminhe os resíduos para o expurgo e descarte os resíduos no lixo infectante no saco branco leitoso. Lave a bandeja com água e sabão e seque-a com papel toalha, e faça a desinfecção dela com álcool 70%, por fim retire as luvas e coloque-as na bandeja, higienize as mãos novamente e faça as anotações, assine e carimbe o registro.
Recomendações:
· Verificar o nível de consciência do paciente durante o procedimento para avaliar a indicação de terapia medicamentosa via oral, se é adequada.
· Os comprimidos, conforme a necessidade e para facilitar de deglutição podem ser triturados e diluídos em água.
· Antes de triturar os comprimidos confirme com o farmacêutico se eles podem ser triturados.
· Caso haja impossibilidade de deglutir as cápsulas essas não devem ser rompidas nem diluídas, e nessa situação deve-se verificar a possibilidade de alteração de terapêutica medicamentosa, sua administração ou via de administração
· As apresentações em suspensão devem sempre ser agitadas antes do preparo e da administração por via oral, para que sejam homogeneizadas.
· Sempre registre a presença e a intensidade da dor referida pelo paciente antes e após administração de medicamentos analgésicos utiliza a escala numérica de dor (de 0 a 10) para avaliá-la.

Continue navegando