Buscar

prova UTI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)
Em ambiente de terapia intensiva é recomendado o monitoramento contínuo da glicose, pois isso permite identificar com maior precisão as variações glicêmicas que ocorrem ao longo do dia, tornando possível implementar medidas de intervenção e controle adequadas. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) É necessário manter controle rígido dos valores de glicemia capilar nos pacientes críticos, entre 120 e 140 mg/dL.
( ) Nas situações de descontrole glicêmico, recomenda-se a realização de glicemia capilar a cada 60 minutos.
( ) Um cuidado importante é realizar rodízio das digitais a serem lancetadas na monitoração da glicemia capilar.
( ) Nas situações de estabilidade dos valores de glicemia capilar, recomenda-se a realização de glicemia capilar a cada 6 horas.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
V – F – V – V.
V – F – V – F.
F – V – V – F.checkCORRETO
F – F – V – V.
V – V – F – V.
Resolução comentada:
A primeira afirmativa é falsa, pois em unidade de terapia intensiva é importante manter uma meta glicêmica menos rigorosa (entre 140 e 180 mg/dL) devido ao risco de hipoglicemia.
A segunda afirmativa é verdadeira.
A terceira afirmativa é verdadeira.
A quarta afirmativa é falsa, pois nas situações de estabilidade dos valores de glicemia capilar, recomenda-se a realização de glicemia capilar a cada 4 horas.
Portanto, a sequência correta é: F – V – V – F.
Código da questão: 66552
2)
A __________________ é definida como uma disfunção em qualquer etapa da troca gasosa. A troca gasosa é realizada através do ___________, onde o ar entra nos pulmões na inspiração, chegando até os alvéolos pulmonares. Nos__________, a troca de oxigênio e gás carbônico é feito pelo processo de________, ou seja, a diferença de pressão faz com que ocorra o transporte adequado de gases.
Alternativas:
Insuficiência Respiratória; processo de respiração; alvéolos; difusão.checkCORRETO
Insuficiência Respiratória; Processo de respiração; alvéolos; osmose.
DPOC; processo de expiração; pulmões; osmose.
Insuficiência Respiratória; processo de respiração; pulmões; osmose.
DPOC; processo de respiração; alvéolos; difusão.
Resolução comentada:
A Insuficiência Respiratória é definida como uma disfunção em qualquer etapa da troca gasosa. A hematose é realizada através do processo de respiração, onde o ar entra nos pulmões na inspiração, chegando até os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, a troca de oxigênio e gás carbônico é feito pelo processo de difusão, ou seja, a diferença de pressão faz com que ocorra o transporte adequado de gases.
Código da questão: 66535
3)
Após a drenagem de tórax, os cuidados que o enfermeiro deve ter com o sistema são:
Alternativas:
Garantir selo d’água adequado, presença de oscilação. A marcação do débito não é importante.
Garantir selo d’água adequado, presença de oscilação e marcação adequada de seu débito.checkCORRETO
Garantir que não haja selo d’água, presença de oscilação e marcação adequada de seu débito.
Deve estar atento somente à presença adequada de selo d’água.
Garantir selo d’água adequado, marcação adequada de seu débito. A presença de oscilação no sistema não é importante.
Resolução comentada:
Logo após a drenagem do tórax o enfermeiro deve estar atento ao adequado manuseio do sistema, observando o selo d’água adequado, oscilação e mensuração adequada do volume.
Código da questão: 66542
4)
As hemorragias digestivas são definidas como sangramentos que ocorrem no sistema gastrointestinal e que podem ocorrer em todo o seu trajeto, do esôfago ao ânus. Ainda, as hemorragias digestivas podem ser divididas em hemorragias digestivas altas e hemorragias digestivas baixas, conforme a sua localização.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de hemorragia digestiva alta:
Alternativas:
Doença diverticular.
Doença de Crohn.
Colite ulcerativa.
Fissura retal.
Úlcera péptica.checkCORRETO
Resolução comentada:
As hemorragias digestivas altas são todos os sangramentos que ocorrem em órgãos acima do ângulo de Treitz (local de junção duodeno-jejunal); já as hemorragias digestivas baixas são todos aqueles que ocorrem abaixo dessa região anatômica. Portanto, a doença de Crohn, a Colite ulcerativa, a doença diverticular e a fissura retal são exemplos de hemorragias digestivas baixas, enquanto a úlcera péptica é um exemplo de hemorragia digestiva alta.
Código da questão: 66543
5)
Identifique quais são as alternativas corretas em relação à diferença entre o derrame pleural cardiogênico e o não cardiogênico:
I. No derrame pleural não cardiogênico ocorre uma lesão nas membranas pulmonares por infecções ou por inalação de substâncias toxicas, permitindo a passagem de proteína e líquidos, comprometendo a hematose.
II. O derrame pleural cardiogênico não causa edema pulmonar grave, somente o não cardiogênico.
III. O derrame pleural cardiogênico é decorrente da Insuficiência cardíaca esquerda (acúmulo de sangue VE), ocasionando acúmulo de líquidos nas veias pulmonares e líquido nos pulmões (extravasamento de líquidos para o espaço intersticial).
IV. Nas duas definições, os sintomas serão tosse com expectoração fluida, espumosa e rósea.
V. O tratamento do derrame pleural cardiogênico é realizado somente com uso de corticoides.
VI. O manejo da dor nesses pacientes não é importante.
São verdadeiras:
Alternativas:
I, III, IV, apenas.checkCORRETO
I, II e IV, apenas.
