Buscar

Políticas Sociais e Ambientais Aula 5 Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas Sociais e Ambientais – Aula 5 – Questionário
1. Considerando o percurso de criação dos Direitos Humanos, desde a “primeira geração” até a “terceira geração” que dá origem à Declaração Universal dos Direitos Humanos, avalie as proposições a seguir:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano.
II. Lista direitos cujo respeito e observância universal devem ser promovidos pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas.
III. Sua criação foi motivada especialmente para promover a observância dos Direitos Humanos fortemente abalados na Segunda Guerra Mundial.
IV. Criado em 1938, a Declaração foi assinada à época pelos mais de 190 Estados-membros da ONU.
Quais afirmativas estão CORRETAS?
I e II.
IV.
I, II e III.
II e IV.
2. O papel da fundamentação dos Direitos Humanos é de suma importância, pois é ela que dá as bases para tais direitos. Com base na perspectiva cristã, analise as assertivas abaixo:
I. Toda a humanidade foi criada por Deus e à sua imagem e semelhança.
II. A humanidade tem um valor superior de dignidade se comparada ao restante da criação divina.
Considerando as assertivas acima, marque aquilo que for CORRETO:
 Ambas as assertivas são verdadeiras e não apenas se relacionam, mas também se complementam.
 Ambas as assertivas são falsas, embora se relacionem.
 A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.
 A segunda assertiva é verdadeira e a primeira é falsa.
3. Acerca da história da declaração de Direitos Humanos, é possível identificar pelo menos três momentos, nos quais novos direitos e novas perspectivas vão sendo incorporados às declarações. Acerca do primeiro momento, é CORRETO afirmar que:
 É o momento em que os Direitos Humanos passam a ter titularidade coletiva.
 É o momento em que os Direitos Humanos passam a incorporar os princípios de justiça social e excluem os direitos econômicos e culturais.
 É o momento em que os Direitos Humanos são compreendidos como direitos naturais inerentes a indivíduos que os têm por serem livres e dotados de racionalidade e vontade.
 É o momento em que os Direitos Humanos passam a incorporar os princípios de justiça social e incluem os direitos sociais, econômicos e culturais.
4. Acerca da história da declaração de Direitos Humanos, é possível identificar pelo menos três momentos: o primeiro, concebido como natural e inerente aos indivíduos; o segundo, com a perspectiva da justiça social e a diminuição das desigualdades; e, o terceiro, a titularidade coletiva, que visa à proteção dos grupos. Acerca do segundo momento, é CORRETO afirmar que:
 É o momento em que os Direitos Humanos passam a incorporar os princípios de justiça social e excluem os direitos econômicos e culturais.
 Derivam das Sagradas Escrituras e têm por objetivo as condições de trabalho e pela redução das desigualdades sociais.
 Derivam do direito divino e, portanto, são compreendidos como Direitos Humanos concedidos por Deus à humanidade.
 São oriundos da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e pela redução das desigualdades sociais.
5. A superação do antropocentrismo moderno e da individualidade só é possível com uma visão integrada de ser humano. E, nesse sentido, a antropologia integral possibilita compreender o ser humano como esse ser integral e se torna imprescindível para a manutenção e a celebração dos Direitos Humanos. Considerando a relação entre a antropologia integral e os Direitos Humanos, é CORRETO afirmar que:
 A antropologia integral garante uma visão de alteridade, o outro que, assim como eu, foi criado por Deus. Garante a integração entre o eu e o nós, prevê, assim, a solidariedade e a fraternidade em um mundo no qual os Direitos Humanos são respeitados, contemplando em um só tempo as três “gerações”, ou momentos, da histórica declaração de Direitos Humanos.
 A antropologia integral possibilita a superação das “gerações” de direitos e propõe uma nova declaração de Direitos Humanos atual e que dê conta dessa nova sociedade.
 Os Direitos Humanos e a ideia de uma antropologia integral só são compatíveis mediante uma nova declaração dos Direitos Humanos.
 A Declaração dos Direitos Humanos é decorrência da aceitação, por parte dos Estados, da perspectiva de uma antropologia integral.

Continue navegando