Buscar

Prova 2 Atividades Extensionistas Temas integradores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Atividades Extensionistas: Temas Integradores
De acordo com as aulas magnas e do texto “A importância da Educação na construção da cidadania”, quanto ao papel da família na construção da cidadania, analise as afirmações a seguir:
I. A família torna-se num primeiro espaço de educação para a cidadania porque é a instância matriz da socialização na vida das crianças.
II. O termo família deve ser utilizado somente num sentido tradicional, não podendo assim assumir formas diversas.
III. É importante que a família seja exemplo de participação na vida cívica, de atenção ao que a cerca, de abertura e solidariedade.
 
Está corretas apenas as assertivas:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Estão corretas apenas as assertivas I e III. A família é o primeiro espaço de afecto, de segurança e de alteridade. Torna-se num primeiro espaço de educação para a cidadania porque é a instância matriz da socialização na vida das crianças. Tomamos aqui família num sentido muito amplo, enquanto «comunidade de destinos», podendo assumir as formas mais diversas: famílias tradicionais, famílias monoparentais, famílias de acolhimento (…) O que é importante é que a família seja exemplo de participação na vida cívica, de atenção ao que a cerca, de abertura e solidariedade. No entanto, as famílias podem também ser lugares problemáticos, de exploração e de vitimização. Os jornais inundam-nos diariamente com notícias a esse respeito, ultrapassando classes sociais e condições socioeconômicas. Encontramos também famílias fechadas sobre si mesmas, isoladas socialmente, que não têm condições para se tornar espaços de cidadania.
	
	E
	II e III
Questão 2/5 - Atividades Extensionistas: Temas Integradores
Conforme os assuntos abordados nas aulas magnas e o conteúdo do artigo “Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea”, sobre a questão do ensino de valores, assinale a assertiva correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A construção do conceito de cidadania é responsabilidade somente núcleo familiar ao qual um indivíduo pertence.
	
	B
	Não compete à escola a formação de sujeitos capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias.
	
	C
	A educação em valores é algo dispensável para a construção da personalidade dos futuros cidadãos e cidadãs.
	
	D
	Em tempos difíceis, de violência, indisciplina e falta de perspectiva para a juventude, a noção de valores adquire proporções crescentes nos debates entre a escola e a sociedade em geral.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Por isso, acreditamos que a escola tem muito a ajudar no processo de formação em valores das futuras gerações. Em tempos difíceis, de violência, indisciplina e falta de perspectiva para a juventude, a noção de valores adquire proporções crescentes nos debates entre a escola e a sociedade em geral. Diante disso, consideramos que é necessário voltarmos nossos olhares para a educação em valores, tarefa que julgamos indispensável para a construção da personalidade dos futuros cidadãos e cidadãs, comprometidos com a justiça, igualdade e valorização dos direitos humanos. (Texto base, p. 4).
	
	E
	Para a escola é impossível ajudar no processo de formação em valores, visto o grau de degradação dos mesmos na sociedade atual.
Questão 3/5 - Atividades Extensionistas: Temas Integradores
Conforme o conteúdo das aulas magnas e do texto “A importância da Educação na construção da cidadania”, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Cidadão será a pessoa em plena posse dos seus direitos civis e políticos para com um estado livre e sujeito a todas as obrigações inerentes a essa condição.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
O dicionário da Academia de Ciências de Lisboa (2001) indica que a palavra de raiz grega polis significa «cidade» e, recorrentemente, a palavra politize quer dizer «participação na vida da cidade». O latim indica que a etimologia de civitas, atis (cidade) corresponde a uma «unidade territorial e política na Antiguidade, cujos membros se governavam a si próprios»; «cidadão» será a pessoa em plena posse dos seus direitos civis e políticos para com um estado livre e sujeita a todas as obrigações inerentes a essa condição. Assim, podemos desde já inferir que ser cidadão implica o exercício de direitos e deveres e, mais do que isso, uma negociação entre direitos e deveres de modo a que sempre prevaleça o bem comum. Ser cidadão pressupõe identidade e pertença, mas, também, o sentido solidário de participação numa causa («casa») comum. (Texto base, p. 109-110).
	
	B
	Assim, podemos desde já inferir que ser cidadão implica tão somente no exercício de direitos, e não dos deveres de cada membro de uma sociedade.
	
	C
	Na cidadania não importa o bem comum, mas sim os direitos e interesses individuais de cada membro da sociedade.
	
	D
	Ser cidadão não implica na formação de uma identidade ou sentimento de pertença.
	
	E
	A cidadania não condiz com um espírito solidário de participação numa causa comum.
Questão 4/5 - Atividades Extensionistas: Temas Integradores
De acordo com as aulas magnas e o conteúdo do artigo “Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea”, os objetivos centrais da educação devem ser:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Evitar formas de violência, como o bulling.
	
	B
	Favorecer a espiritualidade do ser humano
	
	C
	Instrução e formação ética.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
De acordo com Araújo (2003), os dois objetivos centrais da educação atualmente são a instrução e a formação ética. Vale ressaltar que esses objetivos são indissociáveis e corroboram para a formação de cidadãos e cidadãs.(Artigo base, p. 2).
	
	D
	Apenas favorecer relações sociais.
	
	E
	Somente a profissionalização dos indivíduos
Questão 5/5 - Atividades Extensionistas: Temas Integradores
De acordo com as aulas magnas e o conteúdo do artigo “Educação em valores: a escola como espaço de formação para a cidadania na sociedade contemporânea”, existe um referencial normativo que rege, a nível mundial, nossas práticas de cidadania. Qual é esse referencial?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Declaração Universal dos Direitos do Homem (ou dos Direitos Humanos)
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Temos um referencial normativo que rege, a nível mundial, as nossas práticas de cidadania. É a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção dos Direitos da Criança. (Texto base p. 110).
	
	B
	Código de Hamurabi
	
	C
	Concílio do Vaticano
	
	D
	Tratado de Greenwich
	
	E
	Tratado do Atlântico Norte

Continue navegando