Buscar

15-II-Industrialização no Brasil e a crise na década de 60

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNAR - 2ª Graduação em Geografia – 2023
TÍTULO: HISTÓRIA ECONÔMICA E ECONOMIA
SUBTÍTULO: Industrialização no Brasil e a crise na década de 60
Desafio
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59
O princípio das vantagens comparativas demonstra que cada país deve se especializar na produção daquele bem cujo processo produtivo seja mais eficiente (ou que seu custo relativo seja inferior), apresentando o menor custo de oportunidade. Considerando essa definição, monte um exercício numérico levando em consideração:
a) Descreva uma economia hipotética com dois países que produzam apenas dois bens e que possam alocar a mão de obra disponível na produção desses dois produtos;
b) Demonstre as vantagens absolutas e relativas de cada país;
c) Saliente qual é o produto em que cada país se especializará na produção e exportará;
d) Explique os efeitos da especialização da produção para a população de ambos os países.
Padrão de resposta esperado
Não há padrão exato de resposta, segue uma possibilidade:
a) Alemanha e Inglaterra; Produção de bicicletas e automóveis;
b) Vantagens absolutas: Inglaterra e Alemanha na produção de bicicletas; Vantagens comparativas: Inglaterra na produção de bicicletas (100/280 = 0,357; comparado a 0,7 da Alemanha) e Alemanha na produção de automóveis (200/140 = 1,42, comparado a 2,8 da Inglaterra);
c) Assim, Inglaterra se especializará na produção de bicicletas, exportando o seu excedente para a Alemanha, enquanto a Alemanha se especializará na produção de automóveis, exportando o seu excedente de produção para a Inglaterra.
d) Deste modo, ambos os países aplicam sua mão de obra na produção do bem cujo processo produtivo é mais eficiente e o custo de produção mais baixo, exportando o excedente deste bem para o outro país. Assim, produzirá uma quantidade superior desse bem, dada a eficiência produtiva, e importará o outro bem do outro país, que possui melhores condições de produção para o mesmo. A população de ambos os países ganha, pois passa a usufruir de maiores quantidades dos dois bens, a um custo mais baixo.
Exercícios
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59
Tentativa 1 de 3
1.  Os governos utilizam diferentes instrumentos de políticas macroeconômicas para intervir e alcançar os objetivos econômicos dos seus respectivos países. A política comercial é um desses instrumentos. Assinale a alternativa correta.
A.  A política comercial se ocupa da administração dos recursos escassos, que são utilizados na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas.
Você acertou!
B.  As políticas comerciais interferem nas relações de troca de um país com os demais, por meio de incentivos às exportações ou barreiras às importações.
As políticas comerciais utilizadas pelos governos podem ser aplicação de tarifas, cotas à importação, barreiras não tarifárias, subvenções às importações e também subsídios às exportações.
C.  Para o alcance de uma melhor distribuição de renda, são utilizadas políticas comerciais que estimulem o parque industrial do país, no caso, políticas protecionistas.
D.  As políticas comerciais são adotadas apenas em países em desenvolvimento para se protegerem das vantagens comerciais que os países desenvolvidos possuem.
E.  As políticas comerciais permitem que as exportações sejam sempre superior às importações, não havendo desequilíbrios no saldo da balança comercial dos países que praticam comércio com mercados externos.
2. Suponha que os bens “X” e “Y” sejam produzidos nos países A e B, nas condições técnicas descritas no quadro a seguir, e marque a opção correta:
	País/Produto
	        X       
	        Y        
	A
	80
	250
	B
	150
	280
A.  De acordo com a teoria clássica das vantagens comparativas, o país A deveria exportar o excedente de produção dos bens X e Y.
B.  O país A possui vantagem absoluta na produção de X e o país B possui vantagem comparativa na produção de X.
Você acertou!
C.  O país B possui maior vantagem comparativa na produção do bem Y.
