Buscar

Introdução ao EAD ENADE Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao EAD – ENADE– Questionário
1. Fernando Reimers, professor da universidade de Harvard, defende que a globalização e as tecnologias exigem que as escolas desenvolvam novas competências para garantir um futuro melhor aos alunos e ao país. “As escolas perdem tempo ensinando habilidades que foram úteis no passado”. Em algumas vezes, as tecnologias digitais entram com novos dispositivos técnicos e as práticas pedagógicas continuam com os velhos paradigmas, com a diferença que o professor transfere a centralidade para as tecnologias. O papel do professor no processo educativo é fazer com que o aluno aproprie-se do conhecimento, partindo de uma reflexão crítica que aborde as tecnologias como recursos que facilitam a aprendizagem, oportunizando ao aluno a familiarização com aquelas que lhe são impostas no seu dia-a-dia. A era tecnológica, a era da informação, que flui em velocidades e em quantidades, mudando gradativamente os hábitos das pessoas, as quais se não acompanharem os avanços tecnológicos, terminam excluídos da sociedade tecnológica. Alunos e professores estão frente a um novo modo de ensinar e aprender, rompendo barreiras com a criação de novos espaços de aprendizagem. Frente ao ensino novos dilemas surgem e é objeto diário da reflexão dos envolvidos no processo educativo.
Fonte: SEEGER, Vania. CANES, Suzy. GARCIA, Carlos. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. v(8), nº 8, p. 1887 – 1899, AGO, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/6196/3695>. Acesso em: 28 jun. 2018.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I. O texto aborda elementos demonstrando preocupação com a educação na era tecnológica, em que a garantia do acesso significativo dos alunos à cultura digital deve ser efetiva e contextualizada.
II. A argumentação realizada acerca da educação na atualidade visa trazer o entendimento de que se deve não só trabalhar habilidades, mas preparar o aluno para se inserir numa realidade mediada pela tecnologia.
III. O professor detém um papel secundário, responsável por garantir a apropriação do conhecimento digital pelo aluno, sendo a escola o espaço essencial que deve abrir as portas para o uso de tecnologias.
IV. A fluência de utilização das tecnologias deve ser apreendida pelo aluno, assim como sua capacidade de lidar com uma era em que o volume de informações é cada vez maior.
É correto apenas o que se afirma em
a. I e II.
b. I e III.
c. III e IV.
d. I, II e IV.
2. Hoje, o aluno traz para a escola o que descobre na Internet para discutir com seus colegas e professor. Ele não vê mais o professor como um transmissor ou principal fonte de conhecimento, mas espera que ele se apresente como um orientador das discussões travadas em sala de aula ou mesmo nos ambientes online integrados às atividades escolares.
A possibilidade de pesquisar, ler e conhecer os mais variados assuntos por meio da Internet confere ao aluno um novo perfil de estudante, que exige um novo perfil de professor.
Cabe ao professor estar atento a essa nova fonte de informações, para transformá-las, junto com os alunos, em conhecimento. O professor é parte inerente e necessária a todo esse processo, possui um lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento; ele aprende com o aluno.
Fonte: FREITAS, M. T. Letramento Digital e Formação de Professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, V. 26, Nº 3, 2010. p. 335-362.
Considerando os desafios colocados para o educador diante das exigências de novas práticas pedagógicas decorrentes dos avanços das tecnologias digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. As novas tecnologias estimulam a busca de mais informações por parte do aluno nativo digital, mas, por si só, não mudam diretamente o processo de ensino-aprendizagem, o qual depende do uso que se faz delas.
II. O professor que não domina as tecnologias digitais deve ser capaz de identificar o aluno nativo digital pelas informações que ele obtém pela Internet.
III. A utilização das novas tecnologias nos ambientes online, integrada às atividades escolares e aos conhecimentos prévios do aluno, é suficiente para a construção do conhecimento.
IV. Uma das tarefas do professor é desenvolver novas formas de ensinar e aprender, incentivando o olhar crítico do aluno frente às inúmeras informações que a tecnologia digital oferece.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e IV.
b. II e III.
c. II.
d. IV.
3. Leia os textos a seguir.
Texto I
E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens.
Fonte: SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo .Trad. Vergílio Ferreira. Lisboa: Presença, 1970.
Texto II
Observe a imagem a seguir.
Considerando a frase de Sartre e a tirinha, é possível afirmar que:
a. ser livre pressupõe engajamento e compromisso ético.
b. ser ético é tentar eximir-se da responsabilidade de suas escolhas.
c. ser ético significa agir no mundo consciente de sua ação e ignorando as consequências.
d. ser livre e responsável implicam escolha consciente, no sentido de decidir o que é bom para si.
4. A seleção lexical é a pedra angular na criação de uma peça publicitária impressa. Importa ressaltar que essa área do saber está em constante expansão devido à necessidade de oferecer inovação para um mercado essencialmente competitivo. Essa expansão dá-se pela criação de novas palavras e termos nos discursos de língua geral e de especialidade, os quais contribuem para o processo evolutivo da língua.
(…)
Os empréstimos de línguas estrangeiras, sobretudo do inglês, são particularmente muito produtivos nas línguas de especialidade. O discurso publicitário não foge desse processo, principalmente por estar inserido em contexto histórico e social que tem o inglês como a língua mais empregada na comunicação e divulgação científica e tecnológica. Dessa forma, é difícil, talvez impossível, estabelecer o controle das influências que as línguas exercem umas sobre as outras. E os empréstimos são um reflexo desse fenômeno.
Fonte: BAZZON, S. e JESUS, A. M. Terminologia e neologismo no texto publicitário das mídias digitais. Revista científica UMC. Mogi das Cruzes, v. 2, n.1, 2017. ISSN 2525-5250.
Assim, de acordo com o texto base, considere as asserções:
O inglês é uma língua que tem estreita ligação com a divulgação científica e tecnológica. No meio publicitário, seu uso é incontrolável.
PORQUE
Para atingir o público-alvo é necessário estar atento à seleção lexical, ou seja, à seleção dos termos que a comunidade esteja familiarizada a que é destinada a propaganda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Continue navegando