Buscar

Tarefa_6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Ecologia de Animais Silvestres
Nome: Monica Gabrielle Rossetim da Silva 
A natureza é dinâmica e fluida, e esse dinamismo pode ser notado nas interações de espécies que influem na dinâmica ambiental, criando um movimento ecológico e de relações, gerando equilíbrio.
A tendência de muitas espécies animais de, após o nascimento e desenvolvimento para se manterem sozinhos longe dos pais é importante para o equilíbrio ambiental, esse é o movimento físico de dispersão, de sair de um lugar e ir para outro, outra denominação é o ato de movimentação dos indivíduos migrantes, que saem de seu lugar de nascimento para outro de reprodução. Já a distribuição descreve a expansão geográfica e ecológica de uma população. O que é observado é um padrão de dispersão e distribuição de indivíduos, podendo estar espaçados de forma igualitária, homogênea, num padrão de dispersão uniforme, espaçados em padrão aleatório ou em grupos ou aglomerados de indivíduos, num padrão agrupado.
Na natureza, os organismos se dispersam por diversos fatores, como por exemplo pela fragmentação de habitat, pelas mudanças climáticas e queimadas, essas perturbações à biodiversidade são frequentes e a resposta da fauna é dispersar, migrar e ir embora do ambiente em que viviam originalmente.
O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) é um canídeo carnívoro de hábitos predominantemente noturnos, que habita as matas da América do Sul, é uma espécie generalista que não tem problema com diferentes ambientes e fontes de alimento, são onívoros e oportunistas, alimentando-se de frutos, insetos, crustáceos, pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ovos de diversas espécies, atuam também como dispersores de sementes, tanto de frutas nativas como cultivadas e pode também alimentar-se de carcaças de animais domésticos, como bovinos e de espécies silvestres, como o tamanduá-bandeira e o gato-mourisco. São monogâmicos e vivem em casais ou em grupos familiares estendidos. Seu lugar preferido de atividade são savanas tropicais, florestas subtropicais e matas ciliares, entre outros locais úmidos com vegetação densa, mas de forma geral prefere bordas e ambientes mais abertos. Com essa diversidade de habitats, a espécie é distribuída e sua dispersão ocorre através de corredores ecológicos. 
A espécie, de ampla distribuição geográfica, é aparentemente tolerante a perturbações antrópicas, porém não à urbanização, como ocorre em todos os biomas brasileiros, em uma ampla variedade de habitats, sabe-se que há conectividade com as populações dos países vizinhos. Embora, devido a sua grande distribuição, há ameaças à espécie, como retaliação/prevenção à predação de animais domésticos, confrontos com cachorros domésticos e doenças, além de ser uma das espécies de mamíferos mais atropeladas no Brasil.
Referencias:
Besiegel, Beatriz, et al. Avaliação do risco de extinção do Cachorro-domato Cerdocyon thous.;
https://meusanimais.com.br/cachorro-do-mato-caracteristicas-distribuicao-alimentacao/

Outros materiais