Buscar

065 - 08


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

065 - 08 - 5189 Alavancagem operacional
EXERCÍCIOS
1) O grau de alavancagem operacional é uma medida, para determinado nível de vendas, de quanto uma variação percentual no volume de vendas afetará os lucros. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do grau de alavancagem operacional.
a) O grau de alavancagem operacional está relacionado aos gastos fixos relacionados a ativos (investimentos) e atividades operacionais da empresa.
b) O grau de alavancagem operacional relaciona os efeitos das vendas versus os lucros auferidos em um determinado período.
c) O grau de alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados da empresa.
d) Os custos fixos variam com a quantidade produzida. Em contraste, os custos variáveis diminuem à medida que a quantidade eleva-se. Essa diferença entre custos variáveis e custos fixos nos permite definir o grau de alavancagem operacional.
e) O grau de alavancagem operacional é de extrema utilidade para as projeções dos resultados das empresas.
2) O estudo da alavancagem pressupõe uma análise operacional e financeira da empresa, combinando os efeitos da alavancagem operacional que relaciona variação no lucro e variação no volume, e da alavancagem financeira, que leva em consideração o lucro líquido, patrimônio líquido médio, despesas financeiras e ativo total médio. Partindo desse pressuposto, aponte a alternativa INCORRETA quanto ao conceito de alavancagem operacional e financeira.
a) O grau de alavancagem representa o efeito desproporcional entre a força efetuada numa ponta (nível de produção) e a força obtida ou resultante na outra (a do lucro).
b) A alavancagem financeira relaciona-se com os custos fixos e reflete um grau de alteração na estrutura de custos de produção.
c) Se uma empresa tiver uma boa alavancagem financeira e operacional, pequenas mudanças nas vendas produzirão grandes flutuações nos lucros.
d) Pode-se dizer que, para os produtos que têm uma alta alavancagem operacional, caracterizada por altos custos fixos e baixos custos variáveis, pequenas alterações no volume de vendas irão resultar em grandes mudanças nos lucros.
e) A alavancagem operacional é medida pela proporção dos custos fixos em relação aos custos variáveis.
3) O conceito inicial de alavancagem resulta do significado de alavanca na Física, entendido como a obtenção de um resultado final mais do que proporcional ao esforço aplicado pelo empregado. No ambiente econômico-financeiro das organizações, a alavancagem operacional está relacionada com a estrutura de ativos. Aponte a alternativa que apresenta uma característica INCORRETA quanto à alavancagem operacional.
a) A alavancagem operacional é uma função dos custos fixos e reflete um grau de alteração na estrutura de custos de produção de uma empresa, substituindo custos fixos por variáveis.
b) A alavancagem operacional traduz a possibilidade de um acréscimo mais do que proporcional no lucro operacional em relação a um aumento nas vendas.
c) A alavancagem operacional é definida como a medida do grau de sensibilidade do lucro às variações nas receitas de vendas.
d) Se duas empresas possuem o mesmo total de receitas e de despesas, mas têm estruturas de custos diferentes, aquela que apresentar maior proporção de custos fixos terá menor alavancagem operacional.
e) A alavancagem operacional é uma referência utilizada para o gerenciamento dos gastos fixos.
4) Antes que uma empresa gere lucro, deve-se entender o conceito de equilíbrio, pois, para alcançar o equilíbrio nas linhas de produção ou serviços, deve-se calcular o volume de vendas necessário para cobrir os custos e como usar essa informação.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o conceito de ponto de equilíbrio.
a) Na análise das relações custo-volume-lucro, o ponto de equilíbrio ignora aspectos relacionados com a formação dos estoques.
b) O ponto de equilíbrio operacional não se relaciona diretamente com a alavancagem operacional.
c) Alguns elementos envolvidos na análise de ponto de equilíbrio são as quantidades produzidas e vendidas e os respectivos preços.
d) As análises do ponto de equilíbrio dependem de uma identificação válida da variabilidade dos custos, em relação ao volume de atividade.
e) O ponto de equilíbrio é definido como o volume de vendas em que a receita total é exatamente igual ao custo real.
5) Alavancagem resulta do uso de ativo de recursos de custos fixos com a finalidade de maximizar os retornos aos proprietários da empresa. Nesse sentido, existem graus de alavancagem operacional (negativa, modesta, em equilíbrio e operacional). Aponte a alternativa INCORRETA quanto aos graus de alavancagem operacional.
a) Grau de alavancagem operacional apresenta o relacionamento entre o LAJIR (Lucro antes do Juro e do Imposto de Renda) da empresa e seus resultados por ações sobre ações ordinária ou preferencial LPA (Lucro por Ações).
b) O grau de alavancagem negativa ocorre quando o crescimento da receita bruta é acompanhado pelo aumento das despesas fixas.
c) Grau de alavancagem negativa: ocorre quando um aumento na receita bruta provoca uma queda no resultado operacional.
d) Grau de alavancagem modesta: é registrado quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos estão acima do dobro da margem de contribuição.
e) Grau de alavancagem em equilíbrio: ocorre quando a empresa opera no prejuízo e quando os seus custos fixos são exatamente o dobro da margem de contribuição.