Buscar

QUESTOES MODULO 2 PERITO JUDICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. 1)Banca: FUNDEP - Órgão: Câmara de Patrocínio - MG - Prova: FUNDEP - 2020 - Ouvidor Legislativo - Adaptada). Em relação à prova pericial, consoante dispositivos contidos no Código de Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA.
O perito pode escusar-se do encargo que lhe foi atribuído, desde que apresente motivo considerado legítimo.
As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento.
Após ser substituído, o perito tem a obrigação de restituir os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de ficar impedido de atuar como perito judicial pelo prazo de cinco anos.
O perito, para o desempenho de sua função, pode solicitar documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, faculdade que não se estende aos assistentes técnicos. CORRETA ( tendo em vista que a faculdade de solicitar documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas estende-se aos assistentes técnicos, nos termos do art. 473, §3º, do CPC.)
O perito deve assegurar aos assistentes das partes o acesso e o acompanhamento das diligências e dos exames que realizar, com prévia comunicação, comprovada nos autos, com antecedência mínima de cinco dias.
2)Banca: FUNDEP Órgão: Prefeitura de Uberlândia - MG - Prova: FUNDEP - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Economista - Adaptada). Considerando que, em conformidade com a Lei n° 13.105/2015, o juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo, assinale a alternativa INCORRETA.
Incumbe às partes, dentro de 15 dias contados da intimação do despacho de nomeação do perito: arguir o impedimento ou a suspeição do perito, se for o caso; indicar assistente técnico; e apresentar quesitos.
Ciente da nomeação, o perito apresentará em cinco dias: a proposta de honorários; o currículo, com comprovação de especialização; e os contatos profissionais, em especial o endereço eletrônico, para onde serão dirigidas as intimações pessoais.
O juiz somente poderá autorizar o pagamento dos honorários arbitrados a favor do perito ao final do trabalho, depois de entregue o laudo e prestados todos os esclarecimentos necessários. (CORRETA) é a afirmativa a ser marcada, tendo em vista que, nos termos do art. 465, §4º do CPC, o juiz pode autorizar o recebimento de até 50% dos honorários arbitrados no início dos trabalhos a favor do perito e o restante ao final, depois de entregue o laudo e prestados os esclarecimentos necessários.
Quando a perícia for inconclusiva ou deficiente, o juiz poderá reduzir a remuneração inicialmente arbitrada para o trabalho.
Incumbe ao juiz indeferir quesitos impertinentes e formular os quesitos que entender serem necessários ao esclarecimento da causa.

Outros materiais