Buscar

EXERCÍCIOS UNIDADE 3-DIR CIB AMPLI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS UNIDADE 3 – DIREITO CIBERNÉTICO – AMPLI 
Questão 1
O Brasil é signatário da Convenção da União de Paris para a Proteção da Propriedade Industrial e de suas posteriores revisões, tendo sido a revisão de Estocolmo de 1967 promulgada por decreto em 8 de abril de 1975. (
SILVEIRA, Newton. Propriedade Intelectual: Propriedade industrial, Direito de Autor, Software, Cultivares, Nome Empresarial, Abuso de Patentes, 5 ed. Barueri: Editora Manole, 2014, p. 16. Disponível na Biblioteca Virtual: Minha Biblioteca.).
 Tomando como referência os acordos internacionais de proteção ao intelecto, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
A Convenção de Genebra, que surgiu como resposta ao fenômeno do aumento exorbitante da pirataria, além de proibir a reprodução não autorizada de fonogramas, motivo pelo qual ficou conhecida como convenção dos fonogramas.
Questão 2
A propriedade intelectual passou a ser definida pela Convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual como a proteção aos direitos relacionados às criações artísticas, literárias, científicas e invenções, marcas, desenhos industriais, softwares e muitos outros. (DUARTE, Melissa de Freiras, BRAGA, Cristiano prestes. Propriedade intelectual. São Paulo: Grupo A, 2018. Disponível na Biblioteca Virtual: Minha Biblioteca.).
 Tomando como referência o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
 I. A propriedade intelectual é gênero em que são espécies o direito industrial, que é profundamente ligado ao direito empresarial, e o direito autoral, que é mais conectado ao direito civil em geral. A propriedade do programa de computador, em particular, será regida por lei própria.
II. A lei que protege a propriedade industrial é a n. 9.279/96 que resguarda quatro diferentes bens: invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e a marca.
III. A propriedade intelectual, enquanto campo da tutela jurídica, diz respeito a um ramo do direito que se preocupa com a propriedade material, isto é, com bens corpóreos.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
I e II, apenas.
Questão 3
A intangibilidade trazida pela Sociedade Digital impõe um grande desafio para os operadores do Direito, já́ que provoca a necessidade de se repensar o próprio modelo econômico de exploração da propriedade intelectual. (PECK, Patrícia Pinheiro. Direito Digital. 6 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016, p. 176. Disponível na Biblioteca Virtual: Minha Biblioteca.).
Com base na Gestão de Projetos em Sistemas da Informação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 I. As tecnologias de Streaming pode gerar dificuldades quanto a proteção dos direitos de propriedade intelectual e conexos.
PORQUE
 II. A internet, dada a sua alta dinamicidade pode expor um conteúdo restrito a apenas um local a todo mundo, de modo que os serviços de streaming lucrem e os titulares também através dos Royalties.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Questão 4
A Lei n. 9.609 (Lei do Software) dispõe sobre a proteção de propriedade intelectual de programas de computador e sua comercialização, foi publicada em 20 de fevereiro de 1998 e entrou em vigor na data de sua publicação. Revoga, expressamente, a Lei n. 7.646/87 (antiga Lei do Software) e, implicitamente, o Decreto n. 96.036/88, que a regulamentava. (SILVEIRA, Newton. Propriedade Intelectual: Propriedade industrial, Direito de Autor, Software, Cultivares, Nome Empresarial, Abuso de Patentes, 5 ed. Barueri: Editora Manole, 2014, p. 63. Disponível na Biblioteca Virtual: Minha Biblioteca.).
 Tomando como referência o contexto apresentado, a Lei do Software, bem como suas características, analise as afirmativas a seguir:
 I. A tutela dos direitos relativos a programa de computador está assegurada pelo prazo de cinquenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente ao da sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação.
II. A proteção aos direitos relativos a programa de computador depende de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).
III. Dentre os direitos assegurados incluem-se a exclusividade quanto à autorização ou proibição quanto ao aluguel comercial.
É correto o que se afirma em:
Solução esperada
I e III, apenas.
Comentário
A afirmativa II está incorreta, na realidade, a proteção de propriedade intelectual em relação aos programas de computador independe de registro, contudo o titular ainda pode fazer o registro no Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI) a seu critério para usá-lo eventualmente como prova auxiliar em um processo judicial, por exemplo.
Questão 5
Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.
Tomando como referência o contexto apresentado, no que tange as leis de propriedade ao intelecto, assinale a alternativa que contenha o dispositivo legal responsável por tutelar a propriedade do intelecto em relação aos programas de computador.
Sua resposta
Correta
A Lei nº 9.609/98, conhecida como Lei do Software.

Mais conteúdos dessa disciplina