Buscar

Atividade de Pesquisa 3 Organização, saúde e segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
Disciplina: Organização, Saúde e Segurança
1-Cite cinco atribuições do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
R: Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipa-mentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
b. Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipa-mentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija.
c. Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa, exercendo a competência disposta na alínea “a”.
d. Assumir responsabilidade técnica pela orientação referente ao cumprimento do disposto nas NRs aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus es-tabelecimentos.
e. Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
2-Como deve ser a relação dos membros do SESMT com a CIPA?
R: Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
3-Quais recomendações de conforto é preciso observar nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros?
R: a.níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira regis-trada no Inmetro;
b.índice de temperatura efetiva entre 20 °C (vinte graus Celsius) e 23 °C (vinte e três graus Celsius);
c. velocidade do ar não superior a 0,75 m/s; d. umidade relativa do ar não inferior a 40% (quarenta por cento).
4-A partir de quantos funcionários é obrigatória a existência de refeitório nos estabelecimentos? Justifique a sua resposta.
R: Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obri-gatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento
5-O que é PPRA, PCMSO e PCMAT? Escreva um breve resumo de cada um deles.
R: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Programa de Prevenção de Ris-cos Ambientais (PPRA) e o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). O PCMSO e o PPRA são obrigatórios para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalho), e o PCMAT é específico para os empregadores e instituições da indústria da construção civil.
O PCMSO é definido e regulamentado pela Norma Regulamentadora no 7. Deve ser elaborado e implementado por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores
O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Cons-trução) pode ser definido como um conjunto de ações, relativas à segurança e saúde no trabalho, ordenadamente dispostas, visando à preservação da saúde e da integridade física de todos os trabalhadores de um canteiro de obras, incluindo-se terceiros e o meio ambiente.
6-Quais são as formas de propagação do fogo? Explique-as.
R: Convecção: transferência de calor por meio de camadas de ar quente (gases) de forma ascendente (subida).
 Condução: transferência de calor, de molécula a molécula, multiplicando-se em um mesmo corpo sólido, aquecendo-o em toda a sua extensão.
Irradiação: transferência de calor por meio de ondas caloríficas, irradiando em todas as direções, possibilitando o surgimento de focos no que estiver ao redor.
7-Quais são as principais atribuições de uma brigada de incêndio?
R: Ações de prevenção: análise de riscos, notificações de irregularidades, orientação à população fixa e flutuante, participação nos exercícios simulados e conhecimento do plano de emergência.
 Ações de emergência: alarme, abandono de área, acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa, corte de energia, primeiros socorros, combate ao princípio de incêndio, recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros.
8-Quem compõe as equipes do Suporte Básico à Vida ou do Suporte Avançado à Vida?R: Corpos de Bombeiros Militares; 
 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
 Corpos de Bombeiros Militares; 
 equipes de salvamento; 
 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; 
 bombeiros civis; 
socorristas voluntários.
9-O que é hemorragia interna e externa?
R: Hemorragia externa: Ocorre quando o extravasamento de sangue é visível. 
Hemorragia interna: No caso de hemorragia interna, não há visualização do extravasamento de sangue, já que ele ocorre de um órgão para algum local do organismo corporal
10-Qual a finalidade da CETESB?
R: Garantirque as indústrias, fábricas e atividades correlatas atuem com qualidade e responsabilidade ambiental desde o início das suas operações.
11-O que é qualidade de vida?
R: Todo bem-estar físico, psíquico, emocional e social do ser humano. Não basta ter saúde e passar fome, não basta alimentar-se bem e ser obeso, não basta ter dinheiro e não ter saúde etc. A qualidade de vida é algo funda-mental para todos; sem ela podemos viver em um mundo repleto de riquezas e não ter condições de aproveitá-las.
12-Quanto às recomendações de qualidade de vida, cite no mínimo três mandamentos de Hong Jin Pai.
R: Reclamar da vida só causa estresse. Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho.
 Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz. 3.
Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras.

Outros materiais