Logo Passei Direto
Buscar

GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SOLIDOS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na definição encontrada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a diferença entre resíduos e rejeito é:


Os resíduos devem ser reaproveitados e reciclados e apenas os rejeitos devem ter disposição final.
O termo resíduos é empregado somente para restos de alimentos e resíduos de limpeza urbana (varrição e limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana).
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), rejeitos são somente os materiais gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Rejeito é o termo empregado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para os materiais gerados nos processos produtivos e instalações industriais.
Não há a diferenciação de resíduos e rejeitos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23/12/2010, para atender às iniciativas de prevenção e redução da geração de resíduos sólidos no processo produtivo, estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa, descontaminação de áreas contaminadas, entre outras, o poder público poderá instituir algumas medidas indutoras, à EXCEÇÃO de:

Criação de certificados de poluição a serem negociados pelos geradores de resíduos.
Fixação de critérios, metas, e outros dispositivos complementares de sustentabilidade ambiental para as aquisições e contratações públicas.
Cessão de terrenos públicos.
Apoio à elaboração de projetos no âmbito do MDL ou quaisquer outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de Mudança do Clima das Nações Unidas.
Incentivos fiscais, financeiros e creditícios.
a) Criação de certificados de poluição a serem negociados pelos geradores de resíduos.
b) Fixação de critérios, metas, e outros dispositivos complementares de sustentabilidade ambiental para as aquisições e contratações públicas.
c) Cessão de terrenos públicos.
d) Apoio à elaboração de projetos no âmbito do MDL ou quaisquer outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de Mudança do Clima das Nações Unidas.
e) Incentivos fiscais, financeiros e creditícios.

Pela legislação que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, para que um estado tenha acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade, deverá ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que:

Instituírem microrregiões, para integrar a organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
Criarem soluções públicas de coleta seletiva, recuperação e reciclagem, tratamento e destinação final da totalidade dos resíduos sólidos gerados em seu território.
Eliminarem os aterros sanitários e outras formas de disposição inadequada de resíduos sólidos, promovendo a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
Previrem a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
a) Deverão ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que instituírem microrregiões, para integrar a organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
b) Deverão ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que criarem soluções públicas de coleta seletiva, recuperação e reciclagem, tratamento e destinação final da totalidade dos resíduos sólidos gerados em seu território.
c) Deverão ser previamente eliminados os aterros sanitários e outras formas de disposição inadequada de resíduos sólidos, promovendo-se a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
d) Deverão prever a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
e) Todas as alternativas estão corretas.

O Japão e alguns países europeus incineram a maior parte de seus resíduos urbanos. Uma vantagem dessa tecnologia de destinação final de resíduos é a(o):

Destruição de micro-organismos patogênicos e a redução no volume de resíduos.
Baixa toxicidade das cinzas produzidas na incineração.
Baixo custo envolvido no processo de incineração.
Desestímulo à reciclagem e à redução de resíduos.
Emissão aérea de dioxinas e furanos que ajudam na regeneração do ar do ambiente.
a) Destruição de micro-organismos patogênicos e a redução no volume de resíduos.
b) Baixa toxicidade das cinzas produzidas na incineração.
c) Baixo custo envolvido no processo de incineração.
d) Desestímulo à reciclagem e à redução de resíduos.
e) Emissão aérea de dioxinas e furanos que ajudam na regeneração do ar do ambiente.

Quanto à classificação dos resíduos sólidos de acordo com a ABNT, é incorreto afirmar que:

Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, ou apresentam características de periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
A Classe II é dividida em Resíduos Classe II A e Resíduos Classe II B.
Os resíduos sólidos são divididos em dois grandes grupos: Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não perigosos.
Os resíduos radioativos não são objeto da Norma NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
a. Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
b. De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, ou apresentam características de periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
c. A Classe II é dividida em Resíduos Classe II A e Resíduos Classe II B.
d. Os resíduos sólidos são divididos em dois grandes grupos: Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não perigosos.
e. Os resíduos radioativos não são objeto da Norma NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a alternativa correta.

A classificação dos resíduos industriais requer uma série de procedimentos e testes descritos por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes.
Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis.
Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos.
Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública.
a. A classificação dos resíduos industriais requer uma série de procedimentos e testes descritos por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
b. Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes.
c. Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis.
d. Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos.
e. Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública.

