Buscar

PPE I - Relatorio Regencia Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunas: Beatriz Felix, Helena Kira e Natalia Gomes
Profª.: Neyse Muniz
Disciplina: PPE I (2023.1)
IEF - UFF 
Relatório Aula 1 – Turma Vermelha
No dia 18/05/2023 (quinta-feira), o subgrupo 2 do Grupo Vermelho realizou sua primeira regência, composto pelas estagiárias Beatriz Felix, Helena Kira e Natalia Machado. A turma Vermelha tem quinze crianças, sendo que dez delas estavam presentes na aula de Educação Física, sendo elas: Liz, Maia, Gabriela, Alice, Caio, Laura, Theo, Matheus, Gustavo e Pedro. Para dar início a aula, as crianças  ficaram sentadas no banco e em seguida perguntamos se todos estavam bem e apresentamos a atividade inicial.  
A primeira atividade foi o “Bambolê das Cores”, que tinha como objetivo aquecer e acordar o corpo das crianças. Elas tiveram que “caçar” as bolinhas coloridas espalhadas pelo pátio e colocá-las dentro do bambolê nas respectivas cores. Esta brincadeira funcionou super bem, as crianças ficaram animadas e gostaram bastante, inclusive pediram outras rodadas das atividades e nos ajudaram a organizar o material para reiniciar a brincadeira.
A segunda atividade foi a “Corrente Humana”. As crianças formaram um círculo em pé e, com as mãos dadas, passaram o bambolê adiante até completar uma volta. Inicialmente, a brincadeira funcionou muito bem, mas as crianças queriam algo mais “desafiador” e pediram para adicionar mais bambolês na roda, o que acabou gerando uma pequena bagunça, porque todos queriam ficar com os bambolês, então resolvemos encerrar essa atividade.
        	A terceira atividade era a “Amarelinha com Bambolê”, mas como percebemos a empolgação das crianças com os bambolês, a professora Neyse sugeriu de usarmos a Amelinha que já estava desenhada no chão do pátio, porém passamos para a próxima atividade rápido, porque observamos a falta de interesse das crianças, mesmo que todas tenham participado.
        	A quarta atividade seria os “Escravos de Jó”, mas como as crianças estavam muito agitadas por conta dos bambolês, decidimos deixá-las manusear o brinquedo. Algumas jogaram para cima, outras crianças tentaram girar na cintura e nos braços. Foi muito importante essa adaptação do plano de aula, porque conseguimos atrair novamente a atenção das crianças para nós.
        	A quinta atividade, então, foi o “Escravos de Jó” e perguntamos para as crianças se elas conheciam a brincadeira e a cantiga e, para a nossa surpresa, elas disseram que não conheciam, mas a Alice começou a cantar e as demais crianças cantaram também. Ao longo da atividade, as crianças sugeriram outros passos para fazer enquanto cantávamos a música. Funcionou muito bem e elas gostaram muito.
        	A sexta e última atividade foi o “Pique Gelo”, e além das seis crianças que estavam participando das atividades desde o início da aula, o Pedro também participou. Elas gostaram bastante, mas tivemos que encerrar a atividade, porque as crianças do grupo azul acordaram e foram para o pátio, então os grupos se misturaram.
        	Para finalizar a aula, reunimos novamente todas as crianças no banco e perguntamos quais atividades elas mais gostaram e todas disseram que foi o “Escravos de Jó”, então avaliamos que seria interessante continuar com atividades com cantigas e músicas.
De forma geral, avaliamos que a aula foi boa e proveitosa para conhecer o perfil e preferências da turma no geral. Cabe salientar, que as crianças se dispersaram muito por causa dos bambolês e não foram todas elas que participaram da aula, mas isso é comum e cada vez mais iremos trabalhar para que todas as crianças participem de forma ativa e animada. Apesar de todos os contratempos, nós como estagiárias mantemos a concentração e seriedade e conseguimos adaptar o plano de aula com as demandas das crianças, então acredito que tenha dado tudo certo.

Outros materiais