Buscar

AS 05 - gestao ambiental e responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS 05
PERGUNTA 1
Segundo a ISO 14020:2002 (ABNT, 2002), a rotulagem ambiental consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para comunicar, de modo bem embasado, informações acerca do seu desempenho ambiental, sem fazer greenwashing. Considerando os selos ambientais, classifique as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) - Os rótulos ambientais fornecem informações sobre um produto ou serviço em termos de seus benefícios ambientais gerais, como a reciclabilidade de sua embalagem ou a ausência de ingredientes nocivos.
( ) - A gama de padrões ISO para rótulos e declarações ambientais não é suficiente para entender tudo, uma vez que só fornece critérios, definições e diretrizes harmonizados para os muitos rótulos, bem como reivindicações e declarações que prevalecem no mercado atual.
( ) - Os primeiros rótulos obrigatórios para produtos surgiram na década de 1940, visando, principalmente, a medidas de precaução à saúde humana, ou seja, os produtos considerados perigosos, como os pesticidas e agrotóxicos.
( ) - O Brasil tem, desde 2003, o Selo Qualidade Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de resposta correta.
a. V – F – F – F.
b. V – V – V – F.
c. V – F – V – V.
d. V – F – V – F.
e. F – V – F – V.
PERGUNTA 2
As empresas que investirem na neutralização de carbono poderão gerar uma imagem de empresas cidadãs, preocupadas com o desenvolvimento sustentável. Este poderá ser um diferencial para os clientes conscientes, o que poderá resultar em valorização de suas ações em bolsas de valores. Portanto, a neutralização de carbono pode ser vista como:
I - Uma ação complementar de P+L.
II - Uma venda de carbono, em forma de gás, no mercado internacional.
III - Uma ferramenta de marketing das empresas.
IV - Uma forma de aumentar o efeito estufa.
V - Uma via de especulação na bolsa de valores.
Quais alternativas estão corretas?
a. II e III.
b. I, II e III.
c. I, II e IV.
d. III e IV.
e. I e III.
PERGUNTA 3
A P+L apresenta três níveis de intervenção de acordo com a classificação do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL/SENAI, 2011). Com base nisso, assinale a alternativa correta.
a. Nível 1: são os resíduos que não podem ser reduzidos ou evitados, devendo ser reintroduzidos no processo produtivo por meio da reciclagem interna. Nível 2: corresponde a evitar a geração de resíduos e emissões. Nível 3: são os resíduos que devem ser enviados para uma reciclagem externa à empresa, devido à impossibilidade de aproveitamento no processo de produção.
b. Nível 1: corresponde a evitar a geração de resíduos e emissões. Nível 2: são os resíduos que não podem ser reduzidos ou evitados, devendo ser reintroduzidos no processo produtivo por meio da reciclagem interna. Nível 3: são os resíduos que devem ser enviados para uma reciclagem externa à empresa, devido à impossibilidade de aproveitamento no processo de produção.
c. Nível 1: corresponde a evitar a geração de resíduos e emissões. Nível 2: são os resíduos que devem ser enviados para uma reciclagem externa à empresa, devido à impossibilidade de aproveitamento no processo de produção. Nível 3: são os resíduos que não podem ser reduzidos ou evitados, devendo ser reintroduzidos no processo produtivo por meio da reciclagem interna.
d. Nível 1: são os resíduos que devem ser enviados para uma reciclagem externa à empresa, devido à impossibilidade de aproveitamento no processo de produção. Nível 2: corresponde a evitar a geração de resíduos e emissões. Nível 3: são os resíduos que não podem ser reduzidos ou evitados, devendo ser reintroduzidos no processo produtivo por meio da reciclagem interna.
e. Nível 1: são os resíduos que não podem ser reduzidos ou evitados, devendo ser reintroduzidos no processo produtivo por meio da reciclagem interna. Nível 2: são os resíduos que devem ser enviados para uma reciclagem externa à empresa, devido à impossibilidade de aproveitamento no processo de produção. Nível 3: corresponde a evitar a geração de resíduos e emissões.
PERGUNTA 4
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (United Nations Environment Programme – Unep) introduziu o conceito de produção mais limpa. De acordo com o Unep, analise os itens a seguir.
I - Amplia as possibilidades de melhoria educacional das empresas mediante a capacitação e a educação.
II - Aumenta o consenso mundial para uma visão de produção mais limpa.
III - Apoia a rede de organizações dedicadas à promoção de estratégias de produção mais limpa e à ecoeficiência.
IV - Aumenta o valor agregado do produto ou serviço verde.
Dos itens listados, quais apresentam CORRETAMENTE os objetivos do programa para produção mais limpa?
a. Apenas II e III.
b. Apenas I e III.
c. Apenas I e IV.
d. I, II e III.
e. Todos os itens estão corretos.

Outros materiais