Logo Passei Direto
Buscar

Unicesumar - Ensino a Distância 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em um processo tributário referente à parcelamentos especiais, o autor da ação afirma que o débito parcelado em 30 vezes teria sido liquidado em seu 25° pagamento, dado o desconto de juros e multas concedidos e evidenciados no termo de acordo de parcelamentos. Ao periciar a matéria, o perito do juízo emitiu seu laudo como sendo pró-contribuinte. O perito assistente chegou à mesma conclusão, e assinou em conjunto o laudo pericial.
Diante dessa situação, e de acordo com o material de Perícia Arbitragem e Atuária, analise as asserções:
I. Nessa situação, fica o perito assistente impedido de emitir parecer técnico pró-fisco.
II. A NBC TP 01 determina esse tratamento.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

O perito do juízo, numa ação trabalhista, após analisar os autos do processo para o qual foi nomeado, emitiu sua proposta de honorários no valor de R$ 12.000,00, considerando neste total o grau de dificuldade, o tempo empregado e os quesitos discorridos no processo. Acatada a proposta, e após o prazo previsto, o perito protocolou o laudo da perícia. Após receber os honorários, passados alguns dias, uma das partes apresentou novos quesitos.
Considerando a situação hipotética, e de acordo com as NBC TP 01 e NBC PP01 juntamente com o material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as asserções abaixo:
I. O perito poderá responder aos novos quesitos.
II. Poderá solicitar cobrança de honorários suplementares utilizando os mesmos critérios adotados para a proposta inicial.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Um contrato é um instrumento de pacto entre duas ou mais partes. No caso do contrato de seguros, é por meio dele que a seguradora fica obrigada a indenizar o segurado caso algum dano futuro, previamente convencionado, venha acontecer.
Sobre as características de um contrato de seguros, avalie as afirmativas:
I. Bilateralidade: é essencial que haja a presença mínima de duas partes (segurado e seguradora).
II. Formalidade: a partir da apólice, pois nela são expressos condições, obrigações e deveres contratados.
III. Boa fé: a seguradora deve deixar claro as condições em que o pagamento das indenizações previstas em contrato não serão pagas. Já o contratante não possui obrigação de apresentar informações fidedignas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito verificou a falta da apresentação de cartões ponto, solicitados com o intuito de verificar a presença de horas extraordinárias sendo essas um dos quesitos presentes nos autos. A solicitação constou no Termo de Diligências, mas o réu se recusou a apresenta-los.
Diante da situação hipotética, e de acordo com o a NBC TP 01 e o material de Perícia Arbitragem e Atuária, analise as afirmativas:
I. Cabe ao perito, com a devida comprovação, comunicar tal recusa ao Juízo.
II. O perito deverá realizar o cálculo considerando a média e os valores das horas exercidas pelos demais colaboradores.
III. O perito deverá entrar em contato com o advogado das partes, ainda que informalmente, exigindo que a entrega seja realizada.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Adaptado de: Exame De Qualificação Técnica Para Registro No Cadastro Nacional De Peritos Contábeis (2019). O Contador Y foi nomeado como perito do juízo numa “Ação de Exigir Contas” na fase de liquidação de sentença. No decurso da realização dos trabalhos periciais, constatou que parte do julgado não seria tecnicamente possível implementar, por exigir a adoção de um parâmetro impróprio em face de conceito técnico-contábil.
Com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, e na NBC TP 01 – Perícia Contábil, analise as afirmativas:
I. O perito ignora os parâmetros contidos no comando judicial e não os considera nos seus cálculos elaborando da forma que entende correta.
II. O perito deve consignar na conclusão formalizada no laudo pericial a sua irresignação quanto ao teor da decisão judicial e não elaborar os cálculos definidos no julgado.
III. O perito deve comprovar que a perícia foi executada de acordo com os despachos e decisões judiciais e as Normas Brasileiras de Contabilidade.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Num infortúnio da vida, em um acidente de carro vieram a falecer os pais de dois menores, sendo um de 16 anos e outro de 11 anos. Diante do fato, os tutores passaram a analisar a forma como tratar a partilha de bens em espólio.
Considerando as premissas legais, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as asserções abaixo:
I. O caso hipotético mencionado não poderá ser solucionado por meio da arbitragem, pois envolve direitos patrimoniais.
II. Apenas pessoas capazes podem utilizar esse instrumento.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A transparência e o respeito recíprocos entre o perito do juízo e os peritos-assistentes pressupõem tratamento impessoal, restringindo os trabalhos, exclusivamente, ao conteúdo técnico-científico. O contador “A” nomeado como perito do juízo, em uma ação de revisional financeira, deve atuar à luz dos critérios estabelecidos na NBC PP 01 – Perito Contábil.
Diante das disposições nela contidas, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as afirmativas:
I. O perito do juízo não precisará se declarar impedido para exercer suas atividades em um processo judicial em que já houver atuado como parecerista de uma das partes.
II. O perito é responsável pelo trabalho de sua equipe técnica, a qual compreende os auxiliares, para execução do trabalho complementar do laudo pericial contábil e/ou parecer técnico contábil.
III. O perito deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que aceita o encargo para a execução de perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito do caso precisou passar algumas horas na empresa observando alguns pontos de como funciona a dinâmica laboral da empresa ré, e constatar se os funcionários possuíam à disposição EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também necessitou calcular horas extraordinárias com base nos cartões pontos fornecidos pela ré e analisar a legislação para o adicional das horas conforme disposto na convenção coletiva de trabalho a qual os funcionários estavam sujeitos. Após finalizar sua atividade, antes da entrega do laudo pericial, comunicou o perito assistente que, caso desejasse, poderia ter acesso às informações.
Considerando o disposto na NBC TP 01, e situação hipotética descrita, analise as afirmativas:
I. Pode-se afirmar que uma das diligências utilizadas pelo perito foi o exame.
II. À comunicação ao perito assistente também é considerada uma diligência.
III. Os meios dispostos para realização da perícia são entendidas como a diligência da certificação.
IV. Outra diligencia identificável na situação descrita é o arbitramento, pois, o perito precisou apresentar o cálculo das horas extraordinárias.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Quanto ao tipo, a perícia pode ser dividida em Judicial, Semijudicial, Extrajudicial, e Arbitral. A Perícia extrajudicial é aquela realizada fora da esfera judicial, solicitada pelas partes do ambiente privado.
Avalie as situações expressas a baixo e identifique qual(is) delas é(são) exemplo(s) de perícia extrajudicial.
I. Em um processo de divórcio, a ex esposa alega que os bens do casal não foram divididos de maneira justa. O ex marido, por sua vez, alega ter cumprido plenamente a repartição. Para sanar a situação, ambos passaram a discutir judicialmente a questão, que contou com a solicitação de uma perícia por parte do juiz do caso.
II. Devido à crise financeira, uma grande produtora de ferro brasileira entrou em processo de falência. Seus credores, a fim de mensurar o capital residual, contrataram por conta própria um grupo de peritos para realizarem o levantamento.
III. Ao atender um ação trabalhista, o juiz do caso não conseguiu tomar uma decisão concreta com base nos valores apresentados pelo réu. Para sanar a questão, o magistrado portanto solicitou a participação de um perito.
I, apenas.
II, apenas.
III apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

O atuário deve entender não apenas de contabilidade, mas também de matemática, finanças e economia. Nesse contexto, conhecer os principais produtos financeiros é essencial para sua desenvoltura no exercício profissional. Os produtos financeiros são oferecidos pelas instituições financeiras, voltados para aplicações e financiamentos. Entre eles, podemos citar o Certificado de Depósito Bancário (CDB).
Sobre o CDB, analise as afirmativas.
I. Podem ser prefixados e pós-fixados.
II. Não podem ser negociados no mercado, sendo portanto intransferíveis.
III. É um dos mais tradicionais títulos de renda fixa emitido por instituições financeiras para captar recursos.
IV. Esse tipo de produto financeiro não permite que o banco e o cliente conheçam antecipadamente as condições de remuneração para os prazos e valores negociados.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em um processo tributário referente à parcelamentos especiais, o autor da ação afirma que o débito parcelado em 30 vezes teria sido liquidado em seu 25° pagamento, dado o desconto de juros e multas concedidos e evidenciados no termo de acordo de parcelamentos. Ao periciar a matéria, o perito do juízo emitiu seu laudo como sendo pró-contribuinte. O perito assistente chegou à mesma conclusão, e assinou em conjunto o laudo pericial.
Diante dessa situação, e de acordo com o material de Perícia Arbitragem e Atuária, analise as asserções:
I. Nessa situação, fica o perito assistente impedido de emitir parecer técnico pró-fisco.
II. A NBC TP 01 determina esse tratamento.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

O perito do juízo, numa ação trabalhista, após analisar os autos do processo para o qual foi nomeado, emitiu sua proposta de honorários no valor de R$ 12.000,00, considerando neste total o grau de dificuldade, o tempo empregado e os quesitos discorridos no processo. Acatada a proposta, e após o prazo previsto, o perito protocolou o laudo da perícia. Após receber os honorários, passados alguns dias, uma das partes apresentou novos quesitos.
Considerando a situação hipotética, e de acordo com as NBC TP 01 e NBC PP01 juntamente com o material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as asserções abaixo:
I. O perito poderá responder aos novos quesitos.
II. Poderá solicitar cobrança de honorários suplementares utilizando os mesmos critérios adotados para a proposta inicial.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Um contrato é um instrumento de pacto entre duas ou mais partes. No caso do contrato de seguros, é por meio dele que a seguradora fica obrigada a indenizar o segurado caso algum dano futuro, previamente convencionado, venha acontecer.
Sobre as características de um contrato de seguros, avalie as afirmativas:
I. Bilateralidade: é essencial que haja a presença mínima de duas partes (segurado e seguradora).
II. Formalidade: a partir da apólice, pois nela são expressos condições, obrigações e deveres contratados.
III. Boa fé: a seguradora deve deixar claro as condições em que o pagamento das indenizações previstas em contrato não serão pagas. Já o contratante não possui obrigação de apresentar informações fidedignas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito verificou a falta da apresentação de cartões ponto, solicitados com o intuito de verificar a presença de horas extraordinárias sendo essas um dos quesitos presentes nos autos. A solicitação constou no Termo de Diligências, mas o réu se recusou a apresenta-los.
Diante da situação hipotética, e de acordo com o a NBC TP 01 e o material de Perícia Arbitragem e Atuária, analise as afirmativas:
I. Cabe ao perito, com a devida comprovação, comunicar tal recusa ao Juízo.
II. O perito deverá realizar o cálculo considerando a média e os valores das horas exercidas pelos demais colaboradores.
III. O perito deverá entrar em contato com o advogado das partes, ainda que informalmente, exigindo que a entrega seja realizada.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

Adaptado de: Exame De Qualificação Técnica Para Registro No Cadastro Nacional De Peritos Contábeis (2019). O Contador Y foi nomeado como perito do juízo numa “Ação de Exigir Contas” na fase de liquidação de sentença. No decurso da realização dos trabalhos periciais, constatou que parte do julgado não seria tecnicamente possível implementar, por exigir a adoção de um parâmetro impróprio em face de conceito técnico-contábil.
Com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, e na NBC TP 01 – Perícia Contábil, analise as afirmativas:
I. O perito ignora os parâmetros contidos no comando judicial e não os considera nos seus cálculos elaborando da forma que entende correta.
II. O perito deve consignar na conclusão formalizada no laudo pericial a sua irresignação quanto ao teor da decisão judicial e não elaborar os cálculos definidos no julgado.
III. O perito deve comprovar que a perícia foi executada de acordo com os despachos e decisões judiciais e as Normas Brasileiras de Contabilidade.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Num infortúnio da vida, em um acidente de carro vieram a falecer os pais de dois menores, sendo um de 16 anos e outro de 11 anos. Diante do fato, os tutores passaram a analisar a forma como tratar a partilha de bens em espólio.
Considerando as premissas legais, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as asserções abaixo:
I. O caso hipotético mencionado não poderá ser solucionado por meio da arbitragem, pois envolve direitos patrimoniais.
II. Apenas pessoas capazes podem utilizar esse instrumento.
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

A transparência e o respeito recíprocos entre o perito do juízo e os peritos-assistentes pressupõem tratamento impessoal, restringindo os trabalhos, exclusivamente, ao conteúdo técnico-científico. O contador “A” nomeado como perito do juízo, em uma ação de revisional financeira, deve atuar à luz dos critérios estabelecidos na NBC PP 01 – Perito Contábil.
Diante das disposições nela contidas, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as afirmativas:
I. O perito do juízo não precisará se declarar impedido para exercer suas atividades em um processo judicial em que já houver atuado como parecerista de uma das partes.
II. O perito é responsável pelo trabalho de sua equipe técnica, a qual compreende os auxiliares, para execução do trabalho complementar do laudo pericial contábil e/ou parecer técnico contábil.
III. O perito deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que aceita o encargo para a execução de perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito do caso precisou passar algumas horas na empresa observando alguns pontos de como funciona a dinâmica laboral da empresa ré, e constatar se os funcionários possuíam à disposição EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também necessitou calcular horas extraordinárias com base nos cartões pontos fornecidos pela ré e analisar a legislação para o adicional das horas conforme disposto na convenção coletiva de trabalho a qual os funcionários estavam sujeitos. Após finalizar sua atividade, antes da entrega do laudo pericial, comunicou o perito assistente que, caso desejasse, poderia ter acesso às informações.
Considerando o disposto na NBC TP 01, e situação hipotética descrita, analise as afirmativas:
I. Pode-se afirmar que uma das diligências utilizadas pelo perito foi o exame.
II. À comunicação ao perito assistente também é considerada uma diligência.
III. Os meios dispostos para realização da perícia são entendidas como a diligência da certificação.
IV. Outra diligencia identificável na situação descrita é o arbitramento, pois, o perito precisou apresentar o cálculo das horas extraordinárias.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Quanto ao tipo, a perícia pode ser dividida em Judicial, Semijudicial, Extrajudicial, e Arbitral. A Perícia extrajudicial é aquela realizada fora da esfera judicial, solicitada pelas partes do ambiente privado.
Avalie as situações expressas a baixo e identifique qual(is) delas é(são) exemplo(s) de perícia extrajudicial.
I. Em um processo de divórcio, a ex esposa alega que os bens do casal não foram divididos de maneira justa. O ex marido, por sua vez, alega ter cumprido plenamente a repartição. Para sanar a situação, ambos passaram a discutir judicialmente a questão, que contou com a solicitação de uma perícia por parte do juiz do caso.
II. Devido à crise financeira, uma grande produtora de ferro brasileira entrou em processo de falência. Seus credores, a fim de mensurar o capital residual, contrataram por conta própria um grupo de peritos para realizarem o levantamento.
III. Ao atender um ação trabalhista, o juiz do caso não conseguiu tomar uma decisão concreta com base nos valores apresentados pelo réu. Para sanar a questão, o magistrado portanto solicitou a participação de um perito.
I, apenas.
II, apenas.
III apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

O atuário deve entender não apenas de contabilidade, mas também de matemática, finanças e economia. Nesse contexto, conhecer os principais produtos financeiros é essencial para sua desenvoltura no exercício profissional. Os produtos financeiros são oferecidos pelas instituições financeiras, voltados para aplicações e financiamentos. Entre eles, podemos citar o Certificado de Depósito Bancário (CDB).
Sobre o CDB, analise as afirmativas.
I. Podem ser prefixados e pós-fixados.
II. Não podem ser negociados no mercado, sendo portanto intransferíveis.
III. É um dos mais tradicionais títulos de renda fixa emitido por instituições financeiras para captar recursos.
IV. Esse tipo de produto financeiro não permite que o banco e o cliente conheçam antecipadamente as condições de remuneração para os prazos e valores negociados.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Prévia do material em texto

21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 1/7
ATIVIDADE 3 - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 51/2023
Período:10/04/2023 08:00 a 28/04/2023 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 29/04/2023 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,45
1ª QUESTÃO
Em um processo tributário referente à parcelamentos especiais, o autor da ação afirma que o débito
parcelado em 30 vezes teria sido liquidado em seu 25° pagamento, dado o desconto de juros e multas
concedidos e evidenciados no termo de acordo de parcelamentos. Ao periciar a matéria, o perito do juízo
emitiu seu laudo como sendo pró-contribuinte. O perito assistente chegou à mesma conclusão, e assinou
em conjunto o laudo pericial.
Elaborado pelo professor, 2023.
Diante dessa situação, e de acordo com o material de Perícia Arbitragem e Atuária, analise as asserções:
I. Nessa situação, fica o perito assistente impedido de emitir parecer técnico pró-fisco.
PORQUE
II. A NBC TP 01 determina esse tratamento.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 2/7
O perito do juízo, numa ação trabalhista, após analisar os autos do processo para o qual foi nomeado,
emitiu sua proposta de honorários no valor de R$ 12.000,00, considerando neste total o grau de dificuldade,
o tempo empregado e os quesitos discorridos no processo. Acatada a proposta, e após o prazo previsto, o
perito protocolou o laudo da perícia. Após receber os honorários, passados alguns dias, uma das partes
apresentou novos quesitos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando a situação hipotética, e de acordo com as NBC TP 01 e NBC PP01 juntamente com o material
de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as asserções abaixo:
I.O perito poderá responder aos novos quesitos.
PORQUE
II. Poderá solicitar cobrança de honorários suplementares utilizando os mesmos critérios adotados para a
proposta inicial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
Um contrato é um instrumento de pacto entre duas ou mais partes. No caso do contrato de seguros, é por
meio dele que a seguradora fica obrigada a indenizar o segurado caso algum dano futuro, previamente
convencionado, venha acontecer.
LAMBERTI, J. R.; SILVA, J. M.; PAULO, P.; SANTOS, R. P. Perícia, Arbitragem e Atuária. Maringá: Unicesumar,
2019.
Sobre as características de um contrato de seguros, avalie as afirmativas:
I. Bilateralidade: é essencial que haja a presença mínima de duas partes (segurado e seguradora).
II. Formalidade: a partir da apólice, pois nela são expressos condições, obrigações e deveres contratados.
III. Boa fé: a seguradora deve deixar claro as condições em que o pagamento das indenizações previstas em
contrato não serão pagas. Já o contratante não possui obrigação de apresentar informações fidedignas.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 3/7
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito verificou a falta da apresentação de cartões ponto,
solicitados com o intuito de verificar a presença de horas extraordinárias sendo essas um dos quesitos
presentes nos autos. A solicitação constou no Termo de Diligências, mas o réu se recusou a apresenta-los.
Elaborado pelo professor, 2023.
Diante da situação hipotética, e de acordo com o a NBC TP 01 e o material de Perícia Arbitragem e Atuária,
analise as afirmativas:
I. Cabe ao perito, com a devida comprovação, comunicar tal recusa ao Juízo.
II. O perito deverá realizar o cálculo considerando a média e os valores das horas exercidas pelos demais
colaboradores. 
III. O perito deverá entrar em contato com o advogado das partes, ainda que informalmente, exigindo que a
entrega seja realizada.
É correto apenas o que se afirma em:
 
 
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
5ª QUESTÃO
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 4/7
Adaptado de: Exame De Qualificação Técnica Para Registro No Cadastro Nacional De Peritos Contábeis
(2019). O Contador Y foi nomeado como perito do juízo numa “Ação de Exigir Contas” na fase de liquidação
de sentença. No decurso da realização dos trabalhos periciais, constatou que parte do julgado não seria
tecnicamente possível implementar, por exigir a adoção de um parâmetro impróprio em face de conceito
técnico-contábil.
Com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, e na NBC TP 01 – Perícia Contábil, analise as
afirmativas:
I. O perito ignora os parâmetros contidos no comando judicial e não os considera nos seus cálculos
elaborando da forma que entende correta.
II. O perito deve consignar na conclusão formalizada no laudo pericial a sua irresignação quanto ao teor da
decisão judicial e não elaborar os cálculos definidos no julgado.
III. O perito deve comprovar que a perícia foi executada de acordo com os despachos e decisões judiciais e
as Normas Brasileiras de Contabilidade.
É correto o que se afirma em:
 
 
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
Num infortúnio da vida, em um acidente de carro vieram a falecer os pais de dois menores, sendo um de 16
anos e outro de 11 anos. Diante do fato, os tutores passaram a analisar a forma como tratar a partilha de
bens em espólio.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando as premissas legais, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as
asserções abaixo:
I. O caso hipotético mencionado não poderá ser solucionado por meio da arbitragem, pois envolve direitos
patrimoniais.
PORQUE
II. Apenas pessoas capazes podem utilizar esse instrumento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
ALTERNATIVAS
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 5/7
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
A transparência e o respeito recíprocos entre o perito do juízo e os peritos-assistentes pressupõem
tratamento impessoal, restringindo os trabalhos, exclusivamente, ao conteúdo técnico-científico. O contador
“A” nomeado como perito do juízo, em uma ação de revisional financeira, deve atuar à luz dos critérios
estabelecidos na NBC PP 01 – Perito Contábil.
Adaptado de: Exame De Qualificação Técnica Para Registro No Cadastro Nacional De Peritos Contábeis
(CNPC) Do Conselho Federal De Contabilidade (CFC); 2018.
Diante das disposições nela contidas, e com base no material de Perícia, Arbitragem e Atuária, analise as
afirmativas: 
I. O perito do juízo não precisará se declarar impedido para exercer suas atividades em um processo judicial
em que já houver atuado como parecerista de uma das partes.
II. O perito é responsável pelo trabalho de sua equipe técnica, aqual compreende os auxiliares, para
execução do trabalho complementar do laudo pericial contábil e/ou parecer técnico contábil.
III. O perito deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no
momento em que aceita o encargo para a execução de perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, inclusive
arbitral. 
 
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 6/7
Durante a realização de uma perícia trabalhista, o perito do caso precisou passar algumas horas na empresa
observando alguns pontos de como funciona a dinâmica laboral da empresa ré, e constatar se os
funcionários possuíam à disposição EPI’s (equipamentos de proteção individual). Também necessitou
calcular horas extraordinárias com base nos cartões pontos fornecidos pela ré e analisar a legislação para o
adicional das horas conforme disposto na convenção coletiva de trabalho a qual os funcionários estavam
sujeitos. Após finalizar sua atividade, antes da entrega do laudo pericial, comunicou o perito assistente que,
caso desejasse, poderia ter acesso às informações.
 
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o disposto na NBC TP 01, e situação hipotética descrita, analise as afirmativas:
I. Pode-se afirmar que uma das diligências utilizadas pelo perito foi o exame. 
II. À comunicação ao perito assistente também é considerada uma diligência. 
III. Os meios dispostos para realização da perícia são entendidas como a diligência da certificação. 
IV. Outra diligencia identificável na situação descrita é o arbitramento, pois, o perito precisou apresentar o
cálculo das horas extraordinárias. 
Esta correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Quanto ao tipo, a perícia pode ser dividida em Judicial, Semijudicial, Extrajudicial, e Arbitral. A Perícia
extrajudicial é aquela realizada fora da esfera judicial, solicitada pelas partes do ambiente privado. Avalie as
situações expressas a baixo e identifique qual(is) delas é(são) exemplo(s) de perícia extrajudicial.
I. Em um processo de divórcio, a ex esposa alega que os bens do casal não foram divididos de maneira justa.
O ex marido, por sua vez, alega ter cumprido plenamente a repartição. Para sanar a situação, ambos
passaram a discutir judicialmente a questão, que contou com a solicitação de uma perícia por parte do juiz
do caso.
II. Devido à crise financeira, uma grande produtora de ferro brasileira entrou em processo de falência. Seus
credores, a fim de mensurar o capital residual, contrataram por conta própria um grupo de peritos para
realizarem o levantamento. 
III. Ao atender um ação trabalhista, o juiz do caso não conseguiu tomar uma decisão concreta com base nos
valores apresentados pelo réu. Para sanar a questão, o magistrado portanto solicitou a participação de um
perito.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
21/12/2023, 20:53 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 7/7
I, apenas.
II, apenas.
III apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
10ª QUESTÃO
O atuário deve entender não apenas de contabilidade, mas também de matemática, finanças e economia.
Nesse contexto, conhecer os principais produtos financeiros é essencial para sua desenvoltura no exercício
profissional. Os produtos financeiros são oferecidos pelas instituições financeiras, voltados para aplicações e
financiamentos. Entre eles, podemos citar o Certificado de Depósito Bancário (CDB).
LAMBERTI, J. R.; SILVA, J. M.; PAULO, P.; SANTOS, R. P. Perícia, Arbitragem e Atuária. Maringá: Unicesumar,
2019.
Sobre o CDB, analise as afirmativas.
I. Podem ser prefixados e pós-fixados.
II. Não podem ser negociados no mercado, sendo portanto intransferíveis.
III. É um dos mais tradicionais títulos de renda fixa emitido por instituições financeiras para captar recursos.
IV. Esse tipo de produto financeiro não permite que o banco e o cliente conheçam antecipadamente as
condições de remuneração para os prazos e valores negociados.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina