Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

BENEFÍCIOS DE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
O poder dos animais de estimação: grandes amigos para alcançar o bem-estar
Las mascotas pueden disminuir el estrés y la sensación de soledad, mejorar la salud del corazón e, incluso, ayudar a los niños con sus habilidades emocionales y sociales. Así lo asegura el NIH (National Institutes of Health), grupo de instituciones del gobierno de Estados Unidos dedicado a la investigación médica. Si estás dudando en tener una mascota, después de leer todos los beneficios que ofrecen tus dudas se disiparán.
Durante o confinamento, medida implementada em quase todo o mundo devido à pandemia da COVID-19, o breve passeio com o cachorro se tornou um momento de entretenimento, de quase liberdade diante de uma situação complexa onde já não sabíamos como passar o tempo em casa. Esses meses, para aqueles que convivem habitualmente com animais, serviram para confirmar algo que já sabiam: seu cachorro, más também o seu gato, peixe, periquito ou porquinho-da-índia, só para exemplificar, são muito mais do que um mero animal de estimação.
POR QUE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? ADOTAR OU COMPRAR?
Conforme a teoria da biofilia, elaborada pelo biólogo norte-americano Edward O. Wilson, os humanos desenvolvem uma afinidade inata com todos os seres vivos e existem parâmetros fisiológicos que indicam os benefícios do contato entre pessoas e animais. Por exemplo, na presença de cães e gatos liberamos ocitocina, um hormônio relacionado ao prazer, ao mesmo tempo que se reduz o nível de cortisol no sangue, um indicador de estresse.
Se você está pensando em ter um animal de estimação, com certeza esta pergunta passa pela sua cabeça: é melhor comprar ou adotar? Ambas as opções são perfeitamente válidas, mas, no momento de tomar uma decisão, pense que só nos Estados Unidos os abrigos para animais acolhem 6,5 milhões de cães e gatos. De fato, durante o confinamento as adoções dispararam no país norte-americano e no resto do mundo. Antes, também lembre-se de que receber o amor incondicional de um animal de estimação acarreta uma série de obrigações: identificação, cuidado de sua saúde e alimentação...e que jamais deve ser abandonado!
VANTAGENS DE TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
Os benefícios de ter um animal de estimação andando pelo corredor da casa ou em cima do sofá são inúmeros. A seguir, analisamos alguns deles:
​​​​​​​  Benefícios emocionais
Ajudam a combater a depressão e a solidão, pois sua presença estimula o contato físico e a comunicação. Em situações como o confinamento, os animais de estimação foram autênticos pilares emocionais para seus donos.
  Benefícios antiestresse
Ajudam a manter o estresse longe de você. Quem convive com cães faz mais exercícios físicos ao levá-los para passear e diversos estudos demonstram que o caráter tranquilo dos gatos atenua a ansiedade. Além disso, seu ronronar produz uma vibração considerada relaxante.
  Benefícios educativos
Para as crianças, assumir as tarefas relacionadas a um animal de estimação é tremendamente educativo: lhes ensina a se responsabilizarem por um ser vivo, a manterem certas rotinas e serem mais disciplinadas, incutindo-lhes valores como a empatia ou respeito.
  Benefícios sociais
Ter um cão, além de possibilitar fazer mais exercícios ao ar livre, ajuda a conhecer outros donos de cães. Para as pessoas idosas que, em muitos casos vivem sozinhas, ter um cachorro é muito positivo, pois permite estabelecer contato com outras pessoas.
BENEFÍCIOS DE TER CÃO OU GATO
Conviver com um cão, segundo aponta um estudo norte-americano realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), aumenta o nível de endorfinas, um peptídeo que funciona como neurotransmissor e que é responsável pela sensação de bem-estar, além de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial ao diminuir o nível de triglicérides.
Pesquisadores do Instituto Stroke da Universidade de Minnesota monitoraram durante dez anos mais de 4.000 pessoas com o objetivo de comprovar a relação entre o estresse e os problemas cardiovasculares. O resultado da pesquisa mostrou que os donos de gatos têm 30% menos possibilidades de risco de morte por infarto ao terem um nível de estresse mais reduzido.
A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
A relação entre animais de estimação e bem-estar não é nova: em 1790, na Grã-Bretanha, os animais já eram utilizados como terapia para doentes em alguns sanatórios. Essa tendência permanece ainda hoje graças a diversas iniciativas em hospitais de todo o mundo. A denominada Intervenção Assistida por Animais (IAA) é um método que utiliza animais como parte de um tratamento que visa promover a melhoria das funções físicas, sociais, emocionais e cognitivas do paciente.
De reduzir estresse até detectar câncer, animais podem ser muito benéficos à saúde, segundo pesquisas
1. Bons companheiros
Eles são graciosos e bons companheiros, mas não apenas isso. Animais de estimação fazem bem à saúde. Prova disso é que, recentemente, o hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas. O motivo da permissão é a humanização do tratamento e a interferência positiva que eles exercem na cura. Apesar de a decisão ser nova, várias pesquisas já demonstraram o poder que esses “amigos” têm para melhorar a qualidade de vida. A seguir, você confere alguns motivos para criar (ou continuar criando) um bichinho.
2. Animal de estimação reduz o estresse
Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que os bichos de estimação são ótimas companhias para combater o estresse. O experimento testava os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet.
3. Pet diminui a depressão
A tristeza também vai embora com mais facilidade para as pessoas que têm animais. Diversas pesquisas já mostraram que essa convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. Isso porque, quando o humano passa parte do dia com um bicho, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.
4. Bicho faz cair o risco de alergias em crianças
Muitos pais podem escolher não ter um animal em casa para evitar que os filhos desenvolvam alergias. Mas estudos feitos por um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança ter esse tipo de problema são 33% menores com um bicho de estimação. Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Esse efeito, no entanto, não acontece entre adultos que já sofrem de alergias.
5. Animal em casa faz bem para o coração
Além do amor, os cães, gatos e outros pets ajudam de outra forma o coração dos donos. Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Consequentemente, servem de prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares.
6. Cachorros ajudam a detectar câncer
Cães podem ser úteis aos donos e médicos na detecção de câncer em diversas regiões do corpo, como pele, bexiga, pulão, mama, ovário e colo. O diagnóstico é feito ao farejarem o local doente e é possível que os cachorros sejam até treinados para fazer esse tipo de descoberta. De acordo com especialistas, a precisão deles pode variar nas faixas de 80% e 90%.
7. Cães podem detectar hipoglicemia
Segundo um estudo conduzido pela Universidade Belfast do Queens, na Irlanda, e pela Universidade de Lincoln, na Inglaterra, diabéticos ou outras pessoas que têm bruscas quedas de níveis de açúcar no sangue podem treinar seus cães para ajudar a evitar crises de hipoglicemia. A pesquisa indica que cachorros seriam capazes de detectar uma redução do índice glicêmico, ao perceber sinais diferentes de comportamento, que o dono podenão perceber, e ao sentir a liberação de feromônios por meio do suor. Ainda não há uma conclusão fechada sobre o tema, mas um método a mais para prevenir o problema seria bem-vindo.
8. Cachorros ajudam no emagrecimento
Passear com o cachorro é bom para ele e para o dono, de acordo com levantamento do Instituto Wellness, no Hospital Northwest Memorial. As caminhadas com o pet são boas para manter e perder peso, e, segundo outro estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos Estados Unidos, os responsáveis pela saída diária são menos propensos à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.
9. Gatos reduzem risco de AVC
Um estudo da Universidade de Minnesota afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares. O trabalho foi feito por 20 anos com quase 4.500 pessoas e percebeu-se que aqueles que não criaram os bichanos tiveram risco 40% maior de morrer de ataque do coração e 30% maior de perder a vida por uma doença cardiovascular, em relação aos donos de gatos. Esse resultado foi percebido apenas entre pessoas que tinham essa espécie, não incluindo os donos de cães. Apesar de não explicar a causa, os cientistas acreditam que esse poder está no fato de os gatos ajudarem a relaxar e reduzir a ansiedade de seus criadores.

Mais conteúdos dessa disciplina