Buscar

forum fito

Prévia do material em texto

Os metabólitos secundários são moléculas produzidas em processos celulares, mas não são essenciais para um crescimento vegetativo, portanto não se qualificam ou se caracterizam como essenciais na vida de um organismo. Porém, desenvolvem importantes funções como, atividade antibiótica e antiparasitária. São classificados em: fenólicos, glicosídeos, taninos, terpenos e flavonoides. Também são importantes, pois além de protegerem as plantas dos fatores ambientais como: temperatura, água, luz solar e deficiência de nutrientes são relevantes como ativos utilizados na fitoterapia. 
Dessa forma, por apresentarem grande variedade de formas químicas e funções biológicas, suas substâncias apresentam princípios ativos de medicamentos que são de extrema importância, como em fármacos que atuam no combate a doenças, que ainda não possuem uma cura, como no caso do câncer e de doenças cardiovasculares. 
Um dos exemplos que podemos citar como utilização de fármaco é a artemisinina, um terpeno que atua com grande eficiência contra os protozoários que causam a malária, ou seja, uma molécula de um metabólito secundário vegetal, usado para o tratamento da malária. Já nos alcaloides, temos como um grande princípio ativo deste metabólito, os que agem no sistema nervoso central como: a cafeína, nicotina, morfina e a cocaína. 
https://mundoplantasmedicinais.com.br/o-que-sao-metabolitos-primarios-e-secundarios/

Continue navegando

Outros materiais