Buscar

[WORD] - SCRIPT FINAL (v6 8_22-11-2023_10h34m) - Dinâmica sobre violação dos preceitos ético

Prévia do material em texto

pág. 6 de 5.
DISCIPLINA: Ética Organizacional e Legislação Profissional
Dinâmica sobre violação dos preceitos éticos de uma corporação
Grupo: 
Elenco: 
	Ator/Atriz
	Nome Personagem
	
	DIANA
	
	DONATELLO
	
	CHARLOTTE
	
	PIETRO
	
	GRACE KELLY
Tempo máximo: menos de 20 minutos. 
Início:
Usaremos a sala toda como figurantes passivos, eles não farão perguntas durante a dinâmica, mas responderão em uma ficha com seus grupos os preceitos éticos violados ou não das cenas. Iniciaremos os slides com efeitos audiovisuais.
CENA 1 – Integração e treinamento sobre as políticas éticas
3 personagens: Diana, Charlote, Grace Kelly
Todos os colaboradores antigos e novos estão em uma sala de treinamento, sentados em cadeiras dispostas em círculo com o fechamento no topo por uma carteira, onde ficará os papeis da gestora do RH.
1. [GRACE KELLY] – Bom dia a todos! Meu nome é [Grace Kelly], e sou a Gerente de Recursos Humanos e especialista em Gestão de Pessoas, Clima e Cultura Organizacional. Sejam muito bem-vindos ao treinamento do código de ética da Ferrero. Hoje iniciam na empresa novos integrantes, aos quais damos uma salva de palmas [TODOS BATEM PALMAS]. 
2. ((SLIDE MOSTRANDO OS VALORES)).
3. [GRACE KELLY] – Iniciamos hoje com o treinamento para os novatos que estão integrando nosso quadro de colaboradores e que serve como reciclagem para os demais funcionários. Conforme nós mencionamos em nossos treinamentos, nosso código de ética é atualizado anualmente e todos realizam treinamentos para fixar os nossos principais valores, que são a base de nossa cultura.
4. [GRACE KELLY] – Os valores fundamentais da Ferrero são A Lealdade para com os consumidores e confiança que eles depositam em nossos produtos. Esses valores são a base dos relacionamentos duradouros que temos com eles. Como uma empresa familiar, valores como respeito, integridade e inovação fazem parte da nossa cultura há gerações. - Com base no respeito pela igualdade de tratamento, promovemos o desenvolvimento profissional e pessoal do nosso pessoal e uma relação relevante com as comunidades locais. Prezamos pela Integridade e moderação: Nossas comunicações refletem os valores da dignidade humana, da família e dos filhos, alinhados a fortes princípios morais e éticos e a um compromisso com um estilo de vida saudável. 
5. ((CHARLOTTE LEVANTA A MÃO))
6. [GRACE KELLY] – Pode dizer, [Charlotte]!
7. [CHARLOTTE] – Eu Gostaria de tirar uma dúvida, vimos aqui que a Ferrero preza pelos valores éticos e morais, e o respeito mútuo. Nesse aspecto, o que a Ferrero tem a dizer e como age em sua conduta em caso sobre assédio moral e sexual, como é feito a análise desses tipos de violação, e existe algum canal de denúncia anônima?
8. [GRACE KELLY] – ótima pergunta e ao mesmo tempo muito séria. É bom ressaltar que eu também sou uma das gestoras do hotline, canal para comunicação de violações de compliance, onde você pode registrar uma denúncia anônima, se precisar. Destaco também que A Ferrero claramente proíbe qualquer tipo de assédio e discriminação, e os casos de violação dos direitos dos trabalhadores e os direitos humanos, são levados muito a sério pela empresa, com punições cabíveis, não somente dentro da corporação, mas imediatamente denunciados às autoridades, quando comprovado. Tudo de acordo com os dispositivos vigentes da legislação. Ficou esclarecido ou tem mais alguma dúvida?
9. ((CHARLOTTE faz sinal de que está sem dúvidas))
10. [GRACE KELLY] – Bom pessoal! Então vamos trabalhar, e mês que vem, teremos outro treinamento, com foco na diversidade.
11. [OS PERSONAGENS, SAEM, E FAZEM A TRANSIÇÃO PARA CENA 2]
12. ((TROCA O SLIDE E MOSTRA: (6 MESES APÓS O TREINAMENTO))
CENA 2 – Oferta, resistência e aceitação de suborno
3 personagens: Charlot, Donatello Pietro
((Slide de acompanhamento - Fundo de escritório administrativo – Setor Compras Toda cena com esse fundo)).
1. [DONATELLO] [liga para a central de atendimento da Ferrero].
2. [Atendente: CHARLOTTE] – Bom dia, Central de atendimento do Grupo Ferrero, [Charlotte falando, bom dia!].
3. [DONATELLO] – Eu sou o [Donatello], do setor de vendas da Delissá Cacáu, gostaria de falar com Pietro do departamento de compras.
4. [Atendente [CHARLOTTE] – Um momento Sr. [Donatello], estou redirecionando a sua ligação para o setor.
5. [PIETRO] – Compras, Bom dia!
6. [DONATELLO] Olá Pietro, aqui é o Donatello da Delissá Cacau, tudo bem? Rapaz, estou vendo aqui que meu contrato ainda não foi aprovado, está faltando algum detalhe aí?
7. [PIETRO] – Amigo, não posso aprovar sua proposta, é a mais cara de todas, eu tenho um fornecedor pedindo 18 mil, ele vai ser aprovado, estamos em corte de gastos.
8. [DONATELLO] – Ah, era isso ... calma, a gente pode conversar! Eu tô pedindo 24 mil por esse contrato, eu sei que você ganha pouco, tem 7 filhos, tua esposa tá grávida. Tenho certeza que uns 6 mil reais mensais vão te ajudar muito com as despesas da casa, tua mulher vai ficar muito feliz, o que acha?
9. [PIETRO] – Você sabe muito bem que a Ferrero proíbe claramente qualquer tipo de suborno ou corrupção. Isso configura propina e é ilegal. Não podemos fazer esse tipo de negócio. Isso não é comigo não.
10. [DONATELLO] – Cara, por que você está com medo? Todos os outros caras que passaram antes de você tinham acordo comigo? Por que você não vai aceitar, logo você que tá precisando cara... E tem mais, ninguém precisa ficar sabendo, vai ser um segredo nosso. Você não quer ser feliz e ajudar sua família? Eu também quero, eu te ajudo, mas você tem que me ajudar, entendeu?
