Buscar

Desenvolvimento Mobile para android 4 periodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto de soltware para dispositivos moveis
Para desenvolver softwares móveis de qualidade, deve-se analisar os diferentes contextos da aplicação, suas interações, sua usabilidade, a privacidade e a segurança. Para isso, testes devem ser realizados, como, por exemplo, o funcional, que busca conferir:
B. 
a implementação e o funcionamento de todos os requisitos, que devem corresponder ao esperado. 
O desenvolvimento de softwares móveis apresenta peculiaridades em relação a softwares desktops, por exemplo. Qual das dificuldades técnicas no desenvolvimento não compreende o desenvolvimento móvel?
D. 
Ciclos de desenvolvimento longos.
No projeto de desenvolvimento de softwares móveis, uma das atividades importantes é projetar as interfaces. Os projetos de interfaces podem ser feitos à mão ou com ferramentas de software. Para um protótipo de tela com alta fidedignidade, uma ferramenta indicada é:
A. 
Figma.
 
Existem várias regras para o desenvolvimento de aplicativos móveis e de aplicativos em determinadas plataformas como iOS e Android. Essa variedade, às vezes, dificulta a publicação do seu software em uma Store. É uma boa prática no desenvolvimento:
E. 
serem os rótulos de widget de fácil reconhecimento e de tamanho adequado.
O projeto de desenvolvimento de software pode ser descrito em seis fases: formulação, planejamento, análise, engenharia, implementações e testes e, por fim, avaliação do usuário. A fase de engenharia envolve:
E. 
analisar o projeto de interface, de arquitetura, navegação e conteúdo.
Funcionalidades nativa 
Quando se fala em desenvolvimento específico para cada plataforma, é possível chamar essa abordagem de desenvolvimento nativo.
Sendo assim, marque a alternativa que melhor corresponde a esse tipo de desenvolvimento.
A. 
É quando toda e qualquer funcionalidade de uma determinada plataforma fica à disposição, sem restrições, podendo implementar padrões de interface gráfica e de experiência com o usuário.
2. 
Além do desenvolvimento nativo, é possível elencar o desenvolvimento híbrido, o qual pode ser descrito como uma mistura do desenvolvimento nativo, utilizando os recursos mais complexos de hardware, com o desenvolvimento Web, utilizando HTML5, CSS e JavaScript.
Sendo assim, marque a alternativa que melhor conceitualiza o desenvolvimento híbrido.
E. 
Uma aplicação híbrida é desenvolvida para funcionar em múltiplas plataformas, sendo que os custos de apoio a uma aplicação híbrida podem ser maiores que os custos de apoio a uma aplicação nativa.
Devido ao não acesso direto às funcionalidades nativas do dispositivo, algumas das interações mais específicas, serão, por padrão, controladas pelo auxílio de alguns plugins e/ou ferramentas desenvolvidas para o sistema operacional específico.
Qual das opções a seguir é um possível exemplo de framework que possibilita a comunicação com as funcionalidades nativas do dispositivo?
B. 
Apache Cordova.
 
A grande vantagem em utilizar o Cordova é devido ao pacote de plugins que ele fornece. Além dos plugins oferecidos pelo próprio framework, há também outros plugins de terceiros que são compatíveis com a plataforma.
Conforme a arquitetura de uma aplicação Cordova, quais são os seus principais componentes?
D. 
Web App, WebView e Cordova Plugins.
 
Existe um conjunto de plugins padrões básicos, os quais fornecem à aplicação a possibilidade de acessar os recursos do dispositivo, como o acelerômetro, o GPS, a bateria, a câmera, os contatos, etc.
Como é chamado esse conjunto de plugins, conforme a documentação oficial do Apache Cordova?
A. 
Core Plugins.
 
