Logo Passei Direto
Buscar

Leitura e Interpretação de Textos Não Literários Avaliação

User badge image
Joel

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a consciência fonológica, assinale a alternativa correta:
a. A consciência fonológica não deve ser associada ao ensino da correspondência entre letra e som.
b. A dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica é necessária para a aquisição da leitura.
c. O processo de construção conceitual pelo leitor é facilitado pela dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica.
d. O desenvolvimento da consciência fonológica dificulta o processo de construção conceitual da criança.
e. A aprendizagem é favorecida pela associação do ensino das letras com a consciência fonológica.

O treino no monitoramento da compreensão pode, portanto, melhorar o desempenho dos sujeitos para compreender textos, em comparação com aqueles que não receberam tal treinamento.
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre a leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
a. Por já serem alfabetizados, os alunos do Ensino Fundamental dominam sem problemas a leitura e, portanto, a compreensão de textos narrativos.
b. Os professores do Ensino Fundamental não apresentam queixas em relação à leitura a à compreensão de textos narrativos pelos alunos.
c. No Ensino Fundamental, é desnecessário que os alunos sejam preparados para ler, o importante é deixá-los sempre sozinhos nessa tarefa.
d. Uma queixa comum dos professores do Ensino Fundamental diz respeito ao fato de os alunos não conseguirem ler textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessa etapa do ensino.
e. É comum os alunos do Ensino Fundamental identificarem os fatos principais do texto lido, o que faz com que os professores sejam dispensados dessa tarefa.

O letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento na atualidade, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento; os dois processos são independentes um do outro.
b. O letramento deve preceder a alfabetização; os dois processos são desvinculados um do outro.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.

Dois são os caminhos que existem para chegarmos ao reconhecimento das palavras e extrairmos o significado das mesmas.
Conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre os caminhos (via fonológica e via lexical) para se reconhecer uma palavra e extrair o seu significado, analise as afirmativas a seguir:
I. A via lexical é aquela que decodifica palavras reais e de alta frequência.
II. A via fonológica é aquela que possibilita a leitura de palavras desconhecidas.
III. A via lexical tem relação direta com a ortografia, isto é, com a forma escrita da palavra.
IV. A via fonológica tem relação direta com a pronúncia das palavras que o leitor tem pouca familiaridade.
a. I e II.
b. I e III.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
e. II, III e IV.

Partindo da prática social, o conteúdo terá sentido para os alunos, que irão construindo conhecimentos gradativamente e desenvolvendo uma atitude transformadora da sociedade.
De acordo com os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas, sobre o conceito dos termos alfabetização e letramento é correto afirmar que:
a. Letramento é a obtenção do sistema convencional de escrita, e alfabetização é a ampliação de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
b. Alfabetização é a conquista do sistema convencional de escrita e não se distingue de letramento, que é o acréscimo de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
c. Alfabetização é o alcance do sistema convencional de escrita e distingue-se de letramento, que é o incremento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
d. Os termos alfabetização e letramento significam simplesmente o processo de obtenção do sistema convencional de escrita na escola.
e. O letramento é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e se dissocia da alfabetização, uma vez que esta diz respeito ao saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações reais de comunicação.

São as formulações que vieram com as técnicas de seus professores sobre os processos do pensar sobre o pensar, de suas atividades metacognitivas.
Conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre o uso da metacognição para o ensino de estratégias de leituras, assinale a alternativa correta:
a. Os professores devem utilizar estratégias metacognitivas apenas durante o processo de leitura.
b. As estratégias metacognitivas devem ser utilizadas apenas antes da leitura.
c. Apenas depois de uma leitura é que as estratégias metacognitivas devem ser utilizadas.
d. Não há relação entre estratégias metacognitivas e o processo de leitura.
e. A metacognição pode ser usada para ensinar estratégias antes, durante e depois da leitura.

O letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e de escrita, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento, pois é concebida pelos estudiosos dessa área como o meio mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema da escrita na vida em sociedade.
b. O letramento deve ser dissociado da alfabetização, pois é unanimemente considerado como o processo mais eficaz para dar conta da entrada da criança no mundo da escrita.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.

