Buscar

DESENVOLVIMENTO DA GLÂNDULA MAMÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DA GLÂNDULA MAMÁRIA 
No feto, o desenvolvimento da glândula mamária está sob controle endócrino e genético. O mesênquima embrionário controla o desenvolvimento inicial do botão mamário. Após o nascimento, o desenvolvimento da glândula mamária inicia em conjunto com a puberdade. 
Este desenvolvimento depende principalmente da secreção dos hormônios ovarianos, estrógeno e progesterona, sendo também influenciado pelo hormônio do crescimento, pelos esteróides adrenais e pela prolactina. Os estrógenos, hormônio do crescimento e esteróides adrenais atuam na proliferação do sistema de ductos, enquanto a progesterona e a prolactina são importantes principalmente no desenvolvimento dos alvéolos e das terminações finais dos ductos. 
A glândula mamária, após iniciar o desenvolvimento pós-natal, permanece relativamente subdesenvolvida até a ocorrência de gestação, caracterizando-se por uma estrutura formada principalmente por elementos de estroma (tecido conjuntivo). No final da gestação a glândula é preenchida por elevado número de células alveolares, que se organizam formando lóbulos e lobos, delineados por bandas de tecido conjuntivo. Geralmente, o desenvolvimento da glândula torna-se evidente a partir da segunda metade da gestação e a secreção de leite inicia no último trimestre.

Continue navegando