Buscar

Prévia do material em texto

43) As articulações podem ser classificadas de acordo com os movimentos que são capazes de realizar. Denominam-se de diartroses (ou articulações sinoviais) aquelas que permitem grandes movimentos dos ossos e de sinartroses aquelas que permitem pouca ou nenhuma mobilidade. Entre as articulações abaixo, marque a única que é um exemplo de diartrose:
A) Articulações dos ossos do crânio.
B) Articulações da vértebra lombar e o osso sacro (lombosacral)
C) Articulação da costela com o esterno.
D) Articulações do púbis.
E) Articulação entre úmero e ulna.
Comentários:
Essa questão é bem parecida com a questão anterior. Devemos saber a diferença entre anfiartrose, sinartrose e diartrose (articulações sinoviais).
A ​alternativa A ​está ​incorreta​. No caso das articulações dos ossos do crânio, sabe-se que essas são consideradas suturas e estão na categoria das sinartroses.
A ​alternativa B ​está ​incorreta. Esse tipo de articulação é considerada como anfiartrose.
A ​alternativa C ​está ​incorreta. A articulação da costela com o esterno podemos chamar de sincondroses que estão na família das anfiartroses, assim como as articulações que envolvem a sínfise púbica.
A ​alternativa D ​é a correta​. As sínfises são articulações com presença de cartilagem hialina e apresentam mobilidade reduzida.
A alternativa E está correta​. Essa é a única opção que se encaixa na questão. A articulação entre o úmero e a ulna (articulação úmero-ulnar) realiza movimentos de ajustes laterais e mediais durante o movimento do rádio na pronação e na supinação.

Mais conteúdos dessa disciplina