Sobre técnicas de remediação de áreas contaminadas, aponte a alternativa incorreta:


O monitoramento da atenuação natural não é considerado uma técnica de remediação.
Encapsulamento Geotécnico consiste no confinamento de um local contaminado. Geralmente, está associado a outras técnicas de remediação.
In situ: Tratamento do contaminante no próprio solo (sem movimentação do solo) e Ex situ: Remoção do material contaminado (escavação do solo e bombeamento de água subterrânea).
a bioremediação é uma técnica que utiliza micro-organismos (como fungos e bactérias) para degradar e transformar substâncias perigosas em outras menos tóxicas ou não tóxicas é uma tratamento. Essa técnica pode ocorrer in situ e ex situ.
A barreira hidráulica é

Com relação às afirmativas acima expostas, qual alternativa abaixo é a correta?

I. A matéria orgânica representa cerca de 50% da composição do lixo em uma grande cidade brasileira.
II. A quantidade média de lixo que uma pessoa produz diariamente, em países em desenvolvimento, é superior a 1kg/dia.
III. Os resíduos industriais perigosos devem ser colocados em aterros sanitários.
IV. A disposição de lodo desidratado de estação de tratamento de esgoto doméstico pode ser feita no aterro sanitário.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Sobre este processo, é correto afirmar:


A compostagem, quando processada em condições aeróbias, proporciona maior rapidez para se completar, além de não produzir mau cheiro.
A presença de substâncias xenobióticas melhora a qualidade do produto final.
A relação ideal carbono/nitrogênio para a otimização do processo deve ser de
Com relação à umidade, o teor inferior a 40% acelera o processo de atividade biológica.
A faixa ótima de temperatura para processar a compostagem situa-se entre 20 e 30ºC.
A aeração influencia muito o processo de compostagem. Se faltar oxigênio, haverá um atraso na decomposição do material, além da produção de gases que causam mau cheiro.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na definição encontrada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a diferença entre resíduos e rejeito é:


Os resíduos devem ser reaproveitados e reciclados e apenas os rejeitos devem ter disposição final.
O termo resíduos é empregado somente para restos de alimentos e resíduos de limpeza urbana (varrição e limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana).
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), rejeitos são somente os materiais gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Rejeito é o termo empregado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para os materiais gerados nos processos produtivos e instalações industriais.
Não há a diferenciação de resíduos e rejeitos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23/12/2010, para atender às iniciativas de prevenção e redução da geração de resíduos sólidos no processo produtivo, estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa, descontaminação de áreas contaminadas, entre outras, o poder público poderá instituir algumas medidas indutoras, à EXCEÇÃO de:

Criação de certificados de poluição a serem negociados pelos geradores de resíduos.
Fixação de critérios, metas, e outros dispositivos complementares de sustentabilidade ambiental para as aquisições e contratações públicas.
Cessão de terrenos públicos.
Apoio à elaboração de projetos no âmbito do MDL ou quaisquer outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de Mudança do Clima das Nações Unidas.
Incentivos fiscais, financeiros e creditícios.
a) Criação de certificados de poluição a serem negociados pelos geradores de resíduos.
b) Fixação de critérios, metas, e outros dispositivos complementares de sustentabilidade ambiental para as aquisições e contratações públicas.
c) Cessão de terrenos públicos.
d) Apoio à elaboração de projetos no âmbito do MDL ou quaisquer outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de Mudança do Clima das Nações Unidas.
e) Incentivos fiscais, financeiros e creditícios.

Pela legislação que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, para que um estado tenha acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade, deverá ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que:

Instituírem microrregiões, para integrar a organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
Criarem soluções públicas de coleta seletiva, recuperação e reciclagem, tratamento e destinação final da totalidade dos resíduos sólidos gerados em seu território.
Eliminarem os aterros sanitários e outras formas de disposição inadequada de resíduos sólidos, promovendo a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
Previrem a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
a) Deverão ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que instituírem microrregiões, para integrar a organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
b) Deverão ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses recursos os estados que criarem soluções públicas de coleta seletiva, recuperação e reciclagem, tratamento e destinação final da totalidade dos resíduos sólidos gerados em seu território.
c) Deverão ser previamente eliminados os aterros sanitários e outras formas de disposição inadequada de resíduos sólidos, promovendo-se a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
d) Deverão prever a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
e) Todas as alternativas estão corretas.

