Buscar

045 - 01


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

045 - 01 - 14758 Noções gerais de Economia e Economia Política
EXERCÍCIOS
1) Qual é a relação entre o trade-off e os custos de oportunidade?
a) O custo de oportunidade é um custo econômico resultante das necessidades limitadas e se relaciona com o trade-off que é a possibilidade de disponibilidades ilimitadas.
b) O trade-off é um método de produção econômica que resulta em custos de oportunidade. Essa relação resulta em uma eficiência econômica.
c) O trade-off é o "dilema" entre duas ou mais opções. A escolha de uma opção implica abrir mão de outra. Na economia, a opção de que se abre mão é o custo de oportunidade de uma decisão.
d) Na economia, o trade-off é a expressão que define uma “situação conflitante”.
Contudo, em países ricos, não há custos de oportunidade de uma decisão. Os custos de oportunidade só acontecem em países pobres.
e) Na economia moderna, o trade-off não ocorre com tanta frequência, porque a tecnologia tem criado riquezas inesgotáveis. Assim, o custo de oportunidade é cada vez menor entre duas ou mais opções de bens e serviços.
2) Os primeiros estudos teóricos da economia apareceram como "economia política". No século XIX, a economia ganhou o status de ciência e passou a se chamar “ciência econômica”. Desde então, a expressão “economia política” foi abandonada, passando a referir-se apenas a um ramo de estudo da economia. Apesar desses avanços históricos, a "economia política" nunca mudou o seu objetivo. Qual é o objetivo da "economia política"?
a) É estudar o comportamento dos indivíduos, das empresas e dos governos. Apresentando uma visão “microscópica” dos fenômenos econômicos, a economia política abrange o lado da demanda e o lado da oferta dos bens e serviços, bem como o equilíbrio dos mercados.
b) É estudar os aspectos econômicos do desenvolvimento das cidades.
c) É estudar o comportamento do sistema econômico como um todo, com ênfase nos grandes agregados econômicos: a renda nacional, o nível de emprego, o nível dos preços, o consumo, a poupança e os investimentos.
d) É estudar as relações sociais de produção, circulação e distribuição das riquezas. A ideia da economia política é definir as leis econômicas que regem tais relações sociais.
e) É estudar os comportamentos do comércio internacional, focando em questões ligadas à interação econômica entre os países. Isso inclui os acordos internacionais, as taxas de câmbio e os fluxos internacionais de capitais.
3) Por que é importante estudar economia?
a) Porque a economia é a ciência que busca entender como as sociedades organizam a sua produção de bens, como distribuem suas riquezas e rendas, como regulam seus mercados e como combinam os seus recursos produtivos.
b) Porque a economia é uma ciência exata que dá respostas 100% numéricas sobre as relações produtivas de um país. A economia é um jogo de números que define com precisão as condições de vida das sociedades e dos países.
c) Porque é um conhecimento muito específico, fundamental para os profissionais de negócios, consultores financeiros e agentes públicos do governo.
d) Porque a economia é uma ciência que está focada no estudo do trabalho e de suas relações sociais. Todos os ramos da economia se desdobram a fim de entender como funciona o trabalho produtivo dos seres humanos.
e) Porque a economia é a ciência que analisa somente as empresas. As empresas são unidades de produção que explicam como as relações sociais ocorrem em uma sociedade. Os indivíduos e os governos não possuem muita importância no sistema econômico.
4) Sobre os problemas da organização econômica, é correto afirmar que:
a) Em qualquer sociedade, o único problema da organização econômica é definir como produzir, ou seja, determinar quem irá produzir, com quais recursos e com quais tecnologias de produção.
b) Qualquer sociedade ou país precisa determinar o que vai produzir, quanto vai produzir, como vai produzir e para quem vai produzir os bens e serviços.
c) Somente sociedades pobres e atrasadas precisam resolver os problemas da organização econômica: o que produzir, quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
d) Os problemas da organização econômica acontecem porque qualquer sociedade ou país precisa organizar eficientemente seus recursos ilimitados.
e) Sociedades ricas e modernas não possuem problemas econômicos. Isso significa que a economia está utilizando todos os fatores de produção da forma mais eficaz possível.
5) Sobre a escassez econômica, é correto afirmar que:
a) É o confronto entre as necessidades limitadas e as disponibilidades de recursos ilimitadas.
b) É o confronto entre os fatores de produção e os tipos de bens econômicos.
c) É o confronto entre as necessidades ilimitadas e as disponibilidades de recursos limitadas.
d) É o confronto entre as necessidades ilimitadas e as disponibilidades de recursos ilimitadas.
e) É o confronto entre diferentes tipos de sistemas econômicos.

Continue navegando