WebApps estão no mercado mobile para preencher uma lacuna deixada pelos aplicativos nativos de dispositivos móveis no que diz respeito à portabilidade e à facilidade de desenvolvimento. Sobre WebApps, site responsivo e aplicativos nativos, assinale a alternativa correta:
E. 
WebApps são aplicativos que são disponíveis off-line e interagem com componentes nativos dos dispositivos.
. 
Um recurso que pode ser adicionado ao seu aplicativo web é push notification. Esse tipo de notificação está disponível na maioria dos aplicativos comerciais. Sobre essas notificações, assinale a alternativa correta: 
E. 
Um exemplo de push notification são notificações de chegada de mensagens.
 
Um site responsivo já construído pode ser utilizado como porta de entrada para o desenvolvimento de um WebApp. Para isso, algumas ações precisam ser tomadas. Sobre essas ações, assinale a alternativa correta:
C. 
O icone que será utilizado pelo aplicativo é informado no arquivo manifest.json.
UmWebApp também pode ser chamado de PWA. Porém, para ser considerado um PWA, o site precisa ter algumas características bem específicas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
C. 
Reenvolvente: facilita o reengajamento com recursos nativos do dispositivo como, por exemplo, notificações push.
Uma das principais características de um PWA é estar sempre disponível mesmo off-line; para que isso seja possível, é necessário efetuar a programação de um componente específico no seu PWA, chamado de Service Worker. Assinale a alternativa que contém a descrição correta de alguma característica desse componente:
A. 
Service Worker é um script executado pelo navegador em segundo plano.
Plataformas de desenvolvimento: IDE e emulador Android
Na atualidade, um desenvolvedor de software tem disponível para utilização uma grande variedade de linguagens de programação e cada uma tem suas características. Em dispositivos móveis, as plataformas de desenvolvimento normalmente utilizam uma linguagem de programação como linguagem nativa. Considerando o sistema operacional Android, qual é a sua linguagem de programação nativa?
E. 
Java
Uma IDE poderosa ajuda o desenvolvedor de software na confecção do aplicativo, gerenciando-o, organizando a estrutura do projeto e automatizando processos nos quais o usuário, sem a ajuda dela, teria de realizar manualmente. Dentre as plataformas a seguir, qual é a plataforma indicada pela Android para desenvolver aplicativos?
C. 
Android Studio
 
Em um ecossistema de dispositivos muito variados (variação está relacionada aos recursos ou até mesmo as suas características físicas, como tamanho e formas de interação), é complexo prever em que tipo de dispositivo um determinado aplicativo será executado. Ter diversos dispositivos reais para realização de testes pode não ser uma opção viável, logo a emulação é uma opção muito utilizada. O Android disponibiliza em seu SDK um emulador oficial. Selecione a opção que representa essa ferramenta:
B. 
Android Emulator
Para identificar problemas em um código-fonte, as IDEs disponibilizam funcionalidades para ajudar o desenvolvedor a encontrar tais falhas. Existem recursos em que o aplicativo para o seu fluxo de execução em um determinado local e disponibiliza ao usuário diversas funcionalidades, para que ele possa identificar possíveis problemas na execução. Qual das opções a seguir representa a funcionalidade descrita?
E. 
Break points
Recursos, em um dispositivo móvel, devem ser consumidos de forma responsável por um aplicativo. Se um determinado aplicativo consumir recursos de memória e processamento de um dispositivo de forma desmoderada pode comprometer o bom funcionamento dele, frustrando o usuário frente à utilização do aplicativo e levando-o a buscar outra ferramenta que atenda as suas necessidades. Indique qual opção a seguir é uma ferramenta que auxilia o desenvolvedor a evitar situações como a descrita anteriormente.
A. 
Monitor de recursos
Banco de dados para dispositivos móveis
 
Ao utilizar banco de dados em uma aplicação, é necessário efetuar a configuração da comunicação da aplicação no servidor, independentemente de ser local, remoto ou baseado em serviço. Além disso, é necessário estender classes ou importar bibliotecas que serão responsáveis por gerenciar o banco de dados.
Ao optar pela utilização de um banco de dados local em aplicações Android, se está tentando cumprir principalmente qual necessidade?
B. 
Prover armazenamento off-line de dados do usuário.
Para utilizar um banco de dados, necessariamente deve-se ter um sistema de gerenciamento de banco de dados.
Selecione a alternativa que indique as funções de um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).
B. 
Transformar e apresentar dados, controlar o acesso de multiusuário e prover interfaces de comunicação do banco de dados.
Quando trabalhamos com banco de dados, podemos encontrar diversos modelos. Os mais populares têm sido o banco de dados relacional e o não relacional.
Selecione a alternativa que indique o conceito de ambos.
D. 
Um banco de dados relacional relaciona tabelas em um servidor. Um banco de dados não relacional não utiliza a linguagem SQL.
Grande parte dos sistemas atualmente utiliza banco de dados para armazenar seus dados. De acordo com a aplicação, é necessário verificar a possibilidade de se utilizar banco de dados local, remoto ou baseado em serviço em nuvem.
Selecione a alternativa que indique um exemplo de cada na sequência.
D. 
SQLite, Redis e Firebase.
Ao desenvolver um aplicativo, o desenvolvedor pode optar entre diferentes opções para armazenar os dados. É possível utilizar bancos de dados locais, remotos ou baseados em serviços. Os bancos de dados baseados em serviços oferecem algumas vantagens.
Assinale a alternativa a seguir que indica vantagens de se utilizar um banco de dados baseado em serviços.
A. 
Não é necessário muitos recursos, como tempo/dinheiro, para criar uma estrutura back-end.
Design de interação para aplicações móveis
. 
Google e Apple disponibilizam guias de recomendações para os desenvolvedores de aplicativos nessas plataformas. Essas diretrizes, ou guidelines, servem como referência para o design de aplicativos.
Sobre as diretrizes de guidelines das plataformas Android e iOS, analise as afirmações a seguir:
I. Segundo o guia do desenvolvedor Android, os usuários de aplicativos desta plataforma têm uma expectativa alta em relação à aparência e ao comportamento. Por isso, é necessário que os desenvolvedores sigam somente as diretrizes relacionadas aos padrões visuais e de navegação.
II. No guia de desenvolvimento do iOS, um designer de aplicativo tem a possibilidade de oferecer um produto extraordinário, que estará no topo dos gráficos da App Store, mas, para isso, é preciso atender às altas expectativas de qualidade e funcionalidade.
III. Para a Apple, três temas principais diferenciam a plataforma iOS de outras: clareza, deferência e profundidade.
É correto apenas o que se afirma em:
C. 
II e III.
. 
Segundo o próprio guia do desenvolvedor Android, os usuários de aplicativos nessa plataforma têm uma expectativa alta em relação à aparência e ao comportamento. Para isso, é necessário que os desenvolvedores sigam as diretrizes do guia.
Assinale a alternativa que cita alguns exemplos dessas diretrizes.
D. 
Usabilidade, animação e layout.
No guia de desenvolvimento do iOS, está escrito que, como designer de aplicativo, você tem a possibilidade de oferecer um produto extraordinário que estará no topo dos gráficos da App Store. Para isso, é preciso atender às altas expectativas de qualidade e funcionalidade.
Para a Apple, três temas principais diferenciam a plataforma iOS de outras. Assinale a alternativa correta sobre os três temas.
A. 
Clareza, deferência e profundidade.
Um dos temas abordados pela Apple é o conceito de profundidade.
Sobre esse conceito, assinale a alternativa que está correta de acordo com o descrito no guia da Apple.
D. 
São camadas visuais distintas que transmitem vitalidade e facilitam a compreensão.
 
Segundo o guia do desenvolvedor Android, para fornecer aos usuários uma experiência mais familiar, é necessário usar os padrões mais comuns do guia.
Assinale a alternativa correta sobre um dos padrões do guia.
E. 
Mostrar e ocultar a navegação do seu aplicativo com a gaveta de navegação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais