Buscar

65

Prévia do material em texto

65) Uma paciente de 28 anos de idade, vítima de acidente moto x carro, foi admitida há três horas, levada por equipe de trauma. Segue com sedação, em VM por TOT. Foi diagnosticada lesão medular traumática ao nível de C4-C5. Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta:
A) Para mensurar a pressão de pico da paciente, deve-se utilizar a pausa inspiratória de 1 segundo a 2 segundos ou a oclusão da válvula expiratória.
B) Os fatores de risco que podem levar a uma lesão na medula espinhal incluem a participação em atividades físicas perigosas, o não uso de equipamentos de proteção individual durante essas atividades e os mergulhos em águas rasas. São raras as lesões medulares por acidentes automobilísticos, como no caso apresentado.
C) A preservação da função sensitiva ou motora abaixo do nível neurológico indica a possibilidade de recuperação medular completa.
D) A lesão nesse nível apresenta prognóstico tenebroso. A paciente certamente ficará tetraplégica pelo resto da respectiva vida.
E) Independentemente do prognóstico associado ao quadro clínico, deve-se mobilizar passivamente os segmentos e realizar as mudanças de decúbito para prevenir escaras.
Comentários:
A ​alternativa A ​está ​incorreta. Não, pois como se trata de uma lesão medular alta (C4-C5) o paciente pode não apresentar força respiratória. Além disso a paciente está em VM com TOT.
A ​alternativa B ​está ​incorreta. Não são raras as lesões medulares por acidentes automobilísticos, como no caso apresentado. Na verdade é bem comum.
A ​alternativa C está ​incorreta. Não há como saber se irá ocorrer uma recuperação medular completa nesse caso.
A ​alternativa D está ​incorreta. Não há como saber se irá ocorrer uma lesão medular completa nesse caso. Somente depois de avaliar
A alternativa E é a correta. Independentemente do prognóstico associado ao quadro clínico, deve-se mobilizar passivamente os segmentos e realizar as mudanças de decúbito para prevenir escaras.

Continue navegando