O Japão e alguns países europeus incineram a maior parte de seus resíduos urbanos. Uma vantagem dessa tecnologia de destinação final de resíduos é a(o):

Destruição de micro-organismos patogênicos e a redução no volume de resíduos.
Baixa toxicidade das cinzas produzidas na incineração.
Baixo custo envolvido no processo de incineração.
Desestímulo à reciclagem e à redução de resíduos.
Emissão aérea de dioxinas e furanos que ajudam na regeneração do ar do ambiente.
a) Destruição de micro-organismos patogênicos e a redução no volume de resíduos.
b) Baixa toxicidade das cinzas produzidas na incineração.
c) Baixo custo envolvido no processo de incineração.
d) Desestímulo à reciclagem e à redução de resíduos.
e) Emissão aérea de dioxinas e furanos que ajudam na regeneração do ar do ambiente.

Quanto à classificação dos resíduos sólidos de acordo com a ABNT, é incorreto afirmar que:

Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, ou apresentam características de periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
A Classe II é dividida em Resíduos Classe II A e Resíduos Classe II B.
Os resíduos sólidos são divididos em dois grandes grupos: Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não perigosos.
Os resíduos radioativos não são objeto da Norma NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
a. Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
b. De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente, ou apresentam características de periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
c. A Classe II é dividida em Resíduos Classe II A e Resíduos Classe II B.
d. Os resíduos sólidos são divididos em dois grandes grupos: Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não perigosos.
e. Os resíduos radioativos não são objeto da Norma NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a alternativa correta.

A classificação dos resíduos industriais requer uma série de procedimentos e testes descritos por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes.
Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis.
Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos.
Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública.
a. A classificação dos resíduos industriais requer uma série de procedimentos e testes descritos por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
b. Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes.
c. Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis.
d. Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos.
e. Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública.

Sobre técnicas de remediação de áreas contaminadas, aponte a alternativa incorreta:


O monitoramento da atenuação natural não é considerado uma técnica de remediação.
Encapsulamento Geotécnico consiste no confinamento de um local contaminado. Geralmente, está associado a outras técnicas de remediação.
In situ: Tratamento do contaminante no próprio solo (sem movimentação do solo) e Ex situ: Remoção do material contaminado (escavação do solo e bombeamento de água subterrânea).
a bioremediação é uma técnica que utiliza micro-organismos (como fungos e bactérias) para degradar e transformar substâncias perigosas em outras menos tóxicas ou não tóxicas é uma tratamento. Essa técnica pode ocorrer in situ e ex situ.
A barreira hidráulica é

Com relação às afirmativas acima expostas, qual alternativa abaixo é a correta?

I. A matéria orgânica representa cerca de 50% da composição do lixo em uma grande cidade brasileira.
II. A quantidade média de lixo que uma pessoa produz diariamente, em países em desenvolvimento, é superior a 1kg/dia.
III. Os resíduos industriais perigosos devem ser colocados em aterros sanitários.
IV. A disposição de lodo desidratado de estação de tratamento de esgoto doméstico pode ser feita no aterro sanitário.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Sobre este processo, é correto afirmar:


A compostagem, quando processada em condições aeróbias, proporciona maior rapidez para se completar, além de não produzir mau cheiro.
A presença de substâncias xenobióticas melhora a qualidade do produto final.
A relação ideal carbono/nitrogênio para a otimização do processo deve ser de
Com relação à umidade, o teor inferior a 40% acelera o processo de atividade biológica.
A faixa ótima de temperatura para processar a compostagem situa-se entre 20 e 30ºC.
A aeração influencia muito o processo de compostagem. Se faltar oxigênio, haverá um atraso na decomposição do material, além da produção de gases que causam mau cheiro.

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Avaliação Geral da Disciplina
Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Turma_07 Página Inicial
Revisar envio do teste: Avaliação Geral da Disciplina 
Usuário Agatha Christie dos Santos Correia UCS_POSEAD_Gestão Ambiental - 6
Meses_1A_20232
Curso Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Turma_07
Teste Avaliação Geral da Disciplina
Iniciado 17/12/23 16:34
Enviado 17/12/23 17:31
Data de vencimento 18/12/23 23:59
Status Completada
Resultado da
tentativa
9 em 10 pontos  
Tempo decorrido 57 minutos
Resultados exibidos Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
A Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos
Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as
diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e
apresenta algumas definições e classificações.De acordo com essa Lei:
A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento
caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios
destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos
sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra
destinação final ambientalmente adequada.
A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento
caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios
destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos
sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra
destinação final ambientalmente adequada.
A disposição final ambientalmente adequada inclui a reutilização,
a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento
energético.
A destinação final ambientalmente adequada é a ordenada de
rejeitos em aterros sem controle, observando-se normas
operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à
saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos
ambientais adversos.
0,5 em 0,5 pontos
https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_946908_1
https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_946908_1&content_id=_14881188_1&mode=reset
d.
e.
Comentário
da resposta:
Os resíduos são classificados, quanto à periculosidade, como
resíduos domiciliares e resíduos industriais.
A área órfã contaminada é uma área onde há contaminação
causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer
substâncias ou resíduos, cujos responsáveis pela disposição são
identificáveis.
Na PNRS, a definição de logística reversa é: um instrumento de
desenvolvimento socioeconômico que engloba um conjunto de
ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a
restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para
reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou
outra destinação final ambientalmente adequada.
Pergunta 2
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da
resposta:
Na definição encontrada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a
diferença entre resíduos e rejeito é:
Os resíduos devem ser reaproveitados e reciclados e apenas os
rejeitos devem ter disposição final.
Os resíduos devem ser reaproveitados e reciclados e apenas os
rejeitos devem ter disposição final.
O termo resíduos é empregado somente para restos de
alimentos e resíduos de limpeza urbana (varrição e limpeza de
logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza
urbana).
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),
rejeitos são somente os materiais gerados na atividade de
pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
Rejeito é o termo empregado na Política Nacional de Resíduos
Sólidos (PNRS) para os materiais gerados nos processos
produtivos e instalações industriais.
Não há a diferenciação de resíduos e rejeitosna Política
Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os
resíduos devem ser reaproveitados e reciclados e apenas os
rejeitos devem ter disposição final.
Pergunta 3
A Lei nº 12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de
23/12/2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo esses
instrumentos legais, para atender às iniciativas de prevenção e redução da geração
de resíduos sólidos no processo produtivo, estruturação de sistemas de coleta
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b. 
c.
d.
e. 
Comentário da
resposta:
seletiva e de logística reversa, descontaminação de áreas contaminadas, entre
outras, o poder público poderá instituir algumas medidas indutoras, à EXCEÇÃO
de:
criação de certificados de poluição a serem negociados pelos
geradores de resíduos.
fixação de critérios, metas, e outros dispositivos
complementares de sustentabilidade ambiental para as
aquisições e contratações públicas.
cessão de terrenos públicos.
criação de certificados de poluição a serem negociados pelos
geradores de resíduos.
apoio à elaboração de projetos no âmbito do MDL ou quaisquer
outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de
Mudança do Clima das Nações Unidas.
incentivos fiscais, financeiros e creditícios.
Em nenhum artigo, a PNRS aborda a criação de
certificações.
Pergunta 4
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
Pela legislação que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, para que um
estado tenha acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e
serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por
incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal
finalidade:
deverá ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos
termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses
recursos os estados que instituírem microrregiões, para integrar a
organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de
Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
deverá ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos
termos previstos em Lei, sendo priorizados no acesso a esses
recursos os estados que instituírem microrregiões, para integrar a
organização, o planejamento e a execução das ações a cargo de
Municípios limítrofes na gestão dos resíduos sólidos.
poderão ser beneficiadas pelo emprego dos recursos unicamente
as microrregiões desse estado que tenham eliminado os aterros
sanitários e outras formas de disposição inadequada de resíduos
sólidos, e promovido a redução, a reutilização e a reciclagem de
resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
0,5 em 0,5 pontos
c.
d.
e.
Comentário da
resposta:
deverá ser elaborado plano estadual de resíduos sólidos, nos
termos previstos em Lei, podendo ser beneficiadas pelo emprego
dos recursos unicamente as microrregiões que tenham eliminado
os aterros sanitários e outras formas de disposição inadequada
de resíduos sólidos.
deverão ser previamente eliminados os aterros sanitários e outras
formas de disposição inadequada de resíduos sólidos,
promovendo-se a redução, a reutilização e a reciclagem de
resíduos gerados pelos domicílios residenciais.
poderão ser beneficiadas pelo emprego dos recursos unicamente
as microrregiões desse estado que criarem soluções públicas de
coleta seletiva, recuperação e reciclagem, tratamento e
destinação final da totalidade dos resíduos sólidos gerados em
seu território.
Secção III, Dos planos estaduais de resíduos sólidos,
art.16.
Pergunta 5
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a. 
b. 
c. 
d.
e.
Comentário
da resposta:
O Japão e alguns países europeus incineram a maior parte de seus resíduos
urbanos. Uma vantagem dessa tecnologia de destinação final de resíduos é a(o):
destruição de micro-organismos patogênicos e a redução no
volume de resíduos.
baixa toxicidade das cinzas produzidas na incineração.
baixo custo envolvido no processo de incineração.
desestímulo à reciclagem e à redução de resíduos.
emissão aérea de dioxinas e furanos que ajudam na
regeneração do ar do ambiente.
destruição de micro-organismospatogênicos e a redução no
volume de resíduos.
A incineração é uma parte importante do sistema de limpeza
urbana de muitos países. Consiste na queima de materiais em
temperaturas elevadas (acima de 900o C) com a morte de vários
organismos patogênicos. Os compostos orgânicos, presentes em
papéis, madeira e materiais plásticos, são transformados em
dióxido de carbono, vapor d´água e cinzas, ocorrendo uma
enorme redução de volume.
Pergunta 6
Quanto à classificação dos resíduos sólidos de acordo com a ABNT, é incorreto
afirmar que:
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
Resposta
Selecionada:
d. 
Respostas: a.
b.
c.
d. 
e.
Comentário da
resposta:
Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos
Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são
aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas
ou infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio
ambiente, ou apresentam características de periculosidade,
inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade,
patogenicidade.
A Classe II é dividida em Resíduos Classe II A e Resíduos Classe
II B.
A Classe II A são os resíduos não inertes e a Classe II B são os
inertes.
Os resíduos radioativos pertencem a Classe II.
Os resíduos sólidos são divididos em dois grandes grupos:
Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não
perigosos.
Os resíduos radioativos não são objeto da Norma NBR 10.004
“Classificação dos Resíduos Sólidos, pois são de competência
exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Pergunta 7
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a
classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a
alternativa correta.
A classificação dos resíduos industriais requer uma série de
procedimentos e testes descritos por normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos
inertes.
Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente
biodegradáveis ou combustíveis.
Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e
patogenicidade não são características de resíduos perigosos.
Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública.
A classificação dos resíduos industriais requer uma série de
procedimentos e testes descritos por normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
0,5 em 0,5 pontos
Comentário da
resposta:
A ABNT possui a informação das normas em vigor em um
dado momento.Referências normativas
Pergunta 8
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
A NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos Sólidos” classifica os resíduos em
perigosos e não perigosos. No que se refere aos resíduos perigosos, observe as
