Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - GERENCIAMENTO DE RECURSOS NATURAIS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias renováveis, exceto:
Assinale a alternativa que não é uma fonte de energia renovável.
a. Energia solar
b. Energia eólica
c. Biocombustíveis
d. Energia hidrelétrica
e. Gás natural

Analise as afirmacoes abaixo sobre o Clube de Roma. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) I - O Clube de Roma é hoje uma organização não governamental (ONG) que teve início em abril de 1968 como um pequeno grupo de profissionais empresários, diplomatas, cientistas, educadores, humanistas, economistas e altos funcionários governamentais de vários países diversos que se reuniram para tratar de assuntos relacionados ao uso indiscriminado dos recursos naturais do meio ambiente em termos mundiais. Pelo fato desta primeira reunião ter acontecido na Academia dei Lincei em Roma na Itália, o nome sugestivo de Clube de Roma deu denominação à entidade.
( ) II – O Clube de Roma foi fundado por empresários, políticos e cientistas, preocupados com as consequências do modelo de desenvolvimento predatório adotado pelos países ricos do ocidente e que rapidamente se espalhava porto do o globo terrestre. Dessa forma, o Clube encomenda ao MIT – Instituto de Tecnologia de Massachussetts, Estados Unidos - um estudo sobre a situação do Planeta.
( ) III – O Clube de Roma se caracterizou por ser a última vez que um sério instituto de pesquisa, financiado por poderosos empresários do primeiro mundo, apontava a situação a que o Planeta estava exposto.
a. F - V - V
b. V - F - F
c. F - F - F
d. V - V – F
e. V - F – V

Considere as afirmações abaixo sobre matrizes energéticas:
I – É um conjunto de fontes de energia que oferece para os mais diferentes setores comerciais, industriais e residenciais, energia que pode ser captada, distribuída e utilizada para os mais diversos fins.
II – A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, podendo a origem dessa energia ser de fontes renováveis ou não renováveis.
III – Em sua maioria, a matriz energética mundial é composta por fontes não renováveis – representada pelos combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, que ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.
IV – As fontes de energia são classificadas apenas em renováveis e não renováveis.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas IV está correta.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
a. Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos.
b. Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística.
c. Elevação das temperaturas médias - criminalização de emissão de gás carbônico.
d. Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas.
e. Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa.

Analise as afirmações abaixo sobre o Relatório Nosso Futuro Comum. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Em 1983, por decisão da Assembleia Geral da ONU, foi criada a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMMAD. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, tinha como objetivo analisar a interface entre a questão ambiental e o desenvolvimento e propor um plano de ações. Essa Comissão, chamada de Comissão Brundtland, circulou o mundo e encerrou seus trabalhos em 1987, com um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”. E é nesse relatório que se encontra a definição de desenvolvimento sustentável mais aceita e difundida em todo o Planeta: “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”.
( ) A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), oficialmente denominada de “Conferência de Cúpula da Terra” e informalmente de Eco-92 ou Rio-92, foi realizada no Rio de Janeiro entre 03 e 14 de junho de 1992, 20 anos após a Conferência de Estocolmo e teve grande importância para reforçar e ampliar essa nova abordagem ambiental, que já vinha sendo discutida em documentos anteriores.
( ) A Conferência aprovou alguns acordos oficiais internacionais: a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Declaração de Florestas; a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas; a Convenção sobre Diversidade Biológica. O fato a se lamentar foi a não aprovação da Agenda 21, um documento que propunha novos modelos políticos para o mundo em busca do desenvolvimento sustentável.
a. F - V - V
b. F - F - F
c. V - F - V
d. V - F - F
e. V - V - F

