Buscar

atividade 4 mecanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: MECANIZAÇÃO RURAL 
ATIVIDADE 4 
Você vai implantar uma lavoura de soja em uma propriedade onde a cobertura é vegetação arbustiva e rasteira, o solo nunca foi mexido. Nessa propriedade como não se sabe qual o melhor sistema de plantio, você irá utilizar em um talhão, plantio convencional, minimamente cultivado e plantio direto. 
Você terá que descrever as máquinas e implemento utilizadas em cada no preparo de solo inicial e periódico, desde de a derrubada, explicar como funciona o implemento, e quais implementos você sugere para os três tipos de plantio. 
· TALHAO DE PLANTIO CONVENCIONAL: 
Inicialmente é feito um sistema de derrubada, como é um caso de vegetação arbustiva e rasteira, pode ser utilizado o correntão, que é uma técnica que se utiliza uma correste pesada de arraste acoplada à dois tratores, arrastando a vegetação por onde passa. Após esse processo, é feito o destocamento se necessário, com o auxílio de stumper, que é um equipamento movido a trator que arrancam os tocos íntegros por meio de tração ou empurramento e aqueles com fragmentação por meio de discos dentados ou brocas. A etapa seguinte consiste no enleiramento, que é o ato de juntar a vegetação em leiras com o ancinho enleirador, acoplado ao trator, o qual arrasta a vegetação sem mover grandes quantidades de solo. Para os preparos iniciais, será feita uma aragem, a mobilização por inversão de camadas com discos acoplados ao trator, por alcançarem maiores profundidades, e após uma gradagem, a mobilização por deslocamento lateral horizontal com grades de dentes, também acopladas ao trator, e se o solo possuir compactação, uma subsolagem, com subsolador, que é um implemento que atinge camadas mais profundas. Para o preparo periódico, será feita a calagem, com intercalação entres distribuidora de calcário e gradagem com disco. 
· TALHAO DE PLANTO MINIMAMENTE CULTIVADO 
 
As etapas são parecidas com as anteriores, se diferenciando na intensidade de manuseio do solo. Com menos aragens e gradagens. 
· TALHAO DE PLANTIO DIRETO: 
Será feita apenas a derrubada, enleiramento e destocamento como nos talhões anteriores, sem aragem e gradagens, quando necessária a calagem, haverá o revolvimento apenas na linha.

Outros materiais