Buscar

REVISÃO CITOLOGIA - tecido conjuntivo

Prévia do material em texto

REVISÃO CITOLOGIA – TECIDO CONJUNTIVO
1. Em relação ao tecido conjuntivo, como ele é pode ser chamado também e por que?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O ácido hialurônico está presente na matriz de todos os tecidos conjuntivos. Quais das funções não são desempenhada por esse componente?
a) Mobilizar moléculas de localização desejável
b) Absorção de choques
c) Lubrificação
d) Estabilização da matriz extracelular
3. O tecido conjuntivo apresenta vários tipos celulares morfologicamente distintos e distantes entre si, além de uma falta de abundância de material intercelular, chamado de matriz extracelular.
a) Verdadeiro
b) Falso
4. Em relação ao seu padrão de organização, permite que o tecido conjuntivo desempenhe a função de:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Em qual tecido ha presença de um grupo variado de células embebidas em uma matriz extracelular rica em fibras proteicas.
a) Tecido Adiposo
b) Tecido Hematopoietico
c) Tecido Mucoso
d) Tecido Conjuntivo propriamente dito
6. As glicoproteínas multiadesivas são responsáveis pela estabilização da matriz extracelular e na interação dessa matriz com superfícies celulares, irregulando e modulando o papel da matriz extracelular durante eventos de migração celular, como os que ocorrem no período embrionário e na resposta inflamatória.
a) Verdadeiro
b) Falso
7. Qual a principal função do Tecido Adiposo e quais são as células presentes em abundância nesse tecido?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. São as grandes responsáveis pela síntese e secreção do colágeno, da elastina, dos proteoglicanos e dos glicosaminoglicanos que compõem a matriz extracelular do tecido conjuntivo. Além disso, também produz diversos fatores de crescimento responsáveis pelo controle e diferenciação celular.
a) Adipócitos
b) Colagenase
c) Macrófagos
d) Fibroblastos
9. É o tecido que se caracteriza pela abundância de fibras proteicas e por poucas células; as fibras de colágeno são o principal elemento da matriz.
a) Conjuntivo frouxo
b) Conjuntivo denso
c) Tecido elástico
d) Tecido Mucoso
10. Todos os tipos de tecido conjuntivo se originam a partir de um tecido embrionário conhecido como:
a) Macrófagos
b) Medula óssea
c) Mesênquima
d) Medula espinhal

Continue navegando