I, IV, apenas.
IV, I, IV, apenas.
I, IV e II, apenas.
Resolução comentada:
A alternativa correta é a que traz como resposta “I, III, IV, apenas”.
A afirmativa II, é incorreta, pois ambos os tipos de derrame pleural podem causar caso grave.
A afirmativa V é incorreta, pois o tratamento do derrame pleural é tratar a doença adjacente, podendo ser utilizados diuréticos e vasodilatadores.
Código da questão: 66540
6)
J.B, 69 anos, dá entrada na Unidade de Pronto Atendimento referindo DPOC como doença de base. Ele apresenta tosse expectorante, dispneia, respiração utilizando musculatura acessória, saturando 85%. Nesse caso, o tratamento escolhido foi:
Alternativas:
Administração de broncodilatadores, corticoides. Não tem indicação para ofertar oxigênio complementar.
Somente observar o paciente, já que se trata de uma doença crônica.
Administração de broncodilatador, observar o paciente e pedir para retornar ao serviço em 24hs.
Administração de broncodilatadores, corticoides. Não tem indicação para ofertar oxigênio complementar.
Administração de broncodilatadores, oferta de oxigênio em baixo fluxo, pois trata-se de uma doença retentora de CO2.checkCORRETO
Resolução comentada:
A DPOC é uma Insuficiência Respiratória do tipo I, ou seja, a hipoxemia está presente por conta da alteração dos alvéolos e não por dificuldade na entrada de ar. Quando ofertamos grande quantidade de oxigênio para pacientes acometidos por essa doença teremos hipercapnia, ou seja, aumento da quantidade de CO2, podendo causar confusão mental e até a morte
Código da questão: 66534
7)
Os pacientes com DM podem apresentar quadros clínicos de descompensação que evoluem para complicações, como a cetoacidose diabética (CAD) e a síndrome hiperglicêmica hiperosmolar (SHH). Ambas são condições que exigem monitoramento e tratamento intensivo, entretanto, elas apresentam características diferentes entre si. Sobre esse assunto, analise as afirmativas que apresentam corretamente as características da SHH.
I. Glicemia entre 250 a 600 mg/dL.
II. Valor de pH <
7,24.
III. Corpos cetônicos presentes.
IV. Desidratação significativa.
São verdadeiras.
Alternativas:
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.checkCORRETO
I, II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Resolução comentada:
As afirmativas I e III apresentam características da cetoacidose diabética, enquanto as afirmativas II e IV apresentam características da síndrome hiperglicêmica hiperosmolar.
Código da questão: 66556
8)
As hemorragias digestivas podem ser divididas em hemorragias digestivas altas e hemorragias digestivas baixas, conforme a sua localização. Dessa forma, as manifestações clínicas das hemorragias digestivas baixas podem ser evidenciadas principalmente por _________ e _________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Alternativas:
Enterorragia; hematoquezia.checkCORRETO
Hematoquezia; melena.
Melena; hematêmese.
Enterorragia; melena.
Hematêmese; hematoquezia.
Resolução comentada:
As manifestações clínicas das hemorragias digestivas podem ocorrer das seguintes formas: hematêmese (vômitos com sangue), hematoquezia (presença de sangue nas fezes), melena (fezes escurecidas) ou enterorragia (perda de sangue via retal). A presença de hematêmese e melena geralmente estão mais relacionadas à HDA, enquanto a enterorragia e a hematoquezia estão mais relacionadas à HDB.
Código da questão: 66544
9)
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é definida como:
Alternativas:
Uma limitação na entrada de ar nos pulmões causada por um vírus ou bactéria, ou seja, é uma Insuficiência Respiratória do tipo I.
Uma limitação do fluxo de ar nas vias aéreas que não apresenta repercussão no organismo.
Um insulto inflamatório no pulmão, ativando o processo de inflamação que causará um aumento da permeabilidade do alvéolo.
Uma limitação do fluxo de ar nas vias aéreas pela exposição prolongada a gases nocivos, principalmente o cigarro, ou seja, é uma Insuficiência Respiratória do tipo I.checkCORRETO
Uma doença que causa limitação do fluxo de ar nas vias aéreas superiores, impedindo que o ar chegue adequadamente aos pulmões.
Resolução comentada:
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma limitação do fluxo de ar nas vias aéreas pela exposição prolongada a gases nocivos, principalmente o cigarro, ou seja, é uma Insuficiência Respiratória do tipo I.
Código da questão: 66529
10)
O __________ geralmente possui dispositivos como ___________ para garantir uma via de acesso segura. Sua mobilidade está diminuída, podendo estar acamado devido à sua patologia de base. Todos esses fatores têm predisposição para a formação de um ________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Alternativas:
Paciente ambulatorial, acesso periférico, trombo.
Paciente crítico, cateter venoso central, trombo.checkCORRETO
Paciente crítico, cateter venoso central, derrame pleural.
Paciente crítico, acesso periférico, derrame pleural.
Paciente ambulatorial, acesso periférico, derrame pleural.
Resolução comentada:
O paciente crítico geralmente possui dispositivos como Cateter Venoso Central para garantir uma via de acesso segura. Sua mobilidade está diminuída, podendo estar acamado devido a sua patologia de base. Todos esses fatores têm predisposição para a formação de um trombo.
Código da questão: 66537

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais