Buscar

11 Vírus e Bactérias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Vírus:**
1. **Estrutura:** Os vírus são agentes infecciosos não celulares, consistindo em material genético (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína chamada capsídeo. Alguns vírus possuem uma membrana lipídica adicional chamada envelope.
2. **Vida:** Considerados parasitas intracelulares obrigatórios, os vírus precisam invadir uma célula hospedeira para se replicar, pois não possuem maquinaria celular própria.
3. **Reprodução:** O ciclo de vida viral envolve a ligação do vírus à célula hospedeira, entrada, replicação do material genético e montagem de novas partículas virais, muitas vezes resultando na destruição da célula hospedeira (ciclo lítico).
4. **Doenças:** Causam uma variedade de doenças em hospedeiros, incluindo resfriados, gripe, HIV/AIDS, herpes e COVID-19.
5. **Tratamento:** Algumas infecções virais podem ser tratadas com antivirais, mas muitas são controladas principalmente através de vacinas.
**Bactérias:**
1. **Estrutura:** Bactérias são organismos unicelulares procarióticos, com uma parede celular, membrana plasmática e material genético disperso no citoplasma. Algumas têm flagelos para movimentação.
2. **Vida:** Bactérias podem ser encontradas em uma variedade de ambientes, desde o solo até o trato gastrointestinal de seres humanos e animais.
3. **Reprodução:** A reprodução bacteriana ocorre por fissão binária, um processo de divisão celular simples que resulta em duas células geneticamente idênticas.
4. **Funções:** Algumas bactérias são benéficas e desempenham papéis importantes na digestão, síntese de vitaminas, decomposição de matéria orgânica, fixação de nitrogênio e produção de alimentos (fermentação).
5. **Doenças:** Algumas bactérias são patogênicas e podem causar doenças, como Escherichia coli (E. coli) e Streptococcus. No entanto, muitas bactérias são inofensivas ou mesmo benéficas.
6. **Tratamento:** Infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos, que visam especificamente as funções bacterianas sem afetar as células hospedeiras.
Em resumo, vírus são entidades infecciosas acelulares que dependem de células hospedeiras para se replicar, enquanto bactérias são organismos unicelulares com estruturas celulares completas capazes de viver e se reproduzir de forma independente. Ambos desempenham papéis significativos na natureza, sendo importantes tanto para a saúde quanto para a doença.

Outros materiais