Analise as afirmações abaixo sobre A Conferência de Estocolmo:
I - Esta Conferência é considerada um fracasso, pois não possibilitou a assinatura do tratado de Quioto de redução de gases do efeito estufa.
II – Na Conferência de Estocolmo foram propostos novos conceitos como o do Ecodesenvolvimento, uma nova visão das relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento; gerados e criados novos importantes programas como o das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); gerados documentos da relevância da Declaração sobre o Ambiente Humano, uma afirmação de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam governar as decisões relativas à área ambiental e o Plano de Ação Mundial, uma convocação à cooperação internacional para a busca de soluções para os problemas ambientais.
III – A Conferência de Estocolmo também constituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 05de junho de cada ano. A partir dela, a atenção mundial foi direcionada para as questões ambientais, especialmente para a degradação ambiental e a poluição interfronteiras, popularizando o conceito da dispersão, de grande importância para evidenciar o fato de que a poluição não reconhece limites políticos ou geográficos e afeta países, regiões e pessoas para muito além do ponto em que foi gerada.
IV – Foram discutidos temas como meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Sobre a energia nuclear podemos afirmar que é grande o risco da ocorrência de: a. Emissão de partículas poluentes inflamáveis no ar e no solo. b. A elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas. c. O resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas. d. A emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera. e. Acidentes e de contaminação radioativa.

Leia atentamente o seguinte enunciado sobre desenvolvimento sustentável:
I - A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio.
II - O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade.
III - Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental.
IV - O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.
a. I e III
b. II, III e IV
c. II
d. I, II e IV

A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a. Garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
b. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente, sem comprometer as futuras gerações no que se refere à destruição dos recursos naturais.
c. Propor a redução do desenvolvimento econômico em prol do meio ambiente, garantido as futuras gerações no que se refere aos recursos naturais.
d. Sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
e. Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a. os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
b. deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
c. o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
d. A busca por uma forma de progresso socioeconômico equilibrado, que preserve o meio ambiente sem a exploração máxima dos recursos nele disponíveis é uma utopia.
e. ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
A que fonte de energia se refere o fragmento citado?
a. Gás natural
b. Petróleo
c. Xisto betuminoso
d. Cana-de-açúcar
e. Carvão mineral

Sobre as reservas energéticas mundiais é incorreto afirmar que:
a. Os países que mais consomem petróleo são os que apresentam, de modo geral, um elevado desenvolvimento industrial e grandes populações absolutas. São grandes consumidores de petróleo países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Japão, e os chamados países emergentes, que incluem China, Índia, Rússia e Brasil.
b. É no Oriente Médio que se encontram as maiores reservas mundiais de petróleo, sendo os maiores produtores mundiais, porém, não sendo os maiores consumidores no mundo.
c. As maiores reservas mundiais de petróleo se encontram na região do Oriente Médio, que são os maiores produtores mundiais desse combustível, e os maiores consumidores.
d. O grande percentual de energia consumido no mundo ainda é proveniente de fontes não renováveis, ou seja, fontes de energia consideradas finitas, que um dia esgotar-se-ão, sendo que a principal é a dos combustíveis fósseis, que inclui ouso do petróleo, carvão mineral e gás natural.
e. As principais bacias petrolíferas no Brasil são: Bacia de Campos, a maior do Brasil; bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano. Além da recente descoberta das grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo oceânico do litoral de Santos (SP) e do Espírito.

Os recursos naturais renováveis e não renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes de energia no Brasil são:
a. Átomo e etanol – carvão vegetal e gás de xisto
b. Ventos e luz solar – gás natural e hidroeletricidade
c. Água (hidroeletricidade) e biomassa – petróleo e gás natural
d. Energia atômica e hidrelétrica – petróleo e carvão mineral
e. Gás natural e carvão mineral – petróleo e etanol

Um fenômeno natural onde os gases que compõem a atmosfera retêm parte do calor recebido do sol. O aumento anormal na concentração de gases CO2, liberado pelas indústrias, pelos veículos e pelo desmatamento, potencializa o efeito estufa, provocando:
a. o aumento das geleiras nos polos da terra
b. o aquecimento global
c. as chuvas torrenciais ácidas
d. o alagamento de grandes metrópoles
e. a diminuição de temperatura global

Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa.
A partir da leitura do texto, conclui-se que:
a. O vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.
b. O efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
c. Apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
d. Gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento (surgimento com maior intensidade) do efeito estufa.
e. As ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.

Sobre as energias renováveis, considere as afirmações abaixo:

I - A energia renovável, energia alternativa ou energia limpa são três possíveis nomes para qualquer energia obtida por meio de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que não geram grandes impactos ambientais negativos.

II - São originadas de ciclos naturais de conversão da radiação solar, fonte primária de quase toda energia disponível na Terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta.

