Buscar

TICS cálculos urinários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data: 09/10/2023
Aluno: Artur Damo
Medicina – T9 – 4o período
RA: 0025889
Em relação à composição, quais os tipos de cálculos urinários?
O que podemos fazer para evitar a formação de cálculos urinários?
Tipos de cálculos: a maioria dos cálculos tem origem renal. Os cálculos de cálcio são os mais comuns, representando cerca de 75% dos casos, são formados por cristais de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou carbonato de cálcio. Cálculos de ácido úrico são formados por cristais de ácido úrico e são mais comuns em pessoas com hiperuricosúria, condição em que há excesso de ácido úrico na urina. Os cálculos de estruvita, são formados por fosfato amoníaco de magnésio e representam de 5 a 10% dos cálculos. Os cálculos de cistina são menos frequentes (1%), tem aspecto de vidro moído e são radiopacos.
Para evitar a formação de cálculos renais é importante frisar o mecanismo fisiopatológico da formação litiásica, sendo que isso ocorre quando há uma supersaturação da urina. Dessa forma, quando fazemos uma ingestão hídrica adequada, evita-se essa supersaturação da urina, reduzindo as chances da formação. Ingesta de alimentos que podem aumentar a retenção urinária, como sódio, podem aumentar o risco dessa formação calcular. Tratar infecções do trato urinário, visto que podem levar à formação de cálculos de estruvita.
REFERÊNCIAS
JAMESON, J L.; FAUCI, Antônio S.; KASPER, Dennis L.; e outros Medicina interna de Harrison - 2 volumes. Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788580556346. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580556346/. Acesso em: 02 abr. 2023.

Continue navegando