11. [PIETRO] – [pensativo andando de um lado pro outro, coça a cabeça].
12. Pensando bem eu aceito, você tem razão, isso é mais do que eu ganho. E se todo mundo fazia, ok, eu topo. Vou te enviar a chave do pix.
13. [DONATELLO] – Você está fazendo um ótimo negócio, não irá se arrepender. Até mais tarde, parceiro! Aguardo seu e-mail com a aprovação do contrato.
14. [PIETRO] – Desliga o telefone e sai da sala.
CENA 3 – Assédio Moral e Sexual
3 personagens: Charlotte, Diana, Donatello 
[Entram as duas personagens e sentam em suas mesas de trabalho:
Entra, logo após, o chefe do departamento [Donatello] e questiona a profissional [Diana]sobre a qualidade do relatório enviado pela profissional e passa a humilhá-la].
1. [DONATELLO] – Diana, aquela planilha que você me enviou sobre o fechamento do mês está uma porcaria, eu quero uma tabela dinâmica e um gráfico inteligente utilizando o power BI.
2. [DIANA] – Me desculpa chefe, estou ainda aprendendo a trabalhar com essas novas ferramentas. No próximo mês eu já te envio no formato solicitado.
3. [DONATELLO] – Não acredito nisso, você não sabe trabalhar, é praticamente uma analfabeta tecnológica, tem que se atualizar sua incompetente.
4. [Donatello questiona a outra profissional]
5. [DONATELLO] Charlotte, não recebi seu relatório, você já enviou?
6. [CHARLOTTE] Então chefe, eu estou um pouco atrasada com meu relatório e também estou fazendo o treinamento de power bi com a Diana.
7. [Donatello se inclina um pouco sobre a mesa da Charlotte e fala com voz mansinha]
8. [DONATELLO] – Ah, então você pode passar na minha sala que eu vou te ajudar com esse relatório, eu te explico, como usar o Power-BI (power biái), com certeza você vai até receber uma promoção depois desse trabalho.
9. [Donatello sai da sala e as funcionárias ficam em estado de choque e começam a conversar]:
10. [CHARLOTTE] Você percebeu o que aconteceu aqui? Que cara babaca!
11. [DIANA]: Eu tô chocada, ele não pode	falar desse jeito com a gente, vamos denunciar ele pra alta gestão.
12. [Charlotte meio receosa]
13. [CHARLOTTE] – Ah, mas se a gente denunciar, ele vai nos prejudicar, eu preciso muito desse estágio. Eu estou no último ano, se eu for dispensada eu não vou conseguir me formar no meu curso e posso perder tudo.
14. [DIANA] diz: Vamos pensar um pouco, com quem podemos falar sobre isso, será que vão acreditar na gente? Eu sou a provedora da minha casa, eu preciso desse salário, não posso perder esse emprego!
CENA 4 –Pesquisa de Clima e Cultura Organizacional (Assédio Moral)
3 personagens: Diana, Grace Kelly, Pietro 
[Cena Final [Chefe Daíse] – Pressiona os colaboradores para assinarem a Avaliação Geral da Empresa (Cultura organizacional, Gestão e Desempenho)].
1. [DIANA] – Bom dia pessoal, chamei vocês aqui hoje porque temos que preencher as avaliações de satisfação interna, e quero me certificar de que todos respondam a pesquisa, pois é muito importante para a avaliação de final de ano. 
2. [DIANA] – Vocês terão que responder esses questionários quanto a comunicação do time de gestão, sobre a clareza das informações, sobre o ambiente laboral, satisfação em geral, sobre os benefícios oferecidos pela empresa.
3. [Grace Kelly] – Ah, tem uma questão aqui sobre a cordialidade dos gestores, é agora que a gente vai poder se manifestar sobre nossa indignação com as grosserias que estamos recebendo ultimamente.
4. [A gestora Diana escuta e pega a folha da funcionária, amassa e joga fora] 
5. [DIANA]: preenche tudo “ótimo” e manda ela assinar, é assim que tem quer ser feito tá bom?! Aprendeu?! Pode se retirar.
6. [Enquanto a cena 4 está acontecendo, a cena 5 também acontece ao mesmo tempo. O [PIETRO] está na porta assistindo ao episódio com a gestora Diana e ele resolve fotografar ou filmar para poder realizar a denúncia no hotline].
7. [Todos saem de cena, até que cruzam pelo profissional que estava filmando a cena e disfarça para não ser percebido pela Diana].
CENA 5 – Denúncia e investigação, e providências do Hotline
2 Personagens: ATENDENTE [Interpretado por David], Pietro 
Toca o telefone
[[Pietro] realiza uma denúncia anônima de todos os atos que ele presenciou]
1. [PIETRO] Alô, eu gostaria de registrar uma denúncia! Eu acabei de presenciar um episódio de intimidação por parte de uma gestora, intimidando os funcionários na sala de reuniões para burlar a pesquisa de cultura organizacional. Foi uma cena horrível e que eu gostaria de relatar, inclusive, tenho provas, eu consegui filmar algumas partes.
2. O [ATENDENTE] responde
3. Sim, é claro, o senhor se sinta à vontade em registrar sua denúncia no nosso portal, pode ficar tranquilo de que a denúncia será totalmente anônima, não precisa se identificar. Inclusive, o senhor poderá acompanhar o status do processo pelo sistema através do protocolo 25.11.23 que acabei de registrar, o senhor pode anotar por gentileza?
4. Inclusive o Sr. Anexe o vídeo ou as fotos no nosso canal, pois nos auxiliarão a esclarecer o caso. A central de denúncias do Grupo Ferrero agradece sua ligação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Todos do grupo interagem com os alunos presentes, e iniciamos um breve debate sobre as cenas, levantando um feedback dos alunos sobre os valores (ou ausência deles) nas encenações, promovendo uma breve reflexão sobre os tópicos estudados por todos sobre o Código de Ética.
 
pág. 
1
 
de 
5
.
 
 
 
DISCIPLINA:
 
Ética
 
Organizacional
 
e
 
Legislação
 
Profissional
 
 
 
Dinâmica sobre violação dos preceitos éticos de uma corporação
 
Grupo:
 
 
Elenco: 
 
Ator/Atriz
 
Nome Personagem
 
 
DIANA
 
 
DONATELLO
 
 
CHARLOTTE
 
 
PIETRO
 
 
GRACE KELLY
 
 
Tempo 
máximo:
 
menos de 20 minutos.
 
 
 
Início:
 
Usaremos a sala toda como figurantes passivos, eles não farão perguntas 
durante a dinâmica, mas responderão em uma ficha com seus grupos os preceitos 
éticos violados ou não das cenas. Iniciaremos os slides com efeitos
 
audiovisuais.
 
 
 
 pág. 1 de 5. 
 
 
DISCIPLINA: Ética Organizacional e Legislação Profissional 
 
 
Dinâmica sobre violação dos preceitos éticos de uma corporação 
Grupo: 
Elenco: 
Ator/Atriz Nome Personagem 
 
DIANA 
 
DONATELLO 
 
CHARLOTTE 
 
PIETRO 
 
GRACE KELLY 
 
Tempo máximo: menos de 20 minutos. 
 
Início: 
Usaremos a sala toda como figurantes passivos, eles não farão perguntas 
durante a dinâmica, mas responderão em uma ficha com seus grupos os preceitos 
éticos violados ou não das cenas. Iniciaremos os slides com efeitos audiovisuais.

Continue navegando