Buscar

Atividade de Sistematização - Unidade 1 - Psicologia da Educação - Unifran

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A Psicologia da Educação do começo do século XX se baseava, essencialmente, em três áreas que vinham se desenvolvendo muito rapidamente naquela época: a Psicologia da Criança, a Psicologia da Aprendizagem e a Psicologia das Diferenças Individuais. Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas. 
Coluna A 
I – Essa área não se limitava ao estudo do desenvolvimento intelectual, abrangendo, também, o campo da personalidade e do rendimento escolar (Por exemplo, avaliação de habilidades como Matemática e Leitura). 
II – Essa área, no começo do século XX, era muito influenciada pelas ideias associacionistas de Thorndike. 
III – Essa área foi importante para a Psicologia da Educação, sobretudo, pela aceitação crescente entre os educadores e os teóricos da Educação, de que é indispensável conhecer melhor o desenvolvimento do aluno para poder educá-lo melhor. 
Coluna B
1. Psicologia da Criança
2. Psicologia da Aprendizagem
3. Psicologia das Diferenças individuais 
A sequência CORRETA desta associação é
	
	a.
	I-3; II-2; III-1.
	
	b.
	I-3; II-1; III=2.
	
	c.
	I-2; II-1; III-3.
	
	d.
	I-2; II-3; III-1.
	
	e.
	I-1; II-2; III-3.
0,15 pontos   
PERGUNTA 2
1. Muitas das ideias da Psicologia Científica já eram questões que intrigavam os seres humanos desde os primórdios e podemos classificar esse conhecimento como Psicologia Pré-Científica. Filósofos gregos como Platão e Aristóteles, por exemplo, pensaram e discutiram muitas dessas ideias, contribuindo para a formulação de teorias sobre a personalidade, a memória, as emoções e os pensamentos, que são temas ainda hoje atuais para a Psicologia Científica. Contudo, esse conhecimento era atrelado ao campo da Filosofia e não de uma Ciência específica. Dessa forma, podemos Afirmar que a mudança radical da Psicologia Pré-Científica para a Psicologia Científica foi:
	
	a.
	A criação do Laboratório de Psicologia Experimental, de Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, que possibilitou a adoção de métodos científicos para o estudo de processos psicológicos e definiu o objeto de estudos da Psicologia.
	
	b.
	A regulamentação da profissão de Psicólogo no Brasil, com a promulgação da Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962.
	
	c.
	A tomada de consciência de que a Psicologia não era o estudo da alma, mas sim da mente.
	
	d.
	A ênfase de B. F. Skinner no estudo dos processos de aprendizagem e a completa rejeição aos termos mentalistas.
	
	e.
	A proposição da criação de diferentes Escolas de Psicologia que investigavam cada uma à sua maneira os fenômenos psicológicos.
0,15 pontos   
PERGUNTA 3
1. A Psicologia da Educação, segundo Coll (2004), atualmente, pode ser considerada uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação. Assim, podemos dizer que se trata de uma área do conhecimento que objetiva estudar cientificamente os processos de ensino e de aprendizagem em contextos educacionais, sejam eles formais (na escola) ou informais (fora da escola). 
Com base nas ideias de Coll, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO: 
I - Como disciplina-ponte, a Psicologia da Educação não se enquadra no rol das Disciplinas de Psicologia e nem no rol das Disciplinas de Educação, mas sim na intersecção entre esses dois campos. 
II - A Psicologia da Educação contribui para a análise dos processos de mudança que experimentam os envolvidos no ato educativo (sejam alunos ou professores), de sua natureza e características e dos fatores que facilitam ou dificultam a aprendizagem e o ensino.
III – A Psicologia da Educação é a área da Psicologia que estuda a aprendizagem das crianças em ambientes escolares com o objetivo de fundamentar as práticas educativas que sejam adequadas ao desenvolvimento infantil.
IV - O objeto de estudos da Psicologia da Educação são os processos de mudança comportamental provocados ou induzidos nas pessoas, como resultado de sua participação em atividades educativas. 
As assertivas I, II, III, e IV são, RESPECTIVAMENTE
	
	a.
	V, V, F, F.
	
	b.
	V, V, F, V.
	
	c.
	V, F, V, F.
	
	d.
	F, F, V, F.
	
	e.
	F, V, F, V.
0,15 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia a seguinte definição de Psicologia da Educação: 
[...] de acordo como nossos propósitos, interpreta-se o termo “psicologia educacional”, num sentido amplo, como aquilo que cobre todas as fases de estudo da vida mental relacionadas à Educação. Considera-se, pois, que a psicologia educacional inclui não só o campo bem conhecido que integra o livro-texto convencional – a psicologia das sensações, o instinto, a atenção, os hábitos, a memória, as técnicas e a economia da aprendizagem, os processos conceituais etc. -, mas também os seguintes aspectos: os problemas de desenvolvimento mental (a herança, a adolescência e o inesgotável campo do estudo da criança); o estudo das diferenças individuais, do “retardo e da precocidade” no desenvolvimento; a psicologia da “classe especial"; a natureza dos dotes mentais; a medida da capacidade mental; a psicologia dos testes mentais; a correlação dos hábitos mentais; a psicologia dos métodos especiais nas diversas etapas escolares; os importantes problemas da higiene mental. Todos esses elementos – seja do ponto de vista experimental, estatístico ou literário – são temas e problemas a serem tratados em uma revista de psicologia educacional (W. C. BAGLEY; J. C. BELL; C. E. SEASHORE; G. M. WHIPPLE (1910). Journal of Educational Psychology, n. 1, p.1-3). 
O trecho acima foi retirado da primeira revista científica especializada em Psicologia da Educação e revela uma tendência comum dessa área, na primeira metade do século XX, que era:
	
	a.
	O uso indiscriminado de termos politicamente incorretos, que ofendiam e denegriam a imagem dos estudantes.
	
	b.
	Afirmar que o uso de testes psicológicos era a única forma possível de melhorar as condições de ensino.
	
	c.
	A tendência em associar a Psicologia da Educação à área da Saúde e à higiene mental.
	
	d.
	Pensar na Psicologia da Educação como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação.
	
	e.
	A crença de que a Psicologia Científica poderia ser transformada em uma Engenharia Psicológica aplicada à Educação e, assim, explicar e resolver todos e quaisquer problemas relacionados à Educação.
0,15 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Continue navegando

Outros materiais