Buscar

Normalização pela ABNT

Prévia do material em texto

CONTEÚDO
Anterior
Introdução à Avaliação de Imóveis
UT2 UE1 - NORMALIZAÇÃO PELA ABNT
Avaliação - UT02 UE01 (VIDEOAULA)
Próximo
1. APRESENTAÇÃO:
Olá Wilson,
​Bem-vindo!
Hoje vamos conhecer os objetivos das Normas ligadas à série NBR 14653, que compreendem diretamente questões relacionadas à Avaliação de Bens.
 
2. CONTEÚDO:
 
A SÉRIE NBR 14653
É através das normas da série NBR 14653 que, atualmente, são deliberados os procedimentos, conceitos e diretrizes que realizam a Avaliação de Bens. Tudo isso é resultado da revisão da Norma Brasileira para Avaliação de Imóveis Urbanos. A NBR 5676/89, por exemplo, foi criada, entre outras, para suprir essa atividade.
PROCEDIMENTOS GERAIS
A NBR 14653-1 atribui definições e orientações relacionadas aos procedimentos gerais que dizem respeito às outras partes dessa norma, e é utilizável apenas em conjunto com cada uma delas, sendo exigível em todas as manifestações técnicas escritas.
Ela vem consolidar os conceitos, métodos e procedimentos gerais para os serviços técnicos de Avaliação de Bens em geral.
A norma estabelece diretrizes quanto à: classificação de sua natureza; instituição de terminologias, definições, símbolos e abreviaturas; descrição das atividades básicas; acepções de metodologias básicas; especificação das avaliações e requisitos básicos de laudos e pareceres técnicos de avaliação.
Constitui ainda a categorização dos bens tangíveis.
Além desses, adaptam-se também recursos ambientais, recursos naturais, culturas agrícolas e semoventes, instalações, infraestruturas e intangíveis.
IMÓVEIS URBANOS
A norma NBR 14653-2 é parte da série NBR 14653. Ela pretende identificar o valor de mercado do imóvel urbano, estabelecendo alguns princípios de Avaliação de Imóveis.
São definidas a classificação dos imóveis urbanos quanto ao seu uso, quanto ao tipo de imóvel, e quanto ao agrupamento dos imóveis.
IMÓVEIS RURAIS
A norma NBR 14653-3 objetiva a identificação de valor de mercado do imóvel rural.
O item particulariza instruções gerais e padrões específicos de procedimentos necessários para que se realize a avaliação desse tipo de imóvel, principalmente em relação a: símbolos, definições e abreviaturas, instituição da terminologia, classificação da natureza do imóvel, definição das atividades básicas e da metodologia básica, identificação do valor de mercado ou outra referência de valor, particularização das avaliações e requisitos básicos de laudos e pareceres técnicos de avaliação.
A NBR-14653-3 ainda compreende a classificação dos imóveis rurais quanto à sua dimensão, e quanto à sua exploração.
A Norma inclui também a classificação dos componentes, frutos e direitos de imóveis rurais.
EMPREENDIMENTOS
A NBR 14653-4 se encarrega de instruir sobre a avaliação de empreendimentos quanto à: classificação da sua natureza, instituição de terminologia, definições, símbolos e abreviaturas, definição das atividades básicas e das metodologias básicas, além de prever as especificações das avaliações e os requisitos básicos de laudos e pareceres técnicos de avaliação
Ainda sobre a Norma, a classificação dos empreendimentos pode ser definida de acordo com seu estágio de desenvolvimento ou conforme sua base.
A parte 5, parte da NBR 14653, diz respeito às máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais de modo geral. A parte 6 da mesma norma, é relacionada aos recursos ambientais e naturais, enquanto a parte 7 inclui os patrimônios artísticos e históricos.

Continue navegando