Buscar

Agentes econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agentes Econômicos
Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico, seja este capitalista ou socialista. Podem ser:
ffEmpresa: inclui todos os agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo. A produção se dá pela combinação dos fatores produtivos adquiridos junto às famílias. As decisões da empresa são todas voltadas para o objetivo de conseguir o máximo de lucro e mais investimentos.
ffFamília:incluitodososindivíduoseunidadesfamiliares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços para o atendimento de suas necessidades. Por outro lado, são as famílias as proprietárias dos recursos produtivos e as que fornecem às empresas os diversos fatores de produção, tais como: trabalho, terra, capital e capacidade empresarial. Recebem em troca, como pagamento, salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda que compram os bens e serviços produzidos
 
pelas empresas. O que as famílias sempre buscam é a maximização da satisfação de suas necessidades.
ffGoverno: inclui todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado, nas suas esferas: federal, estadual ou municipal. Vez por outra o governo atua no sistema econômico, produzindo bens e serviços, através de empresas de natureza pública como a Petrobrás, os Correios etc.
Portanto, tanto as empresas quanto as famílias e os governos interagem o tempo todo, dando o toque econômico, de onde resultam as mais diversas explicações. Esta interação ocorre no mercado. Por isto que Chang (2010, p. 20) diz que o mercado livre não existe. Para ele, “[...] todo e qualquer mercado opera segundo determinadas regras e limitações, que restringem a liberdade de escolha.”
No que diz respeito à Gestão Pública, a análise poderá ser ampliada a partir da leitura de materiais que abordam os modelos de administração. Tais modelos são fundamentais para a compreensão dessas questões, porém, quase sempre são apropriados em um dado momento pelas forças do mercado e dos agentes privados.
É preciso, portanto, que você atente para a administração pública gerencial, que incorpora a racionalidade gerencial, direcionada ao aumento da eficiência e à elevação de produtividade das organizações do Estado. Deve-se, contudo, salientar que isso não se constitui em uma receita de sucesso, uma vez que a intervenção do Estado na economia não se resume apenas a esta lógica mercadológica, mas aos vários interesses da sociedade, o que, com certeza, sugere que os modelos gerenciais podem e devem interferir na essência da política, embora sejam de difícil operacionalização.
Unidade 1 – Conceitos Fundamentais da Economia
 Módulo 1

Continue navegando