Buscar

MANUAL DO USUÁRIO

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Prezado Proprietário(a) 
 
A partir deste momento, o(a) Senhor(a) está recebendo o MANUAL DO PROPRIETÁRIO. 
A finalidade deste documento é fornecer e esclarecer todas as informações pertinentes ao seu imóvel, cujo objetivo é assegurar e manter a qualidade, a segurança e integridade do mesmo. 
Este manual é composto de vários capítulos dedicados aos termos e prazos de garantias, manutenção, assistência técnica, características técnicas construtivas, definições dos materiais empregados, procedimentos em caso de reformas, situações de emergência e outras informações importantes. 
É necessário que o proprietário(a) do imóvel leia atenta e integralmente este documento, logo após a entrega e vistoria do imóvel. As instruções e informações contidas neste manual e que não forem observadas pelo proprietário(a) do imóvel, poderá levar a perda de garantia parcial ou integralmente do bem. 
Cabe salientar que é de responsabilidade do proprietário manter e conservar este MANUAL DO PROPRIÉTÁRIO sempre em sua posse e em bom estado de conservação. Em caso de necessidade, como manutenção ou reparo, o proprietário(a) poderá permitir que este seja consultado pelo profissional que irá executar algum tipo de serviço no imóvel. 
Se no futuro, alguma obra for realizada sobre o imóvel, será obrigação do Proprietário(a) deixar registrado neste manual, as alterações realizadas. Salienta-se que qualquer tipo de obra deverá ser realizado sob a orientação e supervisão de um profissional legalmente habilitado, como um Engenheiro Civil ou Arquiteto. Dentro do período da garantia contratual, a KAIROS deverá ser consultado e informado por escrito.
RESPONSABILIDADES
Do Proprietário:
É no momento da vistoria para o recebimento das chaves que se iniciam as responsabilidades do proprietário, relacionadas à manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade do apartamento. Para manter tais condições em um nível normal, este manual traz uma série de recomendações importantes que garantem o uso adequado do imóvel.
A conservação das partes comuns do imóvel também faz parte das responsabilidades dos moradores. 
Além disso, é muito importante a participação individual de cada morador na conservação e uso adequado, não danificando qualquer parte das áreas comuns ou equipamentos coletivos. 
Da Construtora:
A Construtora é responsável pelo imóvel segundo as prescrições de duas normas que regem o assunto: 
· Código de Proteção e Defesa do Consumidor
A responsabilidade da Construtora é de 90 (noventa) dias quanto aos vícios aparentes. Esta garantia cobre falhas ou defeitos em serviços de revestimentos internos e externos, no funcionamento de esquadrias e ferragens e no funcionamento das instalações hidrossanitários e elétricas.
A Construtora não se responsabiliza por danos causados pelo uso inadequado do imóvel ou por reformas e alterações feitas no projeto original, mesmo que ainda esteja vigente o prazo de garantia contratualmente estipulado. 
· Código Civil Brasileiro
A responsabilidade da Construtora é de 6 (seis) meses com relação aos vícios ou defeitos redibitórios, isto é, ocultos, aqueles que no ato da assinatura do Termo de Recebimento não foram possíveis detectar. No que se refere à solidez e segurança da construção o prazo passa a ser de 5 (cinco) anos.
DESCRIÇÃO DA UNIDADE
Trata-se de um imóvel residencial com 108,26m2, de 2 pavimentos. 
No piso superior possui com 3 dormitórios, sendo uma Suíte e 1 banheiro social. 
No piso térreo, cada residência está distribuída por uma Sala de Estar/Jantar, Cozinha, Lavabo, Área de Serviço e de uma Varanda com churrasqueira, além de um Depósito e uma garagem coberta com pérgola com 2 vagas. 
Este empreendimento possui infraestrutura completa de rede de água e esgoto individualizada e calçadas com bloquetes, rede elétrica com cabeamento sobre a coberta. 
PAREDES
ESTRUTURA:
As paredes internas e externas são de alvenaria de fechamento com bloco cerâmico (tijolos furados) 9cmx19cmx29cm. Nelas abrigam tubulações das instalações hidrossanitários e elétricas. 
Antes de perfura-las para fixação de quadros, armários e prateleiras, consulte os projetos hidráulicos e elétricos que integram este manual e assegure-se que não danificará estas instalações. Assim evitará possíveis acidentes.
Assegure-se também de que o peso dos armários e prateleiras, que não pode exceder 50kg/m², seja compatível com a resistência das paredes, e verifique se a bucha suporta a carga.
Para peso ou tração fortes, há o recurso de chumbar toquinhos para sustentar os parafusos.
Para um quadro leve, se preferir usar um prego, é aconselhável proteger a pintura com durex ou fita adesiva para não descascar.
Revestimento
Os revestimentos dos quartos, salas e circulação foram feitos com chapisco traço 1:3 e reboco traço 1:2:8. 
No banheiro as paredes receberam chapisco, emboço e posteriormente RX 33012 ROX POLAR-A e rejuntado com rejunte na cor cinza platina e na cozinha o revestimento RX 33012 ROX POLAR A e rejuntado com rejunte na cor branco. 
O revestimento foi comprado na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
Tetos e Pisos
O teto da residência é de laje pré-moldada, com lajotas em EPS, com barras de aço de 12mm de diâmetro, distribuídas a cada 50cm de distância. Com reforço na base da caixa de água. Concreta com concreto usinado de 25 Mpa. 
Dentro desta laje correm os eletrodutos e fiações. 
O teto recebeu o reboco de gesso com 5mm de espessura.
Os pisos do quarto, sala, circulação, cozinha e banheiro são em piso RX 59/42 IATAJA-A, rejuntados com rejunte cor cinza platina.
 Todos os pisos foram adquiridos na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
Pedras
	Soleira: Foram colocadas em mármore Verde Ubatuba com 15cm de largura na porta de entrada, porta da cozinha e banheiro.
	Pingadeira das janelas: Foram colocadas em mármore Verde Utatuba, com larguras variáveis para cada janela.
	Balcão da cozinha: Foram colocadas em mármore Verde Ubatuba, acabamento reto dobrado.
	Pia da cozinha: Foram colocadas em mármore Verde Ubatuba, acabamento reto dobrado.
	
Evite limpeza do piso com água em excesso, prefira produtos de limpeza que exijam menor consumo de água, desta forma estará protegendo as paredes e rejuntes de umidades excessivas que podem gerar deterioração precoce dos revestimentos.
	
A alteração de temperatura elevadas durante o dia ou baixas à noite, comuns em novo clima, pode soltar as peças cerâmicas. É muito raro acontecer, mas é bom que saibam desta hipótese.
Pinturas
A pintura interna, paredes e tetos da sala, circulação e quartos, foi executada sobre selador acrílico da marca Arko e massa PVA da marca Arko, com tinta látex acrílico fosco na cor cinza da marca Suvinil. 
Adquiridos na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
	A pintura externa, foi executada um barrado de pintura impermeabilizante com Vedapren parede com 80cm de altura. 
Sobre o selador acrílico da marca Arko, foi aplicado na casa a tinta fosco na cor Pêssego da marca Suvinil. 
Os detalhes da fachada e ao redor das portas e janelas foram feitos em arenato na cor pérola da marca Arko. 
As tintas foram adquiridas na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
Para limpeza, use esponja macia com detergente sabão de coco ou produtos específicos, em movimentos circulares. Enxágue com pano branco e limpo, sem deixar escorrer enxugue levemente.
Portas.
	Pode surgir mofo nos períodos de chuva prolongada. Para evita-los, deixe com que haja bastante ventilação nos ambientes, pois o mofo é fungo que prolifera com umidade, sombra e calor. Se ocorrer, remova-o com detergente e água sanitária
Portas
As portas internas no modelo Semi oca da marca ALAMO, de giro.
 Adquiridas na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
	Nas portas de madeira evite contato com água
	Periodicamente limpe com pano seco.
Lubrifique as dobradiças e fechaduras com gotas de óleo demáquina de costura. Não utilize produtos abrasivos nas fechaduras.
	Evite que as portas batam violentamente com vento ou ao serem fechadas. Estas batidas comprometem sua fixação e causam trincas na pintura.
Esquadrias e Janelas
As esquadrias são em alumínio anodizado com pintura eletrostática branca, vidros lisos, espessura conforme especificação do fabricante.
Janela do banheiro – 60cmx60cm;
Janela da Sala – 150cmx100cm;
Cozinha – 120cmx100cm
Antes de fazer qualquer tipo de fixação nas paredes por meio
Instalações Elétricas
As instalações elétricas de sua unidade são compostas por:
1 – Uma caixa de distribuição possui 4 disjuntores e 1 DR (dispositivo residual) para área molhada, destinados a proteger as instalações elétricas na ocorrência de algum distúrbio, curto circuito ou manutenção de algum equipamento elétrico, está localizada atrás da porta da cozinha
2 – O circuito elétrico é composto pelo conjunto de fios e cabos da marca Condumig, tomadas e interruptores da marca Tramontina.
Adquiridas na empresa BARÃO DOS PISOS com vendedor(a) Jaqueline, com telefone: 3311-5100
A tensão da distribuição interna (tomadas e luminárias) é de 110 volts. A tensão do chuveiro é de 220 volts.
As luminárias internas são compostas por plafon simples da marca enerlux com encaixa para lâmpadas E27.
Cuidados especiais
O fio condutor de corrente é dimensionado em função da ligação de um aparelho por tomada. Caso precise de um T para conectar mais aparelhos a essa tomada, verifique se o consumo somado dos aparelhos não seja superior à previsão prevista de cargas dos fios. Havendo sobrecarga, o disjuntor se desligará automaticamente, cortando a alimentação de energia dessa tomada e de outras que por sua vez estejam no mesmo circuito e disjuntor.
Se, ao religar o disjunto ele se desligar novamente, é sinal de que algum aparelho está com defeito, o circuito está sobrecarregado ou há um curo circuito no próprio circuito. Antes de religa-lo verifique em que parte do circuito ocorreu o problema. caso não localize o defeito, desligue o disjuntor, todos os interruptores e todos os aparelhos das tomadas. Tente religar o disjuntor. Se ainda assim ele desligar novamente, existe um curto circuito na rede elétrica, recorra então a um profissional habilitado
Ao viajar, desligue os aparelhos elétricos ou o disjuntor principal em ausências prolongadas.
Rua coronel Pedro Paranhos, 143, São José – Palmares (PE)

Continue navegando