Buscar

Didática e Metodologia do Ensino de Sociologia DISSERTATIVA

Prévia do material em texto

Didática e Metodologia do Ensino de Sociologia
A trajetória da presença e da oferta da Sociologia enquanto disciplina curricular nas escolas brasileiras é marcada por uma série de problemas. Podemos citar, como exemplos, a reduzida carga horária, a falta de profissionais formados na área e a incerteza frente a sua oferta, ora facultativa, ora obrigatória. A partir desses exemplos, disserte sobre os desafios e os problemas relativos ao ensino da Sociologia na escola pública brasileira. A trajetória da presença e da oferta da Sociologia enquanto disciplina curricular nas escolas brasileiras é marcada por uma série de problemas. Podemos citar, como exemplos, a reduzida carga horária, a falta de profissionais formados na área e a incerteza frente a sua oferta, ora facultativa, ora obrigatória. A partir desses exemplos, disserte sobre os desafios e os problemas relativos ao ensino da Sociologia na escola pública brasileira.
Resposta esperada
- Com relação à baixa carga horária: apresenta-se como desafiador desenvolver o pensamento sociológico com tempo tão limitado.
- Formação profissional: é comum a disponibilização da disciplina para profissionais que não são formados em Ciências Sociais/Sociologia, às vezes, tendo professores formados em Direito.
- Incerteza: a falta de continuidade na oferta obrigatória da disciplina impediu o país de ter uma tradição de ensino de Sociologia. A incerteza marca a presença da disciplina nos currículos e podemos destacar tanto seu banimento ao tempo da ditadura militar quanto seu retorno facultativo para compreender as incertezas.
Vinculada às propostas de educação de Paulo Freire, esta tendência progressista de educação foi construída a partir dos trabalhos com educação popular, na maioria das vezes não amarrada ao ensino escolar. Contudo, muitas das propostas sugeridas por esta tendência tornaram-se referência para o processo de reflexão e crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas pela educação formal. Por sua vez, é fundamental explicitar que a pedagogia libertadora entende que a educação tem um papel primordial de transformação da sociedade, iniciando já nas relações sociais estabelecidas em seu campo. Diante do exposto, disserte sobre o papel do professor e do aluno na Tendência Libertadora. FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/pedagogia-libertadora/32708. Acesso em: 7 nov. 2018.
Resposta esperada
- Essa tendência é fundamentada no diálogo.
- Conforme o contexto dos alunos, sua vivência, os conteúdos a serem trabalhados estão organizados para possibilitar a ampliação do conhecimento e crítico da realidade, permitindo ao aluno um conhecimento sistemático e estruturado, transformando-se num meio contra a pressão.
- O conhecer está direcionado ao apreender o mundo e, isso é realizado no coletivo e nunca individual, pois as pessoas aprendem melhor no coletivamente .
- O Professor e aluno são peças principais no ato do conhecimento.
- O professor é o articulador dos debates, organizando conforme as características conforme cada necessidades do grupo.
- O aluno é a peça principal do processo de ensino.

Continue navegando

Outros materiais