Buscar

A1 America

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

·	Conforme Farret e Pinto (2001, p. 33), “[...] o nome ‘América’ somente nasce em 1507, quando o geógrafo alemão Martin Waldseemüller publica _Introdução à Cosmografia_, contendo um mapa no qual o autor refere-se ao Novo Mundo como ‘América’, em uma clara homenagem a Américo Vespúcio”. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, descreva como foi criada e nomeada a extensão territorial que hoje conhecemos por América Latina.
A denominação "América Latina" é uma referência aos países que se originaram a partir das colônias europeias na América Central e do Sul, que possuíam línguas latinas, como o espanhol, o português e o francês. Essa expressão foi criada no século XIX por intelectuais franceses, que tinham interesse em cultivar a influência da França na região e destacar as conexões culturais entre a Europa e a América Latina.
O nome “América” em si só surgiu em 1507, quando o geógrafo alemão Martin Waldseemüller publicou sua obra, fazendo uma homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, que fez várias explorações pelo continente americano. Apesar disso, a expressão “América Latina” só começou a ser usada no século XIX, com o objetivo de conectar as nações latino-americanas à cultura europeia e destacar as influências culturais que haviam se desenvolvido ao longo da colonização europeia.
A América Latina se originou a partir da colonização espanhola e portuguesa dos territórios nas Américas durante os séculos XVI e XVII. Os colonizadores europeus trouxeram sua língua, cultura e religião para as regiões. A partir desta colonização, formou-se uma nova identidade cultural que se misturou com as culturas indígenas locais.
O termo "América Latina" foi cunhado no século XIX para descrever a região que abrange países que falam idiomas latinos, incluindo português, espanhol e francês. O termo surgiu após as guerras de independência das colônias espanholas e portuguesas na América do Sul no início do século XIX. Os líderes desses países procuravam solidariedade e cooperação regional, e o termo "América Latina" foi adotado como um símbolo de unidade cultural e linguística.
Hoje, a América Latina é composta por cerca de 20 países, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, entre outros. A região tem uma diversidade de culturas e línguas, mas compartilham muitos aspectos em comum, como a história colonial, a religião predominante e a paixão pelo futebol.

Continue navegando