Buscar

Resumo livro de Exodo- capítulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Capítulo 4 de Êxodo continua a narrativa com Moisés recebendo mais instruções e sinais de Deus, além de lidar com sua própria hesitação e preocupação. Aqui está um resumo do Capítulo 4:
Deus, em resposta às dúvidas e preocupações de Moisés, fornece sinais para autenticar sua comissão divina. Primeiro, transforma a vara de Moisés em uma cobra e, em seguida, restaura-a à forma original. Em segundo lugar, Deus instrui Moisés a colocar a mão no peito, tornando-se leprosa, e depois a cura novamente. Esses sinais são dados para que, quando Moisés os apresentar ao povo, eles acreditem que Deus o enviou.
Moisés ainda expressa hesitação e temor de que o povo não acredite nele. Nesse momento, Deus oferece uma terceira prova: transforma a água do Nilo em sangue, simbolizando o poder divino sobre a água.
Moisés, mesmo com esses sinais, continua resistindo à missão e revela sua insegurança em falar em público. Deus responde prometendo estar com a boca de Moisés e instrui-o a contar com seu irmão Aarão, que será seu porta-voz.
Em seguida, Deus instrui Moisés a retornar ao Egito e revelar-se aos anciãos de Israel, apresentando os sinais que lhe foram dados. Moisés obedece e parte com sua família para o Egito.
O capítulo inclui também uma passagem que destaca a ameaça à vida de Moisés, quando Deus, a caminho do Egito, tenta matá-lo. Isso é resolvido pela intervenção de Zípora, esposa de Moisés, que realiza uma circuncisão em seu filho, cumprindo assim a aliança de Deus com Abraão.
O Capítulo 4 de Êxodo destaca a complexidade da jornada de Moisés, suas dúvidas e a necessidade contínua de confiar em Deus. Ele também estabelece a parceria entre Moisés e Aarão como líderes do povo durante esse período crucial da história de Israel.

Continue navegando

Outros materiais