Buscar

AMINOACIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A qualidade proteica de uma dieta pode ser definida pela quantidade de proteína e pela qualidade da proteína que os alimentos contêm. Essas características, juntamente com a biodisponibilidade dos nutrientes e, principalmente, da sua composição de aminoácidos essenciais e não essenciais, determinam o valor biológico proteico.
	Classificação dos aminoácidos
	Não essenciais
	Essenciais
	Alanina
	Arginina
	Asparagina
	Histidina
	Asparato
	Metionina
	Cisteína
	Treonina
	Glutamato
	Valina
	Glutamina
	Isoleucina
	Glicina
	Fenilalanina
	Prolina
	Triptofano
	Serina
	Lisina
	Tirosina
	Leucina
Os aminoácidos essenciais são definidos como necessários por meio da ingestão pela dieta, pois não temos a capacidade de síntese endógena. Já para os aminoácidos não essenciais possuimos síntese endógena, sendo que sua ingestão não é obrigatória. Portanto, quanto maior a quantidade de aminoácidos essenciais em uma proteína, maior será seu valor biológico proteico. Devido a esse fato, diferenciamos o valor nutricional biológico das proteínas vegetais versus proteínas animais.
Diante de tal contexto:
a) Relacione e justifique as diferentes dietas quanto ao seu valor biológico proteico: dieta vegetariana X dieta tradicional*.
b) Diferencie a composição de aminoácidos da carne bovina e de vegetais, como o trigo, que é bastante usado em dietas vegetarianas.
*Compreende-se como dieta tradicional a que não tem restrição a qualquer macronutriente (carboidrato, proteína e lipídeos) alimentar, de qualquer espécie.
 
RESPOSTA
O valor biológico proteico será diferente nas duas dietas citadas, pois o padrão de aminoácidos essenciais varia de acordo com o tipo de proteína ingerida. As proteínas de origem vegetal possuem grande variabilidade, tanto em aminoácidos essenciais, quanto em digestibilidade proteica. Entretanto, em dietas vegetarianas, a maioria das proteínas vegetais tem o valor nutritivo baixo, pois contém números restritos de aminoácidos essenciais e baixa variabilidade desses aminoácidos quando comparada com as proteínas de origem animal (dieta tradicional). As proteínas de origem animal possuem uma maior quantidade de aminoácidos essenciais e apresentam alto valor biológico proteico.
Na tabela a seguir, pode ser verificado que a porcentagem de aminoácidos essenciais é maior na carne bovina do que no trigo. Dessa forma, em dietas vegetarianas, é necessário que haja suplementação de alguns aminoácidos essenciais para complementar o teor de aminoácidos ingeridos, pois somente um alimento de origem vegetal não terá todos estes em concentrações que são apropriadas para uma dieta equilibrada.
	Composição das proteínas da carne bovina X trigo
	Aminoácidos essenciais
	Carne bovina
	Trigo
	(mg aminoácidos/g proteínas)
	Fenilalanina+Tirosina
	83,86
	92,65
	Histidina
	38,10
	23,41
	Isoleucina39
	39,43
	23,81
	Leucina
	92,24
	81,48
	Lisina
	95,28
	25,87
	Metionina+Cisteína
	35,59
	18,12
	Treonina
	48,23
	24,67
	Triptofano
	ND
	ND
	Triptofano
	43,00
	27,89

Continue navegando