Buscar

1 A Psicopedagogia Institucional nos diferentes espaços - parte I

Prévia do material em texto

A Psicopedagogia Institucional nos diferentes espaços – parte 1
	A Psicopedagogia Institucional se dá em três dimensões: Nas relações de aprendizagem, na construção do conhecimento do sujeito e na qualificação dos processos de aprendizagem. O sujeito na Psicopedagogia Institucional é a própria instituição: família, escola, hospital, organizações, etc. Cada instituição tem sua filosofia, seus valores e sua ideologia.
	Quando o psicopedagogo intervém na instituição deve considerar essas três dimensões e o que está por trás dessa instituição: sua filosofia, valores e ideologia.
	A psicopedagogia institucional objetiva fazer com que os sujeitos de um grupo possam se perceber e agir como protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Grupos esses que podem ser: escola, empresa, hospital, etc.
	O psicopedagogo na instituição intervirá nos processos de aprendizagem: desde aprender a ler e escrever como também aprender organizar os espaços na empresa ou mesmo perceber o seu espaço como sujeito na instituição, perceber seu papel no grupo.
	Daí a importância de utilizar e aplicar as ferramentas adequadas para cada contexto e necessidade.
	A Psicopedagogia trabalha todas as dimensões do sujeito, dimensões que são coparticipantes de seus processos de aprendizagem. Engloba-se o social, afetivo, emocional, cognitivo. 
	Empresa, família, hospital, organização assistencial, creche, escola.
	Na escola a Psicopedagogia lida com:
· O fracasso escolar (porque se dá, em que contextos?)
· O currículo
· O planejamento com enfoque pedagógico
· A avaliação de aprendizagem (que não se limita a provas)
· Conselho de classe
· Trabalho com projetos
· Afetividade e aprendizagem (afetividade – afetar o outro. O processo de aprendizagem é efetivo quando afeta o outro a ponto de provocar uma mudança de atitude. O professor deve pensar essa afetividade, despertar o aluno para o conhecimento)
· Reunião de pais
· Formação continuada dos profissionais da educação
· Indisciplina na escola
· Inclusão

Continue navegando