Buscar

AP1- PCA Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
Os Desafios da Comunicação Organizacional no Mundo 4.0 
Aplicação Prática
Referente ao contexto da disciplina 
Turmas: Projeto Curricular Articulador – PCA Comunicação
Professor: Marco Antônio Fontoura de Albuquerque
Semestre: 1º / 2021	
Aluno: 
MÁTRICULA:
AP1 – Introdução 
O aluno deverá na AP1, entender e explicar o que é a revolução 4.0, o histórico da revolução 4.0, apontando o que foi a revolução 1.0, 2.0 e 3.0. Definir e exemplificar cada uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, apontadas abaixo.
Tecnologias
 
Revolução 4.0 é uma expressão que abrange tecnologia da informação e automação, incluindo as mais importantes inovações tecnológicas. A indústria 4.0 apresenta o que convencionou-se chamar de “fábrica inteligente”.
A Quarta Revolução Industrial trouxe para o chão de fábrica um avanço tecnológico sem precedentes; para que seja possível compreender tal transformação é preciso lembrar que uma “Revolução” é muito mais do que a simples modernização de uma indústria ou setor; o conceito de revolução implica em uma transformação absoluta em uma sociedade.
A Revolução 1.0, ou Primeira Revolução Industrial ocorreu em 1784; com a implementação de máquinas a vapor transformando a produção que era basicamente artesanal em uma indústria mecanizada.
Já a 2.0, ocorreu a partir de 1870, com a efetivação da produção em massa, através da utilização da energia elétrica, o grande avanço desta, foi o surgimento do primeiro automóvel produzido em grande escala, o Ford T, em 1903. Destacando-se ainda as invenções da lâmpada, do telefone e do motor de Combustão interna. 
A 3.0 surgiu na década de 60 com o advento dos computadores e suas redes, utilização da robótica e o surgimento da internet.
O termo “Industria 4.0” foi utilizado pela inicialmente em 2011 por Siegfried Dais e Kagermann, que em um relatório para o governo alemão solicitaram sua implementação, com o objetivo de conectar máquinas e sistemas, criando redes e sistemas independentes por toda a extensão da cadeia industrial.
As máquinas atualmente são inteligentes e habilitadas para a tomada de decisões baseadas em dados anteriormente coletados, analisados e armazenados;
Definição e exemplificação das principais tecnologias habilitadoras da Industria 4.0:
Robôs: compartilha de forma segura o espaço de trabalho entre operadores e robôs;
Simulação: Criação de uma fábrica no ambiente digital para otimizar a concepção e validação de uma estrutura de produção;
Integração de sistemas: combinar tecnologias cibernética, mecânica e eletrônica para a melhoria do desempenho de fabricação;
Segurança cibernética: medidas físicas e logicas de segurança usadas para proteger a infraestrutura de ameaças;
Nuvem: Utiliza recursos de computação da internet para realizar o armazenamento e o processamento de grandes conjuntos de dados;
Manufatura aditiva: recria cópia tridimensional de peças e protótipos, viabilizando a produção de peças impossíveis em processos convencionais;
Realidade aumentada: Fornece informações adaptadas ao contexto mesclados ao seu campo de visão;
Big data e Analytics: Gera conhecimento e valor a partir de dados de produção e identifica tendencias e recomendações para otimizações dos processos.

Continue navegando

Outros materiais