O país B apresenta um custo relativo inferior na produção do bem Y do que o país A, ou seja, o custo de oportunidade na produção do bem Y é inferior ao custo de oportunidade do país A na produção desse mesmo bem.
D.  O país B possui maior vantagem comparativa na produção do bem X.
E.  Atualmente, os países que aplicam o princípio das vantagens comparativas possuem maior desenvolvimento econômico do que aqueles que não praticam.
3.  As barreiras protecionistas pertencem às políticas comerciais dos governos. Com relação a essas barreiras, assinale e alternativa correta.
A.  O sinônimo dessa doutrina é o livre-comércio.
B.  Incentivos ou subsídios às exportações são medidas protecionistas que beneficiam as exportações e desestimulam a entrada de produtos externos no mercado do país.
Você acertou!
C.  Favorecem as atividades produtivas internas em detrimento da concorrência estrangeira.
É um conjunto de medidas que limita a entrada de produtos externos no país, de modo que esses produtos sejam desenvolvidos e produzidos no mercado interno.
D.  As medidas protecionistas podem ser adotadas sem limites pelos países, pois apenas haverá desenvolvimento se os países deixarem de importar e passarem a produzir nos seus próprios mercados.
E.  Os países pequenos adotam políticas protecionistas com maior intensidade para protegerem seus mercados dos países grandes.
4.  Exportações significa a venda de produtos nacionais a mercados estrangeiros. Sobre esse assunto, qual é a opção correta?
A.  Os subsídios ou incentivos às exportações permitem que a quantidade exportada seja sempre superior à importada.
B.  Existem dois tipos de fomento à exportação: isenção de impostos e subsídios financeiros às empresas exportadoras.
C.  Os subsídios às exportações apenas geram benefícios à economia e à população do país que realiza essa prática.
D.  Isenção de ICMS e IPI para produtos industrializados destinados à exportação, subsídios, limite de participação estrangeira no capital das empresas; workshops, isenção do Cofins para receitas oriundas das exportações, isenção do ISS para serviços destinados ao exterior são alguns exemplos de estímulo às exportações.
Você acertou!
E.  O aumento da renda mundial automaticamente beneficiará países exportadores, pois haverá maior demanda por produtos em todos os países, estimulando o comércio internacional.
Quando há um aumento da renda mundial, mais produtos serão consumidos pelas famílias, mais investimentos serão feitos pelas empresas e pelos governos, logo, uma vez que as economias não são autossuficientes, haverá maior necessidade de fluxo de bens e serviços para atender as necessidades crescentes.
5.  Com relação ao processo de substituição de importações, assinale a alternativa correta.
A.  O processo de substituição de importações significa a eliminação da aquisição de todo e qualquer produto que seja produzido em outros países.
Você acertou!
B.  Justifica-se quando ocorre deterioração das relações de troca, ou seja, quando a necessidade de importação de produtos industrializados ocorre em montante superior ao das exportações de produtos primários, o que deteriora o saldo comercial e prejudica o avanço econômico desses países.
Produtos manufaturados possuem maior valor agregado. Desse modo, países exportadores de bens primários, cujos produtos possuem baixo valor agregado, necessitam vender uma quantidade muito elevada desses bens para poder adquirir uma quantidade menor de produtos manufaturados, por serem mais caros. Portanto, há vantagens comerciais para países com parque industrial mais avançado.
C.  Ocorre quando os países avançados pretendem desestimular o desempenho econômico dos países em desenvolvimento, protegendo os seus mercados da ameaça de novos concorrentes comerciais.
D.  A redução das importações provoca aumento do saldo da balança comercial, gerando recursos financeiros internos suficientes para os investimentos necessários ao desenvolvimento industrial do país.
E.  É uma política que visa isolar o país do resto do mundo, produzindo todosos bens necessários para atender a demanda da população interna, desenvolvendo-se de modo autossuficiente.
UNAR 
-
 
2ª Graduação em Geografia 
–
 
2023
 
TÍTULO: 
HISTÓRIA ECONÔMICA E ECONOMIA
 
SUBTÍTULO: 
Industrialização no Brasil e a crise na década de 60
 
 
Desafio
 
 
Prazo para envio:
 
11/02/24 23:59
 
O princípio das vantagens comparativas demonstra que cada país deve se especializar na 
produção daquele bem cujo processo produtivo seja mais eficiente (ou que seu custo relativo 
seja inferior), apresentando o menor custo de oportunidade.
 
Considerando essa definição, 
monte um exercício numérico levando em consideração:
 
a) Descreva uma economia hipotética com dois países que produzam apenas dois bens e que 
possam alocar a mão de obra disponível na produção desses dois produtos;
 
b) Demonstre as vantagens absolutas e relativas de cada país;
 
c) Saliente qual é o produto em que cada país se especializará na produção e exportará;
 
d) Explique os efeitos da especialização da produção para a população de ambos os países.
 
Padrão de resposta esperado
 
Não há padrão exato de resposta, segue uma possibilidade
:
 
 
a) Alemanha e Inglaterra; Produção de bicicletas e automóveis;
 
b) Vantagens absolutas: Inglaterra e Alemanha na produção de bicicletas; Vantagens 
comparativas: Inglaterra na produção de bicicletas (100/280 = 0,357; comparado a 0,7 da 
Alemanha) e Alemanha na produção de automóveis (200/140 = 1,42, comparado a 2,8 da 
In
glaterra);
 
c) Assim, Inglaterra se especializará na produção de bicicletas, exportando o seu excedente 
para a Alemanha, enquanto a Alemanha se especializará na produção de automóveis, 
exportando o seu excedente de produção para a Inglaterra.
 
d) Deste modo, ambos os países aplicam sua mão de obra na produção do bem cujo processo 
produtivo é mais eficiente e o custo de produção mais baixo, exportando o excedente deste 
bem para o outro país. Assim, produzirá uma quantidade superior desse bem, dad
a a eficiência 
produtiva, e importará o outro bem do outro país, que possui melhores condições de produção 
UNAR - 2ª Graduação em Geografia – 2023 
TÍTULO: HISTÓRIA ECONÔMICA E ECONOMIA 
SUBTÍTULO: Industrialização no Brasil e a crise na década de 60 
 
Desafio 
 Prazo para envio: 11/02/24 23:59 
O princípio das vantagens comparativas demonstra que cada país deve se especializar na 
produção daquele bem cujo processo produtivo seja mais eficiente (ou que seu custo relativo 
seja inferior), apresentando o menor custo de oportunidade. Considerando essa definição, 
monte um exercício numérico levando em consideração: 
a) Descreva uma economia hipotética com dois países que produzam apenas dois bens e que 
possam alocar a mão de obra disponível na produção desses dois produtos; 
b) Demonstre as vantagens absolutas e relativas de cada país; 
c) Saliente qual é o produto em que cada país se especializará na produção e exportará; 
d) Explique os efeitos da especialização da produção para a população de ambos os países. 
Padrão de resposta esperado 
Não há padrão exato de resposta, segue uma possibilidade: 
 
a) Alemanha e Inglaterra; Produção de bicicletas e automóveis; 
b) Vantagens absolutas: Inglaterra e Alemanha na produção de bicicletas; Vantagens 
comparativas: Inglaterra na produção de bicicletas (100/280 = 0,357; comparado a 0,7 da 
Alemanha) e Alemanha na produção de automóveis (200/140 = 1,42, comparado a 2,8 da 
Inglaterra); 
c) Assim, Inglaterra se especializará na produção de bicicletas, exportando o seu excedente 
para a Alemanha, enquanto a Alemanha se especializará na produção de automóveis, 
exportando o seu excedente de produção para a Inglaterra. 
d) Deste modo, ambos os países aplicam sua mão de obra na produção do bem cujo processo 
produtivo é mais eficiente e o custo de produção mais baixo, exportando o excedente deste 
bem para o outro país. Assim, produzirá uma quantidade superior desse bem, dada a eficiência 
produtiva, e importará o outro bem do outro país, que possui melhores condições de produção

Continue navegando