Buscar

REDACAO DEBORA ALADIM 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO DÉBORA ALADIM 2016
NOTA: 920
No universo de “Star Wars”, os mestres Jedi foram aniquilados pelos lordes Sith, seguidores de uma seita inimiga. Liderados por Darth Sidious, eles depuseram a República e instauraram um regime ditatorial. Fora dos cinemas, a intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, tornando necessário o seu combate, para a manutenção da liberdade individual e da cidadania.
Grande parte da colonização brasileira foi feita por padres jesuítas, que impuseram o catolicismo e tornaram o Brasil majoritariamente cristão. Contudo, as demais matrizes religiosas (especialmente as africanas) acabaram proibidas e desmoralizadas, gerando um preconceito ainda existente na sociedade. O filósofo Jean-Paul Sartre afirmou que qualquer tipo de violência é uma derrota e a intolerância não se manifesta apenas pela agressão física (que representa 20% dos casos) mas também por afrontas verbais, que ferem as liberdades individuais, a cidadania e a constituição brasileira.
Entretanto, a questão está longe de ser resolvida. Contrariando a laicidade do Estado, muitas escolas públicas possuem aulas de ensino religioso, que tratam apenas do cristianismo e deixando de lado outras religiões, dificultando a quebra do preconceito. Ademais, apesar de ser condenada pela lei, a intolerância religiosa implica em penalidades muito leves e nem sempre tais agressões chegam a julgamento.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deverá alterar o currículo de ensino religioso das escolas, fazendo com que a disciplina aborde diferentes matrizes religiosas e a importância de respeitar cada uma delas. Mensagens de conscientização também deverão ser transmitidas pelos meios de comunicação governamentais, como o programa de rádio “Hora do Brasil” e cartilhas educativas a serem distribuídas para a população. Por fim, poderá ser discutida a criação de uma emenda constitucional que condene mais severamente atos de intolerância religiosa e garanta que todos os casos denunciados sejam devidamente julgados por juízes e defensores públicos. Dessa forma, teremos uma sociedade mais justa e segura para todos os cidadãos.
Competência 1 – domínio da norma culta – 160 – mais de dois erros.
Competência 2 – compreender a proposta de redação e aplicar áreas do conhecimento – 180
Parágrafos muito grandes- fogem do texto argumentativo
Competência 3- interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. – 200
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 180
Competência 5 – proposta de intervenção – 200
Poder Público + Mídias(TV/internet) + espaços nas escolas(juntamente com os pais) para ter isso forte de base e discussão em casa sobre o assunto.
Não tem problema usar dois agentes, entretanto, a VUNESP - atual banca corretora - irá considerar, para efeitos da correção, apenas a que estiver mais completa, ou seja, aquela que além de estar detalhada, apresente agente(s), ação, modo de efetivação dela e sua finalidade.
REDAÇÃO ENEM DÉBORA ALADIM 2017
NOTA: 900

Continue navegando