Buscar

Apresentação do Paper - A importancia do uso de epi nas universidades

Prévia do material em texto

A importância do uso de EPIs nas universidades 
Karolina Alves Vecchiotti- Biomedicina 
Emilly Nathali Pereira Pinheiro- Farmácia 
Erick Rodrigues Russini- Nutrição
Código da turma:FLC20757BBI 
 Introdução 
O uso de equipamentos de proteção individual é de extrema importância, não somente no ambiente de trabalho, mas sim, em ambiente acadêmico, fazendo com que acidentes sejam evitados enquanto os estudantes utilizam o laboratório para a prática.
O equipamento de proteção individual, de acordo com a NR-6, tem como finalidade proteger o trabalhador/acadêmico, contra os riscos suscetíveis que ameaçam a sua segurança e a saúde. Já o equipamento de proteção coletiva protege todos os presentes no ambiente de trabalho/acadêmico.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A prática de acidentes demanda principalmente dos EPIs e EPCs adequados, treinamentos dos recursos humanos, adoção das normas e procedimentos de biossegurança (MASTROENI, 2005).
Tutora Patricia Nunes de Souza
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Equipamentos de segurança: são considerados como barreiras primárias de contenção e, juntamente com as boas práticas em laboratório, visam à proteção dos indivíduos e dos próprios laboratórios, sendo classificados como equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) (HIRATA & MANCINI FILHO, 2002: BRASIL, 2006; PENNA et al., 2010).
Tutora Patricia Nunes de Souza
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os alunos de universidades mesmo sabendo dos riscos pela falta do uso dos EPIs acabam deixando de lado as normas de biossegurança o que pode vir a gerar em práticas clínicas a troca de microrganismos de um paciente para o outro e para os próprios estudantes (Arantes, et al, 2015).
Tutora Patricia Nunes de Souza
CONCLUSÃO PESSOAL 
Concluímos que, ao longo da pesquisa foram surgindo algumas dúvidas na qual obtivemos todo o apoio necessário de nossa tutora, quanto o que deveria ser realizado. Tivemos acesso á muitos artigos científicos que nos ajudaram a compreender melhor o passo a passo, a fim de finalizarmos nossa introdução á pesquisa.
O que aprendemos com o nosso tema foi que reforçam muito o uso de epi em laboratórios das universidades, mas com o conhecimento e treinamento adequado, priorizando sempre a saúde e o bem estar de todos. Se todos utilizarem corretamente os EPIs o índice de acidente obviamente cai.
Tutora Patricia Nunes de Souza
REFERÊNCIAS
ARANTES, . C.; HAGE, . de A.; NASCIMENTO, . S. do; PONTES, . S. C. Biossegurança aplicada à Odontologia na Universidade Federal do Pará, Cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Pan-Amazônica de Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 8, 2015. DOI: 10.5123/S2176-62232015000100002. Disponível em: https://ojs.iec.gov.br/index.php/rpas/article/view/287. Acesso em: 6 dez. 2022.
Sangioni, Luis Antônio et al. Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia. Ciência Rural [online]. 2013, v. 43, n. 1 [Acessado 20 novembro 2022], pp. 91-99. Disponível em: https//doi.org/10.1590/SO103-84782012005000122. Epuv 30 Out 2010. ISSN 1678-4596.
Tutora Patricia Nunes de Souza
“
Investir em biossegurança é a maior demonstração de amor ao próximo!
Glenia Santiago 
Karolina Alves Vecchiotti- Biomedicina 
Emilly Nathali Pereira Pinheiro- Farmácia 
Erick Rodrigues Russini - Nutrição
Código da turma: FLC20757BBI

Continue navegando