III - As formas mais conhecidas são: a energia eólica, a energia solar, a biomassa, a hidroenergia, gás natural entre outras.

IV – Um outro exemplo de energia renovável é a proveniente do urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.

Assinale a alternativa correta:


a.
Apenas I está correta.


b.
Apenas II, III e IV estão corretas.


c.
Nenhuma das alternativas está correta.


d.
Apenas II e III estão corretas.


e.
Apenas I e II estão corretas.

Sobre as energias não renováveis, considere as afirmacoes abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - Combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e o gás natural são fontes de energia não renováveis, além do urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
II - O sol é uma fonte de energia não renovável no qual a utilização desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio frente ao desenvolvimento tecnológico.
III - Para se ter uma ideia, as necessidades energéticas do mundo são supridas principalmente a partir das fontes de energias não renováveis, o qual vão se extinguindo com a constante utilização.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias renováveis, exceto:
Assinale a alternativa que não é uma fonte de energia renovável.
a. Energia solar
b. Energia eólica
c. Biocombustíveis
d. Energia hidrelétrica
e. Gás natural

Analise as afirmacoes abaixo sobre o Clube de Roma. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) I - O Clube de Roma é hoje uma organização não governamental (ONG) que teve início em abril de 1968 como um pequeno grupo de profissionais empresários, diplomatas, cientistas, educadores, humanistas, economistas e altos funcionários governamentais de vários países diversos que se reuniram para tratar de assuntos relacionados ao uso indiscriminado dos recursos naturais do meio ambiente em termos mundiais. Pelo fato desta primeira reunião ter acontecido na Academia dei Lincei em Roma na Itália, o nome sugestivo de Clube de Roma deu denominação à entidade.
( ) II – O Clube de Roma foi fundado por empresários, políticos e cientistas, preocupados com as consequências do modelo de desenvolvimento predatório adotado pelos países ricos do ocidente e que rapidamente se espalhava porto do o globo terrestre. Dessa forma, o Clube encomenda ao MIT – Instituto de Tecnologia de Massachussetts, Estados Unidos - um estudo sobre a situação do Planeta.
( ) III – O Clube de Roma se caracterizou por ser a última vez que um sério instituto de pesquisa, financiado por poderosos empresários do primeiro mundo, apontava a situação a que o Planeta estava exposto.
a. F - V - V
b. V - F - F
c. F - F - F
d. V - V – F
e. V - F – V

Considere as afirmações abaixo sobre matrizes energéticas:
I – É um conjunto de fontes de energia que oferece para os mais diferentes setores comerciais, industriais e residenciais, energia que pode ser captada, distribuída e utilizada para os mais diversos fins.
II – A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, podendo a origem dessa energia ser de fontes renováveis ou não renováveis.
III – Em sua maioria, a matriz energética mundial é composta por fontes não renováveis – representada pelos combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, que ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.
IV – As fontes de energia são classificadas apenas em renováveis e não renováveis.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas IV está correta.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
a. Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos.
b. Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística.
c. Elevação das temperaturas médias - criminalização de emissão de gás carbônico.
d. Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas.
e. Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa.

Analise as afirmações abaixo sobre o Relatório Nosso Futuro Comum. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Em 1983, por decisão da Assembleia Geral da ONU, foi criada a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMMAD. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, tinha como objetivo analisar a interface entre a questão ambiental e o desenvolvimento e propor um plano de ações. Essa Comissão, chamada de Comissão Brundtland, circulou o mundo e encerrou seus trabalhos em 1987, com um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”. E é nesse relatório que se encontra a definição de desenvolvimento sustentável mais aceita e difundida em todo o Planeta: “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades”.
( ) A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), oficialmente denominada de “Conferência de Cúpula da Terra” e informalmente de Eco-92 ou Rio-92, foi realizada no Rio de Janeiro entre 03 e 14 de junho de 1992, 20 anos após a Conferência de Estocolmo e teve grande importância para reforçar e ampliar essa nova abordagem ambiental, que já vinha sendo discutida em documentos anteriores.
( ) A Conferência aprovou alguns acordos oficiais internacionais: a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Declaração de Florestas; a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas; a Convenção sobre Diversidade Biológica. O fato a se lamentar foi a não aprovação da Agenda 21, um documento que propunha novos modelos políticos para o mundo em busca do desenvolvimento sustentável.
a. F - V - V
b. F - F - F
c. V - F - V
d. V - F - F
e. V - V - F

Analise as afirmações abaixo sobre A Conferência de Estocolmo:
I - Esta Conferência é considerada um fracasso, pois não possibilitou a assinatura do tratado de Quioto de redução de gases do efeito estufa.
II – Na Conferência de Estocolmo foram propostos novos conceitos como o do Ecodesenvolvimento, uma nova visão das relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento; gerados e criados novos importantes programas como o das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); gerados documentos da relevância da Declaração sobre o Ambiente Humano, uma afirmação de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam governar as decisões relativas à área ambiental e o Plano de Ação Mundial, uma convocação à cooperação internacional para a busca de soluções para os problemas ambientais.
III – A Conferência de Estocolmo também constituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 05de junho de cada ano. A partir dela, a atenção mundial foi direcionada para as questões ambientais, especialmente para a degradação ambiental e a poluição interfronteiras, popularizando o conceito da dispersão, de grande importância para evidenciar o fato de que a poluição não reconhece limites políticos ou geográficos e afeta países, regiões e pessoas para muito além do ponto em que foi gerada.
IV – Foram discutidos temas como meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Sobre a energia nuclear podemos afirmar que é grande o risco da ocorrência de: a. Emissão de partículas poluentes inflamáveis no ar e no solo. b. A elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas. c. O resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas. d. A emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera. e. Acidentes e de contaminação radioativa.

Leia atentamente o seguinte enunciado sobre desenvolvimento sustentável:
I - A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio.
II - O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade.
III - Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental.
IV - O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.
a. I e III
b. II, III e IV
c. II
d. I, II e IV

A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a. Garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
b. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente, sem comprometer as futuras gerações no que se refere à destruição dos recursos naturais.
c. Propor a redução do desenvolvimento econômico em prol do meio ambiente, garantido as futuras gerações no que se refere aos recursos naturais.
d. Sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
e. Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a. os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
b. deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
c. o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
d. A busca por uma forma de progresso socioeconômico equilibrado, que preserve o meio ambiente sem a exploração máxima dos recursos nele disponíveis é uma utopia.
e. ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
A que fonte de energia se refere o fragmento citado?
a. Gás natural
b. Petróleo
c. Xisto betuminoso
d. Cana-de-açúcar
e. Carvão mineral

Sobre as reservas energéticas mundiais é incorreto afirmar que:
a. Os países que mais consomem petróleo são os que apresentam, de modo geral, um elevado desenvolvimento industrial e grandes populações absolutas. São grandes consumidores de petróleo países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Japão, e os chamados países emergentes, que incluem China, Índia, Rússia e Brasil.
b. É no Oriente Médio que se encontram as maiores reservas mundiais de petróleo, sendo os maiores produtores mundiais, porém, não sendo os maiores consumidores no mundo.
c. As maiores reservas mundiais de petróleo se encontram na região do Oriente Médio, que são os maiores produtores mundiais desse combustível, e os maiores consumidores.
d. O grande percentual de energia consumido no mundo ainda é proveniente de fontes não renováveis, ou seja, fontes de energia consideradas finitas, que um dia esgotar-se-ão, sendo que a principal é a dos combustíveis fósseis, que inclui ouso do petróleo, carvão mineral e gás natural.
e. As principais bacias petrolíferas no Brasil são: Bacia de Campos, a maior do Brasil; bacia de Santos, Bacia do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano. Além da recente descoberta das grandes reservas de petróleo na camada do pré-sal no fundo oceânico do litoral de Santos (SP) e do Espírito.

Os recursos naturais renováveis e não renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes de energia no Brasil são:
a. Átomo e etanol – carvão vegetal e gás de xisto
b. Ventos e luz solar – gás natural e hidroeletricidade
c. Água (hidroeletricidade) e biomassa – petróleo e gás natural
d. Energia atômica e hidrelétrica – petróleo e carvão mineral
e. Gás natural e carvão mineral – petróleo e etanol

Um fenômeno natural onde os gases que compõem a atmosfera retêm parte do calor recebido do sol. O aumento anormal na concentração de gases CO2, liberado pelas indústrias, pelos veículos e pelo desmatamento, potencializa o efeito estufa, provocando:
a. o aumento das geleiras nos polos da terra
b. o aquecimento global
c. as chuvas torrenciais ácidas
d. o alagamento de grandes metrópoles
e. a diminuição de temperatura global

Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa.
A partir da leitura do texto, conclui-se que:
a. O vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.
b. O efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
c. Apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
d. Gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento (surgimento com maior intensidade) do efeito estufa.
e. As ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.

Sobre as energias renováveis, considere as afirmações abaixo:

I - A energia renovável, energia alternativa ou energia limpa são três possíveis nomes para qualquer energia obtida por meio de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que não geram grandes impactos ambientais negativos.

II - São originadas de ciclos naturais de conversão da radiação solar, fonte primária de quase toda energia disponível na Terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta.

III - As formas mais conhecidas são: a energia eólica, a energia solar, a biomassa, a hidroenergia, gás natural entre outras.

IV – Um outro exemplo de energia renovável é a proveniente do urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.

Assinale a alternativa correta:


a.
Apenas I está correta.


b.
Apenas II, III e IV estão corretas.


c.
Nenhuma das alternativas está correta.


d.
Apenas II e III estão corretas.


e.
Apenas I e II estão corretas.

Sobre as energias não renováveis, considere as afirmacoes abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I - Combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e o gás natural são fontes de energia não renováveis, além do urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
II - O sol é uma fonte de energia não renovável no qual a utilização desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio frente ao desenvolvimento tecnológico.
III - Para se ter uma ideia, as necessidades energéticas do mundo são supridas principalmente a partir das fontes de energias não renováveis, o qual vão se extinguindo com a constante utilização.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Nenhuma das alternativas está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
GERENCIAMENTO DE RECURSOS NATURAIS 
 
01 - São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer ou 
não é limitado. Com base nessa informação, abaixo estão listadas fontes de energias renováveis, exceto: 
 
a. Energia solar 
b. Energia eólica 
c. Biocombustíveis 
d. Energia hidrelétrica 
e. Gás natural 
 
2- Analise as afirmações abaixo sobre o Clube de Roma. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: 
( ) I - O Clube de Roma é hoje uma organização não governamental (ONG) que teve início em abril de 
1968 como um pequeno grupo de profissionais empresários, diplomatas, cientistas, educadores, 
humanistas, economistas e altos funcionários governamentais de vários países diversos que se reuniram 
para tratar de assuntos relacionados ao uso indiscriminado dos recursos naturais do meio ambiente em 
termos mundiais. Pelo fato desta primeira reunião ter acontecido na Academia dei Lincei em Roma na 
Itália, o nome sugestivo de Clube de Roma deu denominação à entidade. 
( ) II – O Clube de Roma foi fundado por empresários, políticos e cientistas, preocupados com as 
consequências do modelo de desenvolvimento predatório adotado pelos países ricos do ocidente e que 
rapidamente se espalhava porto do o globo terrestre. Dessa forma, o Clube encomenda ao MIT – Instituto 
de Tecnologia de Massachussetts, Estados Unidos - um estudo sobre a situação do Planeta. 
( ) III – O Clube de Roma se caracterizou por ser a última vez que um sério instituto de pesquisa, financiado 
por poderosos empresários do primeiro mundo, apontava a situação a que o Planeta estava exposto. 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. F - V - V 
b. V - F - F 
c. F - F - F 
d. V - V – F 
e. V - F – V 
 
3 - Considere as afirmações abaixo sobre matrizes energéticas 
I – É um conjunto de fontes de energia que oferece para os mais diferentes setores comerciais, industriais e 
residenciais, energia que pode ser captada, distribuída e utilizada para os mais diversos fins. 
II – A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, podendo a origem dessa energia 
ser de fontes renováveis ou não renováveis. 
III – Em sua maioria, a matriz energética mundial é composta por fontes não renováveis – representada 
pelos combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, que ainda constituem grande parte 
da energia utilizada em todo o mundo. 
IV – As fontes de energia são classificadas apenas em renováveis e não renováveis. 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. Apenas I, II e III estão corretas. 
b. Apenas II e III estão corretas. 
c. Apenas IV está correta. 
d. Apenas I está correta. 
e. Apenas I e II estão corretas. 
 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
 
 
4 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam 
derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas 
taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução 
do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. Um impacto 
ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução 
de seu uso estão indicados, respectivamente, em: 
 
a. Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos. 
b. Elevação das temperaturas médias - criminalização de emissão de gás carbônico. 
c. Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística. 
d. Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa. 
e. Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas. 
 
5 - Analise as afirmações abaixo sobre o Relatório Nosso Futuro Comum. Assinale (V) para verdadeiro e (F) 
para falso. 
( ) Em 1983, por decisão da Assembleia Geral da ONU, foi criada a Comissão Mundial de Meio Ambiente e 
Desenvolvimento – CMMAD. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, 
tinha como objetivo analisar a interface entre a questão ambiental e o desenvolvimento e propor um plano 
de ações. Essa Comissão, chamada de Comissão Brundtland, circulou o mundo e encerrou seus trabalhos em 
1987, com um relatório chamado “Nosso Futuro Comum”. E é nesse relatório que se encontra a definição de 
desenvolvimento sustentável mais aceita e difundida em todo o Planeta: “Desenvolvimento sustentável é 
aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras 
satisfazerem suas próprias necessidades”. 
( ) A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), oficialmente 
denominada de “Conferência de Cúpula da Terra” e informalmente de Eco-92 ou Rio-92, foi realizada no Rio 
de Janeiro entre 03 e 14 de junho de 1992, 20 anos após a Conferência de Estocolmo e teve grande 
importância para reforçar e ampliar essa nova abordagem ambiental, que já vinha sendo discutida em 
documentos anteriores. 
( ) A Conferência aprovou alguns acordos oficiais internacionais: a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente 
e Desenvolvimento; a Declaração de Florestas; a Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas; a Convenção 
sobre Diversidade Biológica. O fato a se lamentar foi a não aprovação da Agenda 21, um documento que 
propunha novos modelos políticos para o mundo em busca do desenvolvimento sustentável. 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. F - V - V 
b. F - F - F 
c. V - F - V 
d. V - F - F 
e. V - V - F 
 
 
 
 
 
 
 
 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
 
 
 
6 - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam 
derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas 
taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução 
do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. Um impacto 
ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução 
de seu uso estão indicados, respectivamente, em: 
 
a. Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística. 
b. Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas. 
c. Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos. 
d. Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa. 
e. Elevação das temperaturas médias - criminalização de emissão de gás carbônico. 
 
 
7 - Analise as afirmações abaixo sobre A Conferência de Estocolmo: 
 
I - Esta Conferência é considerada um fracasso, pois não possibilitou a assinatura do tratado de Quioto de 
redução de gases do efeito estufa. 
II – Na Conferência de Estocolmo foram propostos novos conceitos como o do Ecodesenvolvimento, uma 
nova visão das relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento; gerados e criados novos importantes 
programas como o das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); gerados documentos da relevância 
da Declaração sobre o Ambiente Humano, uma afirmação de princípios de comportamento e 
responsabilidade que deveriam governar as decisões relativas à área ambiental e o Plano de Ação Mundial, 
uma convocação à cooperação internacional para a busca de soluções para os problemas ambientais. 
III – A Conferência de Estocolmo também constituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no 
dia 05de junho de cada ano. A partir dela, a atenção mundial foi direcionada para as questões ambientais, 
especialmente para a degradação ambiental e a poluição interfronteiras, popularizando o conceito da 
dispersão, de grande importância para evidenciar o fato de que a poluição não reconhece limites políticos ou 
geográficos e afeta países, regiões e pessoas para muito além do ponto em que foi gerada. 
IV – Foram discutidos temas como meio ambiente é fundamentalpara a vida humana e, portanto, deve ser 
intocável. 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. Apenas II e III estão corretas. 
b. Apenas I e II estão corretas. 
c. Apenas I está correta. 
d. Nenhuma das alternativas está correta. 
e. Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
8 - Sobre a energia nuclear podemos afirmar que é grande o risco da ocorrência de: 
 
a. Acidentes e de contaminação radioativa. 
b. O resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas. 
c. A elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas. 
d. Emissão de partículas poluentes inflamáveis no ar e no solo. 
e. A emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera. 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
 
 
 
 
 
9 - Sobre os recursos e reservas brasileiras é incorreto afirmar que: 
 
a. No Brasil as reservas e produção do carvão mineral estão concentradas nos estados de Santa Catarina, no 
vale do Tubarão, e no Rio Grande do Sul, no vale do Rio Jacuí. 
b. O gás natural normalmente é produzido de forma conjunta ao petróleo sendo responsável por quase 10% 
do consumo nacional de energia. Sua utilização é predominante na produção de gás de cozinha, em usinas 
termoelétricas, no abastecimento de indústrias e na produção de combustíveis automotores. 
c. Atualmente, no Brasil, a maior parte da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas, 
logo a energia eólica é considerada a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. 
d. No Brasil, a maior parte da energia elétrica consumida em todo o país é produzida por usinas hidrelétricas, 
portanto, é a energia hidroelétrica a principal fonte do país, usada na produção de eletricidade. 
e. Atualmente, as principais fontes de energia do Brasil são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e 
os biocombustíveis, além de outras fontes que são utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia 
nuclear. 
 
 
10 - Leia atentamente o seguinte enunciado sobre desenvolvimento sustentável: 
 
“A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à 
coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob 
silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e 
sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do 
mundo ameaça economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises 
cíclicas do capital”. 
LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 
2001. p. 56. 
Considerando o enunciado acima, assinale a afirmação verdadeira. 
 
I - A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez 
mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de 
ecossistemas em desequilíbrio. 
II - O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso 
econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade. 
III - Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende 
marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade 
instrumental. 
IV - O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas 
grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas. 
Está (ão) correta (s) apenas: 
 
a. I e III 
b. II, III e IV 
c. II 
d. I, II e IV 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
e. IV 
 
 
 
 
 
 
11 - A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" 
que começa a se 
modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa 
expressão tem a finalidade de: 
 
a. Garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta. 
b. Sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento. 
c. Propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente, sem comprometer as futuras gerações no 
que se refere à destruição dos recursos naturais. 
d. Propor a redução do desenvolvimento econômico em prol do meio ambiente, garantido as futuras 
gerações no que se refere aos recursos naturais. 
e. Sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento. 
 
12 - A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se 
referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que: 
 
a. Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, 
preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos. 
b. A busca por uma forma de progresso socioeconômico equilibrado, que preserve o meio ambiente sem a 
exploração máxima dos recursos nele disponíveis é uma utopia. 
c. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, 
com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis. 
d. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. 
e. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os 
riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos. 
 
13 - Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, 
dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas 
usinas termoelétricas. A que fonte de energia se refere o fragmento citado? 
 
a. Petróleo 
b. Xisto betuminoso 
c. Carvão mineral 
d. Cana-de-açúcar 
e. Gás natural 
 
 
 
 
 
 
 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14 - Sobre as reservas energéticas mundiais é incorreto afirmar que: 
 
a. Os países que mais consomem petróleo são os que apresentam, de modo geral, um elevado 
desenvolvimento industrial e grandes populações absolutas. São grandes consumidores de petróleo países 
desenvolvidos como os Estados Unidos e o Japão, e os chamados países emergentes, que incluem China, 
Índia, Rússia e Brasil. 
b. É no Oriente Médio que se encontram as maiores reservas mundiais de petróleo, sendo os maiores 
produtores mundiais, porém, não sendo os maiores consumidores no mundo. 
c. As maiores reservas mundiais de petróleo se encontram na região do Oriente Médio, que são os maiores 
produtores mundiais desse combustível, e os maiores consumidores. 
d. O grande percentual de energia consumido no mundo ainda é proveniente de fontes não renováveis, ou 
seja, fontes de energia consideradas finitas, que um dia esgotar-se-ão, sendo que a principal é a dos 
combustíveis fósseis, que inclui ouso do petróleo, carvão mineral e gás natural. 
e. As principais bacias petrolíferas no Brasil são: Bacia de Campos, a maior do Brasil; bacia de Santos, Bacia 
do Espírito Santo e Bacia do Recôncavo Baiano. Além da recente descoberta das grandes reservas de petróleo 
na camada do pré-sal no fundo oceânico do litoral de Santos (SP) e do Espírito Santo. 
 
15 - No ano passado, 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis (…). É a matriz mais 
equilibrada entre as nações mais populosas ou ricas do planeta. A média mundial de uso de energias 
renováveis é de 12,7%; essa média cai para 6,2% entre os 30 países-membros da Organização para a 
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que inclui os Estados Unidos e as mais ricas nações do 
globo”. MONTÓIA, P. Brasil: Energia múltipla. Planeta Sustentável. Disponível em: 
http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 05 jun. 2015. 
 
Os recursos naturais renováveis e não renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes de energia 
no Brasil são: 
 
 
a. Átomo e etanol – carvão vegetal e gásde xisto 
b. Ventos e luz solar – gás natural e hidroeletricidade 
c. Água (hidroeletricidade) e biomassa – petróleo e gás natural 
d. Energia atômica e hidrelétrica – petróleo e carvão mineral 
e. Gás natural e carvão mineral – petróleo e etanol 
 
16 - Um fenômeno natural onde os gases que compõem a atmosfera retêm parte do calor recebido do sol. 
O aumento anormal na concentração de gases CO2, liberado pelas indústrias, pelos veículos e pelo 
desmatamento, potencializa o efeito estufa, provocando: 
 
a. O aquecimento global 
b. O alagamento de grandes metrópoles 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
c. O aumento das geleiras nos polos da terra 
d. A diminuição de temperatura global 
e. As chuvas torrenciais ácidas 
 
 
 
 
 
 
 
 
17 - As fontes não renováveis podem esgotar-se totalmente em prazos variáveis (pequeno, médio e longo 
prazo) de acordo com a extração, consumo e disponibilidade. Das alternativas abaixo, qual delas lista apenas 
fontes renováveis de energia? 
 
a. Urânio, gás natural e energia hidrelétrica. 
b. Biocombustíveis, petróleo e carvão mineral. 
c. Energia solar, energia eólica e urânio. 
d. Gás natural, energia eólica e energia solar. 
e. Energia hidrelétrica, energia solar e biocombustíveis. 
 
 
18 - Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: A conservação do calor 
na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a 
atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor 
sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás 
responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o 
ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na 
Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade 
e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da 
Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas 
emitidas pela superfície. (Climatologia, Ed. Oficina de Textos.) A partir da leitura do texto, conclui-se que: 
 
a. O efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera. 
b. Apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa. 
c. Gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no 
recrudescimento (surgimento com maior intensidade) do efeito estufa. 
d. As ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X. 
e. O vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o 
espaço exterior. 
 
19 - Sobre as energias renováveis, considere as afirmações abaixo: 
 
I - A energia renovável, energia alternativa ou energia limpa são três possíveis nomes para qualquer energia 
obtida por meio de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e 
energia geotérmica, que não geram grandes impactos ambientais negativos. 
II - São originadas de ciclos naturais de conversão da radiação solar, fonte primária de quase toda energia 
disponível na Terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta. 
Curta nosso material e ajude a publicar de mais conteúdos, Obrigado!!! 
 
III - As formas mais conhecidas são: a energia eólica, a energia solar, a biomassa, a hidroenergia, gás natural 
entre outras. 
IV – Um outro exemplo de energia renovável é a proveniente do urânio, que é a matéria-prima necessária 
para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. Nenhuma das alternativas está correta. 
b. Apenas I está correta. 
c. Apenas I e II estão corretas. 
d. Apenas II e III estão corretas. 
e. Apenas II, III e IV estão corretas. 
 
 
 
20 - Sobre as energias não renováveis, considere as afirmações abaixo: 
 
I - Combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e o gás natural são fontes de energia não renováveis, além 
do urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão 
nuclear. 
 
II - O sol é uma fonte de energia não renovável no qual a utilização desta energia tanto como fonte de calor 
quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo 
milênio frente ao desenvolvimento tecnológico. 
 
III - Para se ter uma ideia, as necessidades energéticas do mundo são supridas principalmente a partir das 
fontes de energias não renováveis, o qual vão se extinguindo com a constante utilização. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
a. Apenas I e II estão corretas. 
b. Apenas I está correta. 
c. Nenhuma das alternativas está correta. 
d. Apenas I e III estão corretas. 
e. Apenas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina