Buscar

Teorias da História 1

Prévia do material em texto

1. De que modo é possível afirmar que o pensamento de Hegel alterou a compreensão sobre o processo histórico?
a. Hegel revolucionou a compreensão do processo histórico ao situá-lo em uma realidade social concebida de maneira dinâmica, sendo a constituição do Estado, ao longo do tempo, a realização do espírito.
b. A importância da teoria de Hegel sobre a história reside no fato de o filósofo tê-la relacionado a uma dialética de base material na qual há classes antagônicas. Dessa oposição resultariam diferentes modos de produção, os quais caracterizariam diferentes etapas da história
c. Pode-se afirmar que a teoria de Hegel sobre a história foi amplamente influenciada pelo materialismo dialético de Karl Marx, seu mestre.
d. Em Hegel, o processo histórico é caracterizado pela representação - tentativa humana de compreender e significar os fenômenos à sua volta -, que, segundo o filósofo, ocorre em uma relação tensa e desigual com a vontade - modo pelo qual os fenômenos ocorrem de maneira aleatória e infinitamente. Da angústia entre vontade e representação se desenvolvem as ideias, as quais direcionam o processo histórico em cada época.
e. Hegel compreende que o desenvolvimento da filosofia ocorre ao longo do tempo. Para o filósofo, é fundamental estudar a história para se compreender o sentido da filosofia.
2. Sabendo da necessidade de os historiadores utilizarem registros documentais para a escrita historiográfica e, simultaneamente, compreendendo a ampliação do conceito de fontes históricas (proposta pelos historiadores da Escola dos Annales), é possível afirmar que: I. Apesar das mudanças que ocorreram dentro do campo historiográfico ao longo do século XX, persiste ainda a noção de que os documentos oficiais são aqueles que permitem ao historiador compreender efetivamente o que aconteceu no passado. II. Atualmente, a maioria dos historiadores não compreende fonte da mesma maneira que era entendida no século XIX, isto é, que o documento seja portador da verdade dos fatos. Compreende-se que a construção do conhecimento histórico ocorre por meio do diálogo construído pelos historiadores e suas fontes, permeado pelos referenciais teórico-metodológicos e questões que o instigam no presente. III. Ao longo do século XX ocorreu uma expansão dos objetos de interesse dos historiadores, fato que fez com que se ampliasse o leque daquilo que pode ser considerado fontes históricas. IV. Um documento histórico não pode ser definido como importante apenas em razão de uma determinada visão de época. O tempo em que o historiador se encontra, segundo os teóricos da Escola dos Annales, não influencia a visão do historiador.
V. O conceito de fonte histórica passou por uma revisão com os teóricos da Escola dos Annales, que a compreenderam como qualquer objeto produzido pelo homem, como utensílios e obras de arte, da mesma forma que se considerava fósseis de animais, ou mesmo de dinossauros, como vestígios históricos.
Assinale a alternativa que contém os itens corretos:
a. II e IV.
b. I e IV.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I, III e IV.
3. Sobre a Nova História Cultural, é correto afirmar que:
a. Foi um movimento de combate e crítica à história das mentalidades, estudada pela Escola dos Annales. A Nova História Cultural rompeu com a tradição francesa dos estudos culturais.
b. Representou o surgimento de um novo campo de estudos históricos que uniu a história política, intelectual e cultural para analisar e estudar apenas elementos culturais.
c. Consistiu no revisionismo marxista para as questões culturais; o aspecto econômico foi considerado preponderante para as manifestações culturais.
d. Consistiu no fortalecimento, revigoramento e ampliação de uma abordagem dos estudos dos elementos culturais, praticados desde o final do século XIX. Porém, foi apenas nas últimas décadas do século XX que essa vertente se tornou mais precisa e evidente.
e. Tratou-se de uma abordagem inédita aos estudos culturais que rompeu com todas as tradições e movimentos historiográficos anteriores.
4. Giambattista Vico (1668-1744) viveu em um contexto caracterizado pelo embate filosófico entre a visão antiga e moderna de ciência. Na querela entre os teóricos que defendiam a ciência antiga e os que defendiam a ciência moderna, onde o pensamento do filósofo se situa?
a. Vico optou por seguir a concepção clássica de ciência em detrimento da moderna. Para o filósofo, o racionalismo moderno dificultava a compreensão dos fatos históricos e, consequentemente, da escrita historiográfica.
b. Por mais que estivesse vivendo um período de disputa entre as duas concepções, Vico optou por se distanciar de ambas, buscando sempre a neutralidade.
c. Vico se aproximava da concepção antiga de ciência, uma vez que baseava sua teoria em historiadores clássicos, como Heródoto e Tucídides.
d. Vico preferia a visão de ciência moderna por entender que ela reunia as ideias de todos os períodos históricos anteriores. Em outras palavras, a visão moderna de ciência seria cumulativa, por isso seria superior à ciência antiga.
e. Vico preferia a visão moderna de ciência não por entendê-la como a melhor, mas porque via nela uma racionalidade mais apurada e abrangente, se comparada às concepções de outras épocas.
5. Em relação às ideias de Johann Herder sobre a história, podemos afirmar: I. Herder é considerado um dos precursores do historicismo. II. Herder fez parte do movimento romântico alemão e era crítico das ideias iluministas. III. O filósofo entendia que o espírito do povo se desenvolve ao longo do tempo e que o Estado é algo natural, inerente à condição humana. IV. Para Herder, a história deveria ser entendida sob a perspectiva cartesiana. V. A teoria de Herder era pautada em ideias românticas, como o individualismo e a valorização da razão. Assinale a alternativa que contém os itens corretos:
a. I, II e III.
b. I e IV.
c. I, IV e V.
d. I, II e IV.
e. III e V.

Continue navegando