A manipulação da linguagem escrita necessita de um certo grau de reflexão consciente a respeito das características gerais da escrita, dos grafemas e dos fonemas.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a correspondência grafema-fonema no processo da alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. Os leitores iniciantes aprendem palavras automaticamente na medida em que vão formando conexões entre as letras grafadas e os sons na pronúncia das palavras.
b. A conscientização da relação entre grafema e fonema não contribui em absoluto no processo de reconhecimento das palavras pelos leitores iniciantes.
c. As correspondências que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas não contribuem para o processo de memorização das palavras.
d. O conhecimento sobre muitas relações letra-som e padrões ortográficos não fornecem aos leitores expectativas gerais sobre como qualquer palavra escrita pode ser pronunciada ou escrita.
e. As conexões que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas na medida que são expostos repetitivamente às palavras escritas não contribuem para a construção do léxico mental.

Alguns estudos que investigam a aprendizagem da leitura e da escrita enfatizam que esse é um processo gradativo no qual dois grandes processos estão implicados, a saber, a decodificação, que resulta no reconhecimento imediato das palavras, e a compreensão que está relacionada ao significado.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre o processo de leitura de um texto escrito, assinale a alternativa correta:
a. Não é necessário nenhum tipo de reconhecimento automático das palavras para haver a leitura de uma escrita.
b. O reconhecimento automático da palavra não possibilita a compreensão da escrita.
c. A compreensão de uma escrita é facilitada quando o leitor reconhece automaticamente as palavras.
d. Não há relação entre reconhecimento automático das palavras e compreensão de um texto escrito.
e. A compreensão do texto escrito é necessária para permitir ao leitor o reconhecimento automático das palavras.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Doro Fernanda. Práticas de leitura e escrita na alfabetização.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre a psicogenética e a alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. A psicogenética não tem relação com a concepção do processo de construção da representação da língua escrita.
b. A língua escrita precisa necessariamente ser ensinada via alfabetização “tradicional” para ser concebida pela criança durante seu período de letramento.
c. O processo de construção da representação da língua escrita teve influência da perspectiva psicogenética.
d. Para a criança ser alfabetizada, basta ela ter estímulos linguísticos externos.
e. Na alfabetização, a criança é, por natureza, um ser passivo que progressivamente constrói o sistema de representações sociais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a consciência fonológica, assinale a alternativa correta:
a. A consciência fonológica não deve ser associada ao ensino da correspondência entre letra e som.
b. A dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica é necessária para a aquisição da leitura.
c. O processo de construção conceitual pelo leitor é facilitado pela dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica.
d. O desenvolvimento da consciência fonológica dificulta o processo de construção conceitual da criança.
e. A aprendizagem é favorecida pela associação do ensino das letras com a consciência fonológica.

O treino no monitoramento da compreensão pode, portanto, melhorar o desempenho dos sujeitos para compreender textos, em comparação com aqueles que não receberam tal treinamento.
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre a leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
a. Por já serem alfabetizados, os alunos do Ensino Fundamental dominam sem problemas a leitura e, portanto, a compreensão de textos narrativos.
b. Os professores do Ensino Fundamental não apresentam queixas em relação à leitura a à compreensão de textos narrativos pelos alunos.
c. No Ensino Fundamental, é desnecessário que os alunos sejam preparados para ler, o importante é deixá-los sempre sozinhos nessa tarefa.
d. Uma queixa comum dos professores do Ensino Fundamental diz respeito ao fato de os alunos não conseguirem ler textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessa etapa do ensino.
e. É comum os alunos do Ensino Fundamental identificarem os fatos principais do texto lido, o que faz com que os professores sejam dispensados dessa tarefa.

O letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento na atualidade, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento; os dois processos são independentes um do outro.
b. O letramento deve preceder a alfabetização; os dois processos são desvinculados um do outro.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.

Dois são os caminhos que existem para chegarmos ao reconhecimento das palavras e extrairmos o significado das mesmas.
Conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre os caminhos (via fonológica e via lexical) para se reconhecer uma palavra e extrair o seu significado, analise as afirmativas a seguir:
I. A via lexical é aquela que decodifica palavras reais e de alta frequência.
II. A via fonológica é aquela que possibilita a leitura de palavras desconhecidas.
III. A via lexical tem relação direta com a ortografia, isto é, com a forma escrita da palavra.
IV. A via fonológica tem relação direta com a pronúncia das palavras que o leitor tem pouca familiaridade.
a. I e II.
b. I e III.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
e. II, III e IV.

Partindo da prática social, o conteúdo terá sentido para os alunos, que irão construindo conhecimentos gradativamente e desenvolvendo uma atitude transformadora da sociedade.
De acordo com os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas, sobre o conceito dos termos alfabetização e letramento é correto afirmar que:
a. Letramento é a obtenção do sistema convencional de escrita, e alfabetização é a ampliação de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
b. Alfabetização é a conquista do sistema convencional de escrita e não se distingue de letramento, que é o acréscimo de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
c. Alfabetização é o alcance do sistema convencional de escrita e distingue-se de letramento, que é o incremento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
d. Os termos alfabetização e letramento significam simplesmente o processo de obtenção do sistema convencional de escrita na escola.
e. O letramento é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e se dissocia da alfabetização, uma vez que esta diz respeito ao saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações reais de comunicação.

São as formulações que vieram com as técnicas de seus professores sobre os processos do pensar sobre o pensar, de suas atividades metacognitivas.
Conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre o uso da metacognição para o ensino de estratégias de leituras, assinale a alternativa correta:
a. Os professores devem utilizar estratégias metacognitivas apenas durante o processo de leitura.
b. As estratégias metacognitivas devem ser utilizadas apenas antes da leitura.
c. Apenas depois de uma leitura é que as estratégias metacognitivas devem ser utilizadas.
d. Não há relação entre estratégias metacognitivas e o processo de leitura.
e. A metacognição pode ser usada para ensinar estratégias antes, durante e depois da leitura.

O letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e de escrita, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento, pois é concebida pelos estudiosos dessa área como o meio mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema da escrita na vida em sociedade.
b. O letramento deve ser dissociado da alfabetização, pois é unanimemente considerado como o processo mais eficaz para dar conta da entrada da criança no mundo da escrita.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.

A manipulação da linguagem escrita necessita de um certo grau de reflexão consciente a respeito das características gerais da escrita, dos grafemas e dos fonemas.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a correspondência grafema-fonema no processo da alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. Os leitores iniciantes aprendem palavras automaticamente na medida em que vão formando conexões entre as letras grafadas e os sons na pronúncia das palavras.
b. A conscientização da relação entre grafema e fonema não contribui em absoluto no processo de reconhecimento das palavras pelos leitores iniciantes.
c. As correspondências que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas não contribuem para o processo de memorização das palavras.
d. O conhecimento sobre muitas relações letra-som e padrões ortográficos não fornecem aos leitores expectativas gerais sobre como qualquer palavra escrita pode ser pronunciada ou escrita.
e. As conexões que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas na medida que são expostos repetitivamente às palavras escritas não contribuem para a construção do léxico mental.

Alguns estudos que investigam a aprendizagem da leitura e da escrita enfatizam que esse é um processo gradativo no qual dois grandes processos estão implicados, a saber, a decodificação, que resulta no reconhecimento imediato das palavras, e a compreensão que está relacionada ao significado.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre o processo de leitura de um texto escrito, assinale a alternativa correta:
a. Não é necessário nenhum tipo de reconhecimento automático das palavras para haver a leitura de uma escrita.
b. O reconhecimento automático da palavra não possibilita a compreensão da escrita.
c. A compreensão de uma escrita é facilitada quando o leitor reconhece automaticamente as palavras.
d. Não há relação entre reconhecimento automático das palavras e compreensão de um texto escrito.
e. A compreensão do texto escrito é necessária para permitir ao leitor o reconhecimento automático das palavras.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Doro Fernanda. Práticas de leitura e escrita na alfabetização.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre a psicogenética e a alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. A psicogenética não tem relação com a concepção do processo de construção da representação da língua escrita.
b. A língua escrita precisa necessariamente ser ensinada via alfabetização “tradicional” para ser concebida pela criança durante seu período de letramento.
c. O processo de construção da representação da língua escrita teve influência da perspectiva psicogenética.
d. Para a criança ser alfabetizada, basta ela ter estímulos linguísticos externos.
e. Na alfabetização, a criança é, por natureza, um ser passivo que progressivamente constrói o sistema de representações sociais.

Prévia do material em texto

Leitura e Interpretação de Textos Não Literários – Avaliação
1. A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015>. Acesso em 25 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a consciência fonológica, assinale a alternativa correta:
a. A consciência fonológica não deve ser associada ao ensino da correspondência entre letra e som.
b. A dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica é necessária para a aquisição da leitura.
c. O processo de construção conceitual pelo leitor é facilitado pela dissociação do ensino das letras e da consciência fonológica.
d. O desenvolvimento da consciência fonológica dificulta o processo de construção conceitual da criança.
e. A aprendizagem é favorecida pela associação do ensino das letras com a consciência fonológica.
2. Atente para o seguinte excerto de texto: 
“[...] o treino no monitoramento da compreensão pode, portanto, melhorar o desempenho dos sujeitos para compreender textos, em comparação com aqueles que não receberam tal treinamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, Carmen Lucia Göbel; CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura.<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018>. Acesso em 30 jul. 2018. 
Levando em consideração o fragmento do texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre a leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental, marque a alternativa correta:
a. Por já serem alfabetizados, os alunos do Ensino Fundamental dominam sem problemas a leitura e, portanto, a compreensão de textos narrativos.
b. Os professores do Ensino Fundamental não apresentam queixas em relação à leitura a à compreensão de textos narrativos pelos alunos.
c. No Ensino Fundamental, é desnecessário que os alunos sejam preparados para ler, o importante é deixá-los sempre sozinhos nessa tarefa.
d. Uma queixa comum dos professores do Ensino Fundamental diz respeito ao fato de os alunos não conseguirem ler textos narrativos com o nível de compreensão esperado nessa etapa do ensino.
e. É comum os alunos do Ensino Fundamental identificarem os fatos principais do texto lido, o que faz com que os professores sejam dispensados dessa tarefa.
3. Considere a seguinte afirmação:
“[...] o letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito. Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem o desenvolvimento do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento na atualidade, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento; os dois processos são independentes um do outro.
b. O letramento deve preceder a alfabetização; os dois processos são desvinculados um do outro.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo.
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.
4. Considere a seguinte afirmação: 
“Dois são os caminhos que existem para chegarmos ao reconhecimento das palavras e extrairmos o significado das mesmas. As rotas que nos ajudam no reconhecimento das palavras: a) a fonológica ou indireta ou também chamada via indireta (VI) e b) a rota visual ou léxica ou via direta (VD). A rota fonológica baseia-se na segmentação fonológica das palavras escritas, por meio da qual o leitor tem ao alcance a chamada consciência fonológica. A rota fonológica consiste em descriminar os sons correspondentes a cada uma das letras ou grafemas que compõem a palavra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLEBONI, Aline Berghetti Simoni; CARLESSO Luciane. Consciência fonológica e leitura. <http://www.profala.com/arttf129.htm>. Acesso em 19 jul. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre os caminhos (via fonológica e via lexical) para se reconhecer uma palavra e extrair o seu significado, analise as afirmativas a seguir:
I. A via lexical é aquela que decodifica palavras reais e de alta frequência.
II. A via fonológica é aquela que possibilita a leitura de palavras desconhecidas.
III. A via lexical tem relação direta com a ortografia, isto é, com a forma escrita da palavra.
IV. A via fonológica tem relação direta com a pronúncia das palavras que o leitor tem pouca familiaridade. 
São corretas apenas as afirmativas:
a. I e II.
b. I e III.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
e. II, III e IV.
5. Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Partindo da prática social, o conteúdo terá sentido para os alunos, que irão construindo conhecimentos gradativamente e desenvolvendo uma atitude transformadora da sociedade, pois ele perceberá que conhecimento científico faz parte da sua vida e pode contribuir para melhorá-la. As atividades devem promover tanto a alfabetização como o letramento, de maneira, que o ensino do código alfabético seja conciliado com o seu uso social em diferentes ocasiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018.
De acordo com os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas, sobre o conceito dos termos alfabetização e letramento é correto afirmar que:
a. Letramento é a obtenção do sistema convencional de escrita, e alfabetização é a ampliação de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
b. Alfabetização é a conquista do sistema convencional de escrita e não se distingue de letramento, que é o acréscimo de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
c. Alfabetização é o alcance do sistema convencional de escrita e distingue-se de letramento, que é o incremento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
d. Os termos alfabetização e letramento significam simplesmente o processo de obtenção do sistema convencional de escrita na escola.
e. O letramento é o processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico e se dissocia da alfabetização, uma vez que esta diz respeito ao saber fazer uso da leitura e da escrita nas situações reais de comunicação.
6. Considere a seguinte informação: 
“São as formulações que vieram com as técnicas de seus professores sobre os processos do pensar sobre o pensar, de suas atividades metacognitivas, rumo à solução de seuspróprios problemas de leitura e escrita que os alunos passam de uma situação de passividade à atividade no domínio e controle de seu conhecimento acumulado ao longo de seu processo de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Valdenildo dos; LOROZA, Claudia Valéria Gonçalves. A sequência didática e a metacognição como estratégia para leitura à distância em língua portuguesa. <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/1445/1001>. Acesso em 26 jul. 2018. 
Conforme os conteúdos do texto-base Metacognição e leitura sobre o uso da metacognição para o ensino de estratégias de leituras, assinale a alternativa correta:
a. Os professores devem utilizar estratégias metacognitivas apenas durante o processo de leitura.
b. As estratégias metacognitivas devem ser utilizadas apenas antes da leitura.
c. Apenas depois de uma leitura é que as estratégias metacognitivas devem ser utilizadas.
d. Não há relação entre estratégias metacognitivas e o processo de leitura.
e. A metacognição pode ser usada para ensinar estratégias antes, durante e depois da leitura.
7. Considere a seguinte afirmação:
“[...] o letramento vai além do ler e escrever, ele tem sua função social, enquanto a alfabetização encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior do letramento do sujeito. Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem o desenvolvimento do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIOGO, Emilli Moreira; GORETTE, Milena da Silva. Letramento e alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf>. Acesso em 18 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: as muitas facetas sobre as concepções de alfabetização e de letramento no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e de escrita, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
a. A alfabetização deve preceder o letramento, pois é concebida pelos estudiosos dessa área como o meio mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema da escrita na vida em sociedade.
b. O letramento deve ser dissociado da alfabetização, pois é unanimemente considerado como o processo mais eficaz para dar conta da entrada da criança no mundo da escrita.
c. A alfabetização não compreende o conceito de letramento e vice-versa; são dois processos totalmente distintos um do outro.
d. A alfabetização e o letramento são processos que devem acontecer ao mesmo tempo
e. A alfabetização e o letramento são processos desvinculados um do outro e por isso não devem ocorrer simultaneamente.
8. Leia a seguinte passagem de texto: 
“A manipulação da linguagem escrita necessita de um certo grau de reflexão consciente a respeito das características gerais da escrita, dos grafemas e dos fonemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Gabriela C. M. de. Alfabetização: Afinal... O que é que está acontecendo? <http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_fund_gabriela_mat.pdf>. Acesso em 26 jul. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre a correspondência grafema-fonema no processo da alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. Os leitores iniciantes aprendem palavras automaticamente na medida em que vão formando conexões entre as letras grafadas e os sons na pronúncia das palavras.
b. A conscientização da relação entre grafema e fonema não contribui em absoluto no processo de reconhecimento das palavras pelos leitores iniciantes.
c. As correspondências que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas não contribuem para o processo de memorização das palavras.
d. O conhecimento sobre muitas relações letra-som e padrões ortográficos não fornecem aos leitores expectativas gerais sobre como qualquer palavra escrita pode ser pronunciada ou escrita.
e. As conexões que os leitores iniciantes fazem entre os grafemas e fonemas na medida que são expostos repetitivamente às palavras escritas não contribuem para a construção do léxico mental.
9. Analise a seguinte informação: 
“Alguns estudos que investigam a aprendizagem da leitura e da escrita enfatizam que esse é um processo gradativo no qual dois grandes processos estão implicados, a saber, a decodificação, que resulta no reconhecimento imediato das palavras, e a compreensão que está relacionada ao significado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANGUEIRA, Márcia Cristina Bonfim Ramos de; GUARESI, Ronei. O reconhecimento visual da palavra no processo de aprendizagem inicial da leitura numa abordagem dinamicista. p. 360 <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/viewFile/29250/17092>. Acesso em 25 jul. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do texto-base Processos cognitivos na leitura inicial: Relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização sobre o processo de leitura de um texto escrito, assinale a alternativa correta:
a. Não é necessário nenhum tipo de reconhecimento automático das palavras para haver a leitura de uma escrita.
b. O reconhecimento automático da palavra não possibilita a compreensão da escrita.
c. A compreensão de uma escrita é facilitada quando o leitor reconhece automaticamente as palavras.
d. Não há relação entre reconhecimento automático das palavras e compreensão de um texto escrito.
e. A compreensão do texto escrito é necessária para permitir ao leitor o reconhecimento automático das palavras.
10. Considere a seguinte citação: 
“Aprender a ler como se a leitura fosse um ato mecânico, separado da compreensão, é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Doro Fernanda. Práticas de leitura e escrita na alfabetização. <http://www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a11.pdf>. Acesso em 23 jul. 2018.
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Letramento e alfabetização: As muitas facetas sobre a psicogenética e a alfabetização, assinale a alternativa correta:
a. A psicogenética não tem relação com a concepção do processo de construção da representação da língua escrita.
b. A língua escrita precisa necessariamente ser ensinada via alfabetização “tradicional” para ser concebida pela criança durante seu período de letramento.
c. O processo de construção da representação da língua escrita teve influência da perspectiva psicogenética.
d. Para a criança ser alfabetizada, basta ela ter estímulos linguísticos externos.
e. Na alfabetização, a criança é, por natureza, um ser passivo que progressivamente constrói o sistema de representações sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina