Buscar

A máquina térmica 7 ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. o dispositivo que absorvem calor e liberam trabalho, o contrário As máquinas devem realizar trabalho mecânico como elevar, movimentar ou misturar e seu funcionamento depende de um combustível, ou fonte de energia, logo elas transformam algum tipo de energia em energia mecânica
Todas as máquinas térmicas operam de acordo com um ciclo termodinâmico, isto é, sequências de estados termodinâmicos que se repetem. Esses ciclos apresentam diferentes estados de volume, pressão e temperatura. São projetadas para buscar a maior eficiência energética, uma grande quantidade de trabalho, mas "nenhuma máquina térmica pode apresentar um rendimento de 100%." Uma parte se transforma em trabalho e outra em calor.
Tal impossibilidade decorre do fato de que a máquina precisa “perder” parte da energia que absorve para retornar ao estado termodinâmico inicial de seu ciclo de funcionamento.
configuração similar: dispõe de uma fonte de calor (fonte quente), da qual extrai a energia necessária para o seu funcionamento(quantidade de calor que a máquina absorve), e um sorvedouro (fonte fria), para onde uma parte do calor absorvido é dissipada( calor que a máquina dissipa para o meio externo) e trabalho a porção de energia que uma máquina térmica foi capaz de converter em energia mecânica
· Motores de combustão interna – motores movidos a gasolina, álcool, diesel, GLP e querosene. Eles absorvem o calor que é produzido a partir da queima de uma mistura de combustível e ar, que é periodicamente injetada no interior de seus cilindros. Desse modo, parte da energia que é liberada durante a explosão é convertida em trabalho, por meio do movimento do pistão – uma das partes móveis do motor, usada para converter a energia térmica em energia cinética.
· Máquinas movidas a vapor – locomotivas, máquinas de tecer. Dispositivo inventado para dar movimento a outras máquinas, cujo combustível para acionar seu conjunto é o vapor d'água. Desenvolvido no século XVIII, sua tecnologia continuou a ser utilizada e aperfeiçoada até o início do século XX. A partir das modificações de Watt, os motores a vapor passaram a movimentar as primeiras locomotivas, barcos, fábricas, além de fundições e minas de carvão.
· Usinas termoelétricas - é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares).
· Refrigeradores e ar-condicionado - Máquinas térmicas invertidas, pois transferem calor de uma região fria para uma mais quente. Esses aparelhos são constituídos por um compressor, um condensador e um evaporador. Neles, o ar do ambiente passa por um filtro, onde o pó e a umidade são retidos. Em seguida, este ar entra em contato com a serpentina, onde é resfriado, retornando ao ambiente através de um ventilador. As máquinas térmicas absorvem calor e liberam trabalho, o contrário do que fazem os refrigeradores.

Continue navegando