Buscar

Questionário Cult Afro Brasil e Rel Etnicos Raciais Aula 04 Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI
QUESTIONÁRIO – CULTURA AFRO BRASILEIRA E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS – AULA 04 – ADMINISTRAÇÃO
1-De acordo com as sentenças apresentadas, marque V para verdadeiro ou F para falso:
() A identidade individual surge em meio à identidade coletiva e vice-versa, por meio dos costumes que o indivíduo possui e compartilha com a sociedade.
() A identidade de uma sociedade pode ser destacada por meio de pratos típicos, danças, linguagem própria, estilos de roupas, entre outros.
() A identidade brasileira é compartilhada por aqueles que têm conexões com a cultura vivida no Brasil, inclusive por estrangeiros que se aculturaram no país.
() A identidade é algo que pode ser controlado e moldado pelas pessoas, dependendo das qualidades que desejam expressar para a sociedade.
A alternativa correta é:
 
R= V, V, V, F. 
2-Durante muito tempo, o homem foi considerado um ser unificado (com uma identidade coerente, fixa, conservadora, sem grandes alterações no espaço e tempo). Desde a modernidade, no entanto, tornou-se uma questão muito mais complexo, fragmentado e multifacetado. Neste processo normalmente define-se isso de ___________________.
 
R= Crise de identidade.
 
3-Nesta concepção típica da Modernidade, o núcleo do sujeito não possui total autonomia ou autossuficiência, mas é constituído por relações sociais, mediadoras valores e significados culturais é uma identidade interativo, ou seja, a construção do sujeito se dá em suas relações com outros temas, ideias, objetos, etc. A passagem se refere a qual concepção?
R= Sujeito sociológico (sec. XIX) 
4-Refere-se ao modo como cultura ou mesmo uma pessoa considera e reconhece a si mesma. Entende-se, assim, que uma cultura pode reconhecer sua identidade por meio de seus elementos culturais únicos e compartilhados A passagem se refere a qual fenômeno?
 
R= Identidade. 
 
5-Considerando o que você estudou na aula Identidade e diferença, quais das assertivas abaixo estão corretas?
 
· A globalização aproxima povos e culturas diferentes, criando uma espécie de “aldeia global” onde não é possível identificar desigualdades profundas
· A formação da identidade está relacionada não apenas à tradição, mas também ao consumo e à multiterritorialidade presente nos centros urbanos.
· Na história do Brasil, acesso à educação de qualidade, alimentação, saneamento básico, saúde e empregos bem remunerados é “privilégio” de uma minoria, enquanto a maioria ainda enfrenta desigualdades profundas.
· Embora haja uma população de milhões de afrodescendentes no Brasil, eles não foram lembrados apenas após a proclamação da República.
 
R= Apenas as assertivas 2, 3 estão corretas 
Total 5/5

Outros materiais