propriedades a seguir. I – Patogenicidade, II – Combustibilidade, III –
Biodegradabilidade, IV – Reatividade.
São propriedades características dos resíduos perigosos APENAS as citadas em.
I e IV
II e III
II e IV
II e III
I e IV
I e III
De acordo com a NBR 10.004 “Classificação dos Resíduos
Sólidos”, os resíduos classificados como perigosos (Classe I) são
aqueles que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou
infecto-contagiosas, apresentam risco à saúde ou ao meio
ambiente, ou apresentam características de periculosidade,
inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade,
patogenicidade.
Pergunta 9
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário da
resposta:
Considere a NBR 10004/2004 para responderEssa Norma classifica os resíduos
sólidos, quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio
ambiente, em perigosos (classe I); em não perigosos não inertes (classe IIA) e em
não perigosos inertes (classe IIB).Um exemplo de resíduo classe IIB são as(os):
pedras britadas.
embalagens de fertilizantes.
pedras britadas.
lâmpadas fluorescentes.
pilhas e baterias.
papéis e papelões.
Classe II - B – Resíduo Inerte (Pedra britada)
Lâmpadas, Pilhas e baterias são considerados resíduos Classe
I – perigosos. Papéis, papelões e embalagens de fertilizantes
são considerado resíduos Classe II A – Não inertes.
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
Pergunta 10
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário
da resposta:
A Norma NBR-10004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: Perigosos e
Não Perigosos. Os resíduos Não Perigosos são ainda classificados em Inertes e
Não Inertes. Com base nessa norma ambiental, é correto afirmar:
Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades,
tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade
em água.
A patogenicidade e a toxicidade são duas características que
classificam um resíduo como Inerte.
Um resíduo biodegradável pode ser considerado um resíduo
Inerte.
A presença de matéria orgânica e metais pesados distingue os
resíduos Não Inertes dos Inertes.
Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades,
tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade
em água.
Os resíduos provenientes da construção civil são sempre
classificados como resíduos exclusivamente Inertes.
Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos
classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B- Inertes, nos
termos desta Norma. Os resíduos classe II A – Não inertes
podem ter propriedades, tais como:biodegradabilidade,
combustibilidade ou solubilidade em água.
Pergunta 11
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
Os poluentes ou contaminantes podem apresentar-se em fase líquida livre de
densidade menor, igual ou maior que a água ou em solução na água subterrânea. O
chorume é um contaminante líquido definido como:
efluente da massa de resíduos resultantes da percolação de
águas de precipitação e da própria decomposição de resíduos
urbanos.
solução aquosa ácida resultante de percolação de água por
depósito de rejeitos ou estéreis contendo minerais sulfetados.
efluente da massa de resíduos resultantes da percolação de
águas de precipitação e da própria decomposição de resíduos
urbanos.
pluma de contaminação proveniente de vazamentos de áreas
industriais, contendo grandes concentrações de solventes
clorados.
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
d.
e.
Comentário da
resposta:
pluma de contaminação proveniente da infiltração de
fertilizantes nitrogenados, mobilizados pela água infiltrada,
podendo atingir os aquíferos.
pluma de contaminação proveniente de poços de combustível
que é remediada com a utilização de bombeamento e
tratamento da água.
Chorume é resultado da percolação da água de chuva que
entra em contato com os resíduos urbanos, cuja concentração
é predominantemente de matéria orgânica.
Pergunta 12
Resposta
Selecionada:
c. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d.
e. 
O que não deve ser considerado num projeto de um aterro sanitário licenciado:
Sistema de impermeabilização de fundo e de laterais
Monitoramento ambiental e geotécnico
Vala comum para resíduos perigosos e não perigosos
Sistema de impermeabilização de fundo e de laterais
Sistema de drenagem das águas superficiais e dos
lixiviados (chorume)
Sistema de drenagem dos gases
Pergunta 13
Resposta Selecionada: c. 
Respostas: a. 
O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não
sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um
grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e
contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas:
I. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e
recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos
abandonados ou da própria rua para esse fim.
II. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata,
afastado dos rios e da periferia.
III. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratose insetos, os
aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados.
O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno,
geralmente formada por pessoas de baixa renda.
IV. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido
que evapora e não polui os solos e as águas.
Quando as alternativas I e III estiverem corretas.
Quando as alternativas I, II e III estiverem corretas.
0 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário
da resposta:
Quando todas as alternativas estiverem corretas.
Quando as alternativas I e III estiverem corretas.
Quando as alternativas II e IV estiverem corretas.
Quando somente a alternativa IV estiver correta.
I) Verdadeiro – A maioria dos lixões e aterros sanitários está
localizada em áreas periféricas das cidades. Apesar da existência
desses locais, muitos moradores depositam lixo em terrenos
baldios, pois, em alguns casos, o caminhão de coleta não passa
em todos os bairros da cidade. Entretanto, o principal motivo
desse fato é a total falta de bom senso da população.
II) Falso – Os aterros sanitários são dotados de estrutura
adequada para o tratamento final do lixo. O lixo não fica a céu
aberto nos aterros sanitários, onde ocorre a cobertura dos
resíduos com uma camada de terra.
III) Verdadeiro – Os aterros de lixo são extremamente prejudiciais
à saúde humana, pois nesses locais ocorre a proliferação de
insetos e disseminação de várias doenças, além do forte odor
provocado pelo chorume. Os locais próximos aos “lixões” são
habitados por pessoas de baixa renda.
IV) Falso – Durante a decomposição da matéria orgânica do lixo,
ocorre a liberação de um resíduo fétido e extremamente poluente,
provocando a contaminação do ar, solo e da água.
Pergunta 14
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
A ABNT NBR 15515-1:2007, que estabelece termos e definições aplicados à
avaliação preliminar de passivos ambientais em solo e água subterrânea, conceitua
área com potencial de contaminação como área:
onde estão sendo desenvolvidas ou foram desenvolvidas
atividades com potencial de contaminação que, por suas
características, podem acumular quantidades ou concentrações
de contaminantes em condições que a tornem contaminada.
onde as concentrações de substâncias químicas de interesse
estão acima de um valor de referência vigente na região, no país
ou, na ausência desse valor, aquele internacionalmente aceito,
que indica a existência de um risco potencial.
onde estão sendo desenvolvidas ou foram desenvolvidas
atividades com potencial de contaminação que, por suas
características, podem acumular quantidades ou concentrações
de contaminantes em condições que a tornem contaminada.
na qual as concentrações de substâncias oriundas de atividades
potencialmente contaminantes estão próximas a um valor de
referência vigente na região, no país ou, na ausência desse valor,
aquele internacionalmente aceito.
onde os padrões primários como sendo as concentrações de
poluentes ainda estão abaixo das quais se prevê o mínimo efeito
adverso à população e ao ambiente.
0,5 em 0,5 pontos
e.
Comentário da resposta:
na qual, após a realização de uma análise preliminar dos
passivos ambientais, foram observados indícios da presença de
substâncias químicas com potencial de contaminação fora dos
padrões internacionalmente aceitos.
Norma NBR 15515-1:2007, termos e definições 2.2
Pergunta 15
Resposta
Selecionada:
d.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário
da resposta:
Sobre técnicas de remediação de áreas contaminadas, aponte a alternativa
incorreta:
O monitoramento da atenuação natural não é considerado uma
técnica de remediação.
Encapsulamento Geotécnico consiste no confinamento de um
local contaminado. Geralmente, está associado a outras técnicas
de remediação.
In situ: Tratamento do contaminante no próprio solo (sem
movimentação do solo) e Ex situ: Remoção do material
contaminado (escavação do solo e bombeamento de água
subterrânea.
a bioremediação é uma técnica que utiliza micro-organismos
(como fungos e bactérias) para degradar e transformar
substâncias perigosas em outras menos tóxicas ou não tóxicas é
uma tratamento. Essa técnica pode ocorrer in situ e ex situ.
O monitoramento da atenuação natural não é considerado uma
técnica de remediação.
A barreira hidráulica é uma técnica utilizada que consiste em
executar poços ou trincheiras no caminho do fluxo da água
subterrânea e bombear a água contaminada, direcionando-a a
tratamento.
O monitoramento da atenuação natural em áreas contaminadas
tem se mostrado uma técnica alternativa e de baixo custo para a
remediação de áreas contaminadas. A degradação por micro-
organismos é um dos processos mais importantes na atenuação
natural de contaminantes.
Pergunta 16
I. A matéria orgânica representa cerca de 50% da composição do lixo em uma
grande cidade brasileira.
Os resíduos sólidos, quando não recebem disposição e tratamento adequados,
podem poluir o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Sobre a origem,
evolução e volume da geração de resíduos sólidos urbanos, considere as seguintes
afirmativas:
0,5 em 0,5 pontos
0 em 0,5 pontos
Resposta Selecionada: c. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
II. A quantidade média de lixo que uma pessoa produz diariamente, em países em
desenvolvimento, é superior a 1kg/dia.
III. Os resíduos industriais perigosos devem ser colocados em aterros sanitários.
IV. A disposição de lodo desidratado de estação de tratamento de esgoto doméstico
pode ser feita no aterro sanitário.
Com relação às afirmativas acima expostas, qual alternativa abaixo é a correta?
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente a afirmativa II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Pergunta 17
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da
resposta:
A compostagem é um processo biológico que tem por finalidade a transformação de
materiais orgânicos em resíduos estabilizados. Sobre este processo, é correto
afirmar:
A compostagem, quando processada em condições aeróbias,
proporciona maior rapidez para se completar, além de não
produzir mau cheiro.
A presença de substâncias xenobióticas melhora a qualidade
do produto final.
A relação ideal carbono/nitrogênio para a otimização do
processo deve ser de
Com relação à umidade, o teor inferior a 40% acelera o
processo de atividade biológica.
A faixa ótima de temperatura para processar a compostagem
situa-se entre 20 e 30ºC.
A compostagem, quando processada em condições aeróbias,
proporciona maior rapidez para se completar, além de não
produzir mau cheiro.
A aeração influencia muito o processo de compostagem. Se
faltar oxigênio, haverá um atraso na decomposição do material,
além da produção de gases que causam mau cheiro.
Pergunta 18
Sobre a questão da disposição dos resíduos sólidos em lixões:
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da
resposta:
O lixo que fica a céu aberto tem um papel importante na
transmissão de doenças provocadas por vários organismos que
vivem nele ou são atraídos por ele.
A quantidade de lixo doméstico produzido nas cidades é menor
em bairros mais ricos, pois o maior poder aquisitivo produz mais
consciência em relação à produção do lixo.
O lixo que fica a céu aberto tem um papel importante na
transmissão de doenças provocadas por vários organismos que
vivem nele ou são atraídos por ele.
Os lixões são vantajosos em relação aos aterros sanitários tanto
na relação econômica quanto na relação de segurança para a
população do entorno.
O lixo orgânico é mais prejudicial ao meio ambiente porque não
pode ser reutilizado nem reciclado, ficando acumulado nos
lixões, ao contrário do que ocorre com os produtos recicláveis.
O destino do lixo domésticodeve ser responsabilidade exclusiva
da população, bem como a coleta e tratamento.
A disposição de resíduos a céu aberto causam diversos
problemas de saúde pública, entre esses, a transmissão de
doenças, pois como os resíduos não são cobertos (como ocorre
nos aterros sanitários), essas áreas atraem animais e vetores de
doenças.
Pergunta 19
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
A maioria das cidades brasileiras não adota soluções corretas para o destino final
do lixo produzido, o que gera muitos inconvenientes para a saúde da população. É
comum a disposição dos resíduos a céu aberto, o que certamente agrava os
problemas ecológicos nos grandes centros. Com relação aos diferentes métodos de
tratamento de resíduos sólidos urbanos, é correto afirmar:
A combustão do lixo em incineradores ocorre a temperaturas
entre 800 e 1.000 °C.
A incineração é uma técnica alternativa indicada para o
tratamento de material com elevado teor de umidade.
A combustão do lixo em incineradores ocorre a temperaturas
entre 800 e 1.000 °C.
A decomposição aeróbia da matéria orgânica no aterro sanitário
resulta em elevada produção de metano.
0,5 em 0,5 pontos
Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023 09h49min17s BRT
e.
Comentário da
resposta:
A grande vantagem de um aterro sanitário é que o chorume
percola no solo, evitando contaminação de águas superficiais e
subterrâneas.
A incineração tem como vantagens baixo custo de operação,
manutenção e investimento.
Os incineradores devem atingir temperaturas elevadas por um
intervalo de tempo suficiente para que haja a combustão
completa do resíduo e, com isso, minimizar o risco da emissão
de poluentes para a atmosfera.
Pergunta 20
Resposta
Selecionada:
b. 
Respostas: a.
b. 
c. 
d. 
e. 
Comentário da
resposta:
Todos os dias, o lixo é produzido em todas as cidades. Existem formas mais
adequadas para o encaminhamento desses resíduos. Isso trará benefícios
econômico e ambiental. Por exemplo, restos de alimentos, talos de vegetais, folhas
estragadas, lixo hospitalar (bandagens de cirurgias) de clínicas médicas, e
odontológicas e resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais) devem ser
encaminhados, respectivamente, para:
usina de compostagem, incineração e reciclagem.
usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem.
usina de compostagem, incineração e reciclagem.
incineração, incineração e lixão.
lixão, incineração e biodigestor.
biodigestor, lixão e usina de compostagem.
Segundo a tabela -1. Resíduos sólidos: tratamento e disposição
final vegetais podem ser encaminhados para a compostagem,
parte do lixo hospitalar deve ser encaminhado para incineração e
os metais ,vidros para a reciclagem.
← OK
0,5 em 0,5 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina